PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM - A família contemporânea

2 participantes

Ir para baixo

Redação ENEM - A família contemporânea  Empty Redação ENEM - A família contemporânea

Mensagem por Apeliotes Ter 05 Set 2017, 19:56

Oi pessoal! Alguém poderia corrigir minha redação seguindo os critérios do ENEM? Se puderem me dar uma nota também, eu agradeço muito!  Very Happy
Tema: A família contemporânea e sua representação em questão no Brasil

Famílias Brasileiras

A Primeira Revolução Industrial, ocorrida entre os século XVIII e XIX, promoveu a ruptura no modelo patriarcal de família, uma vez que devido aos baixos salários nas fábricas, foi necessário que a mulher também participasse do mercado de trabalho, rompendo assim com o monopólio do homem sobre a renda familiar. Dessa forma, foram a partir dessas mudanças que surgiram diferentes possibilidades de se definir o conceito de "família" no século XXI, as quais não mais se resumem à uma mãe, um pai e aos filhos, o que caracteriza o modelo nuclear ou convencional.

Primeiramente, é preciso ressaltar que a família contemporânea atinge, hoje, diferentes formas de organização. Isso porque, com o surgimento de configurações monoparentais, homoafetivas e conviventes, o modelo tradicional de família foi rompido. É o caso, por exemplo, de cerca de 28 milhões de famílias contemporâneas que constam no Censo de 2010 feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que não são mais limitadas a um casal com filhos.

Contudo, apesar do reconhecimento jurídico e do aumento das famílias contemporâneas no Brasil, algumas ainda não possuem todos os seus direitos garantidos de forma efetiva. Esse é o caso das famílias homoafetivas, por exemplo, que somam cerca de 60 mil lares, mas que apesar do reconhecimento ainda não possuem os mesmos direitos que as famílias tradicionais. Além disso, elas costumam ser frequentemente alvo de preconceito por parte da própria sociedade, o que dificulta as adoções de crianças por parte dos casais ou até mesmo os próprios casamentos.

Dessa forma, é indispensável a adoção de medidas que sejam capazes de assegurar os direitos das famílias contemporâneas. Portanto, cabe primeiramente ao Poder Legislativo e ao Poder Executivo elaborar leis que garantam o reconhecimento dessas famílias no plano social e jurídico, de forma que elas possam ter todos os seus direitos colocados efetivamente em prática. Além disso, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Justiça, incluir nos livros didáticos de Sociologia e Filosofia uma aula específica que mostre as mudanças que o conceito de família sofreu ao longo da história. Somente assim todas as famílias terão seu espaço no Brasil.
Apeliotes
Apeliotes
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 01/08/2017
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - A família contemporânea  Empty Re: Redação ENEM - A família contemporânea

Mensagem por Diego A Sex 15 Set 2017, 22:57

Intro
"que caracteriza o modelo nuclear ou convencional"

Desenv
Você acabou por mudar um pouco a linha de raciocinio, veja que não introdução não foi apresentado a necessidade de reconhecimento jurídico e logo no D2 você trouxe à tona a ideia. Então, tente tirar um pouco essa repartição externando o problema já na intro e fechando com a solução

Conclusão
Não acho muito seguro sugerir que o Executivo deve "elaborar leis", não é do gênero.
Ministério da justiça por quê?
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - A família contemporânea  Empty Re: Redação ENEM - A família contemporânea

Mensagem por Apeliotes Seg 18 Set 2017, 08:57

Muito obrigada! Eu realmente não sabia que era preciso colocar na introdução todos os argumentos com os quais eu irei trabalhar no desenvolvimento. Ainda possuo algumas dificuldades na parte de como organizar o texto e geralmente ele acaba ficando com várias ideias soltas na argumentação. E sobre sugerir que o Executivo elabore leis foi um erro enorme meu, muito obrigada pelo toque haha

Aliás, quanto você daria nessa redação, mais ou menos? Só para eu ter uma uma noção, se está boa, se está muito ruim.

Enfim, agradeço muito pela sua análise, me ajudou bastante! Ficarei mais atenta na parte do desenvolvimento e vou evitar colocar ideias que não apresentei ainda.  Smile
Apeliotes
Apeliotes
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 01/08/2017
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - A família contemporânea  Empty Re: Redação ENEM - A família contemporânea

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos