Operários produzindo pares de sapato
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Operários produzindo pares de sapato
16 operários, trabalhando 8 horas por dia, produzem 120 pares de sapatos por dia. Desejando-se ampliar o mercado de vendas, quantos operários, trabalhando 10 dias por dias, podem assegurar uma produção de 300 pares de sapato por dia?
- Minha tentativa e sua possível resposta:
16 - 8 - 120
x - 10 - 300
x.8.120 = 16.10.300
12x = 600
x = 50
- Gabarito (está errado):
- 5 dias
Convidado- Convidado
Re: Operários produzindo pares de sapato
José,
operários --- h/dia --- pares produzidos no dia
16 ------------ 8 ---- 120
x ------------ 10 ---- 300
16.8.300 = x.10.120
x = 38400/1200
x = 32 operários.
Bons estudos!
operários --- h/dia --- pares produzidos no dia
16 ------------ 8 ---- 120
x ------------ 10 ---- 300
16.8.300 = x.10.120
x = 38400/1200
x = 32 operários.
Bons estudos!
Última edição por AleeZl em Qui 22 Dez 2016, 16:30, editado 1 vez(es)
AleeZl- Jedi
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Localização : São Paulo
Re: Operários produzindo pares de sapato
Um "macete" do professor Ferretto para ajudar:
Separe entre "processo" e "produto":
![Operários produzindo pares de sapato 10f3t5x](https://2img.net/h/oi68.tinypic.com/10f3t5x.png)
Veja que em "processo" antes do cruzamento das linhas, você só coloca aquilo que não pode ser produzido. Funcionários não podem ser produzidos, nem horas. Já pares de sapatos, sim, podem: então vão para a parte de "produto" depois do cruzamento das linhas.
No final, o que você precisa fazer é multiplicar quem está sobre a linha preta e igualar a quem está na linha vermelha: 16.8.300 = x.10.120
Acho que é um macete bem útil quando você necessita de agilidade (vestibulares).
Bons estudos!
Separe entre "processo" e "produto":
![Operários produzindo pares de sapato 10f3t5x](https://2img.net/h/oi68.tinypic.com/10f3t5x.png)
Veja que em "processo" antes do cruzamento das linhas, você só coloca aquilo que não pode ser produzido. Funcionários não podem ser produzidos, nem horas. Já pares de sapatos, sim, podem: então vão para a parte de "produto" depois do cruzamento das linhas.
No final, o que você precisa fazer é multiplicar quem está sobre a linha preta e igualar a quem está na linha vermelha: 16.8.300 = x.10.120
Acho que é um macete bem útil quando você necessita de agilidade (vestibulares).
Bons estudos!
AleeZl- Jedi
- Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo
Re: Operários produzindo pares de sapato
Troquei o oito pelo dez e o dez pelo oito. Meu único problema mesmo era falta de atenção... as horas por dia são inversamente proporcionais em relação aos pares de sapatos e aos operários, certo?
Obrigado, AleeZl
Obrigado, AleeZl
Convidado- Convidado
Re: Operários produzindo pares de sapato
Só um erro.AleeZl escreveu:José,
operários --- h/dia --- pares produzidos no dia
16 ------------ 8 ---- 120
x ------------ 10 ---- 300
16.8.300 = x.10.120
x = 38400/1200
x = 32 operários.
Bons estudos!
Ou
16.8.300 = x.10.120
4800= 150x
Convidado- Convidado
Re: Operários produzindo pares de sapato
José,
Erro de digitação na minha mensagem anterior, valeu! Coloquei 3400 em vez de 38400.
Portanto, seria:
16.8.300 = x.10.120
x = 38400/1200
x = 32 operários.
Fiz a correção acima. Obrigado pela observação!
Erro de digitação na minha mensagem anterior, valeu! Coloquei 3400 em vez de 38400.
Portanto, seria:
16.8.300 = x.10.120
x = 38400/1200
x = 32 operários.
Fiz a correção acima. Obrigado pela observação!
AleeZl- Jedi
- Mensagens : 355
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![-](https://2img.net/i/empty.gif)
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