PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2ª Lei de Mendel

2 participantes

Ir para baixo

2ª Lei de Mendel Empty 2ª Lei de Mendel

Mensagem por EstudanteCiencias Qua 27 Jul 2016, 20:08

Uma determinada caracteristica depende de um locus que possui 4 alelos (A1,A2,A3,A4). Outra caracteristica tambem depende de 4 genes (B1,B2,C1,C2) porem sao dois pares de alelos localizados em pares de cromossomos homologos diferentes. 

Um desses dois tipos de determinismo genetico apresenta um numero maior de genotipos possiveis na população. Identifique esses genotipos .
EstudanteCiencias
EstudanteCiencias
Jedi
Jedi

Mensagens : 358
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 25
Localização : Salvador - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Lei de Mendel Empty Re: 2ª Lei de Mendel

Mensagem por Carol Peletier Qua 27 Jul 2016, 21:12

Falar em segregação independente significa em outras palavras que Mendel queria saber se os genes eram todos "interligados". Por exemplo, se toda ervilha amarela é lisa e toda ervilha verde é enrugada porque o gene da cor amarela é ligado a forma lisa e o gene da cor verde é ligado ao gene da forma enrugada. No experimento ele cruzou uma linhagem desses dois tipos de ervilha e obteve somente ervilhas amarelas lisas, mas ao autofecundar, obteve em outra geração todos os tipos de ervilha - na primeira geração ele obteve apenas ervilhas amarelas lisas porque o gene do amarelo era dominante para a cor e gene do liso era dominante para a forma. Assim, ele comprovou com o cruzamento dessas ervilhas que não ocorre de forma dependente.

A primeira característica do problema que citou depende de alelos que estão em um mesmo locus, no mesmo cromossomo, através da permuta gênica entre eles. Por se localizarem em um mesmo cromossomo, não obedece a Segunda Lei de Mendel. É chamado de linkage ou ligação gênica.

A segunda característica do problema que citou ocorre a partir de genes que estão em cromossomos diferentes. Assim, a segregação de gametas é independente. Ou seja, obedecem a segunda lei de Mendel que diz que os fatores para duas ou mais características segregam-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso

Agora pense comigo, se a "divisão" de gametas é independente, haverá mais formas de combinação, do que possibilidades de apenas um local, certo? Por exemplo, tenho 4 frutas diferentes em uma cesta azul que só se combinam para formarem um suco de forma dependente, então se eu escolher uma fruta X, obrigatoriamente a Y terá que ser escolhida. Enquanto em outra situação eu teria 4 frutas diferentes divididas em 2 pares que poderão se combinar de forma independente, gerando muito mais opções de escolhas para formar sucos. 

Portanto, a resposta para o seu problema é o segundo tipo de determinismo genético, com a característica que depende de B1, B2, C1, C2, localizados em pares de cromossomos diferentes, visto que ao obedecer a segunda lei de Mendel, quando for ocorrer a meiose que atuará na formação dos gametas, haverá maior número de genótipos possíveis por ser uma segregação independente, ou seja, que ocorre em cromossomos não homólogos.

Espero não ter falado nenhuma besteira e ter ajudado. É minha primeira mensagem aqui no fórum, espero também não ter feito nada de errado. Boa noite  Smile
Carol Peletier
Carol Peletier
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 26
Localização : RJ - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos