Redação ENEM 2017 - Formação Educ...
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Redação ENEM 2017 - Formação Educ...
Algum abençoado(a) poderia me ajudar a dormir corrigindo a minha redação?
É possível escutá-los?
Desde a antiguidade, a vida dos deficientes nunca foi fácil. Na cidade-estado de Esparta, as pessoas com algum tipo de deficiência eram condenas à morte. Mais tarde, na idade média, indivíduos com algum problema perceptível eram segregados da sociedade. Hoje, apesar das conscientizações e das conquistas de leis, muitos deficientes auditivos são considerados inferiores, de modo equivocado, majoritariamente no meio escolar.
Em primeiro lugar, as barreiras encontradas pelos surdos no ingresso à educação contrariam as ideias de progresso. O preconceito da sociedade, a falta de apoio familiar e o ambiente escolar pouco convincente fomentam a desistência escolar. Docentes sem o preparo para atender a demanda desta minoria dificultam a aprendizagem e, por consequência, a aceitação na esfera profissional. Destarte, depreende-se que a participação ativa dos surdos na escola tem impacto positivo, não somente no seu progresso educacional, mas também na economia.
Em contrapartida, a aprovação de leis de educação inclusiva demonstram o espaço que estes vêm ganhando na discussão sociopolítica. A inclusão destes deficientes juntamente com alunos sem deficiência promove o respeito e a empatia, facilitando o aprendizado de todos. Porém, estes avanços são recentes e, por isso, é preciso a colaboração de todos para superar esta dificuldade e reafirmar o artigo 5° da constituição federal de 1988, segundo o qual todos os cidadãos são iguais perante a lei.
Cabe as escolas, portanto, oferecerem o ensino de Libras, não somente para o deficiente auditivo, mas também para todos os alunos, melhorando a integração entre eles. Além disso, devem promover atividades coletivas com o propósito de incentivar o respeito e a empatia. E por fim, as famílias precisam motivá-los a frequentarem as escolas para que não desistam por motivos descartáveis. Somente assim, podemos dar continuidade ao progresso civilizatório e que não sejamos nós os surdos.
É possível escutá-los?
Desde a antiguidade, a vida dos deficientes nunca foi fácil. Na cidade-estado de Esparta, as pessoas com algum tipo de deficiência eram condenas à morte. Mais tarde, na idade média, indivíduos com algum problema perceptível eram segregados da sociedade. Hoje, apesar das conscientizações e das conquistas de leis, muitos deficientes auditivos são considerados inferiores, de modo equivocado, majoritariamente no meio escolar.
Em primeiro lugar, as barreiras encontradas pelos surdos no ingresso à educação contrariam as ideias de progresso. O preconceito da sociedade, a falta de apoio familiar e o ambiente escolar pouco convincente fomentam a desistência escolar. Docentes sem o preparo para atender a demanda desta minoria dificultam a aprendizagem e, por consequência, a aceitação na esfera profissional. Destarte, depreende-se que a participação ativa dos surdos na escola tem impacto positivo, não somente no seu progresso educacional, mas também na economia.
Em contrapartida, a aprovação de leis de educação inclusiva demonstram o espaço que estes vêm ganhando na discussão sociopolítica. A inclusão destes deficientes juntamente com alunos sem deficiência promove o respeito e a empatia, facilitando o aprendizado de todos. Porém, estes avanços são recentes e, por isso, é preciso a colaboração de todos para superar esta dificuldade e reafirmar o artigo 5° da constituição federal de 1988, segundo o qual todos os cidadãos são iguais perante a lei.
Cabe as escolas, portanto, oferecerem o ensino de Libras, não somente para o deficiente auditivo, mas também para todos os alunos, melhorando a integração entre eles. Além disso, devem promover atividades coletivas com o propósito de incentivar o respeito e a empatia. E por fim, as famílias precisam motivá-los a frequentarem as escolas para que não desistam por motivos descartáveis. Somente assim, podemos dar continuidade ao progresso civilizatório e que não sejamos nós os surdos.
lucasfavarin- Padawan
- Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/02/2016
Idade : 29
Localização : SC
Re: Redação ENEM 2017 - Formação Educ...
ótima redação, os seus erros foram mínimos. Parabéns.
Constituição Federal era o correto e na conclusão, você não esclarece quem é meio e quem é agente. Por exemplo, "Cabe ao MEC oferecer o ensino de Libras, não somente aos deficientes auditivos, mas também para todos os alunos, tornando a escola ponte de integração, possível, somente, através de profissionais qualificados, incentivando respeito e empatia." acho que você entendeu o que eu quis dizer
Constituição Federal era o correto e na conclusão, você não esclarece quem é meio e quem é agente. Por exemplo, "Cabe ao MEC oferecer o ensino de Libras, não somente aos deficientes auditivos, mas também para todos os alunos, tornando a escola ponte de integração, possível, somente, através de profissionais qualificados, incentivando respeito e empatia." acho que você entendeu o que eu quis dizer
Silmara10- Iniciante
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/12/2017
Idade : 25
Localização : Ilhéus, Bahia, Brasil
Tópicos semelhantes
» redação enem 2017 - desafios para a formação
» Enem 2017 - Redação Enem = Drogas
» Mini Redação Enem - Formação de leitores no Brasil.
» Desafios para formação... -Tema/Enem 2017
» Redação ENEM 2017
» Enem 2017 - Redação Enem = Drogas
» Mini Redação Enem - Formação de leitores no Brasil.
» Desafios para formação... -Tema/Enem 2017
» Redação ENEM 2017
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos