PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre Probabilidade

Ir para baixo

Dúvida sobre Probabilidade Empty Dúvida sobre Probabilidade

Mensagem por superaks 3/8/2016, 2:10 pm

Olá!

A dúvida é um pouco grande... más agradeço quem poder responder Very Happy 

É o seguinte. Ultimamente venho estudando bastante a respeito de probabilidade e consegui entender bastante seus conceitos.
Só que estou com uma incógnita na cabeça a um bom tempo a respeito das 2 seguintes questões.

1 º : A figura I abaixo mostra um esquema das principais vias que interligam a cidade A com a cidade B. Cada número indicado na figura II representa a probabilidade de pegar um engarrafamento quando se passa na via indicada. Assim, há uma probabilidade de 30% de se pegar engarrafamento no deslocamento do ponto C ao ponto B, passando pela estrada E4, e de 50%, quando se passa por E3. Essas probabilidades são independentes umas das outras.

Dúvida sobre Probabilidade Prova_enem_-_questao_147_1
[list=questao-opcoes]
[*](A) E1E3.

[*](B) E1E4.

[*](C) E2E4.

[*](D) E2E5. < - Resposta Certa!

[*](E) E2E6.

[/list]

Resolução = 
      Trajeto E1E3:(1-0, 8 ).(1-0,5) = 0,1



  • Trajeto E1E4:(1-08).(1-0,3) = 0,14

  • Trajeto E2E5:( 1-0,7).(1-0,4)= 0,18 <- Certa.

  • Trajeto E2E6: (1-0,7).(1-0,6)= 0,12




Eu já vi por várias fontes a resolução desse problema, e todas são semelhantes mas não faz muito sentido pra mim pela seguinte questão. 
Pra chegar na solução, todos calcularam a probabilidade em que ela NÃO pegasse transito e depois comparou todas as opções e pegou o maior resultado. Bom até aqui tudo certo deu pra entender o raciocino, mas o que eu não consigo entender, é o fato de só ser possivel chegar a solução, através da possibilidade da NÃO ocorrência. Se for calcular a possibilidade da OCORRÊNCIA por exemplo e compara-los visando obter a menor possibilidade, daria outra resposta. Veja:

Trajeto E1E3: 0,8 x 0,5 = 0,4

  • Trajeto E1E4: 0,8 x 0,3 = 0,24 < - Menor possibilidade de ocorrer.

  • Trajeto E2E5: 0,7 x 0,4= 0,28

  • Trajeto E2E6: 0,7 x 0,6= 0,42

  • Sei que eu poderia simplesmente levar em conta o fato de o que ela quer é a NÃO ocorrência e por isso o certo mesmo seria a primeira opção ( calcular a possibilidade de NÃO ocorrência que é o que ela quer). 


Só que ai eu resolvendo outras questões meio semelhantes a essa, vi um caso que me fez ficar mais confuso, com essa segunda questão :


2ª : Em uma escola, a probabilidade de um aluno compreender e falar inglês é de 30%. Três alunos dessa escola, que estão em fase final de seleção de intercâmbio, aguardam, em uma sala, serem chamados para uma entrevista. Mas, ao invés de chamá-los um a um, o entrevistador entra na sala e faz, oralmente, uma pergunta em inglês que pode ser respondida por qualquer um dos alunos.
A probabilidade de o entrevistador ser entendido e ter sua pergunta oralmente respondida em inglês é:
A) 23,7%
B) 30,0%
C) 44,1%
D) 65,7% < - Certa!
E) 90,0%
Resolução: A probabilidade de nenhum dos 3 alunos responder a pergunta é de: 70% . 70% . 70% = 34,3%, assim, a probabilidade pedida é dada por 100% - 34,3% = 65,7%.

Diferente da outra, essa questão pede que a possibilidade que OCORRA o evento e me da essa possibilidade no enunciado dizendo que é de 30%, então porque não calcular através dela ?
Espero que tenha dado pra conseguir entender minha dúvida... ficou meio grande mas tentei resumir o maximo possivel ...
Grato pra quem responder !  Very Happy 
superaks
superaks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 525
Data de inscrição : 27/06/2016
Idade : 22
Localização : São Paulo, Guarulhos, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos