PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Operações Unitárias

2 participantes

Ir para baixo

Operações Unitárias Empty Operações Unitárias

Mensagem por Spawn* Dom 17 Jan 2016, 13:32

Pessoal, primeiro me desculpem se este não é o local correto a se postar...

Sabe-se que:

Processos de Transferência de Massa, são aqueles que transferem massa de um meio mais concentrado para um menos concentrado. Exemplo: absorção, adsorção, extrações, etc.

Processos de Transferência de Calor, são aqueles que transferem energia térmica do mais quente para o menos quente.

Minha dúvida é sobre os Processos Mútuos de Transferência de Calor e Massa como Evaporação, Cristalização, etc.

Minha dúvida é nesta questão:

Nas indústrias química e de petróleo, as operações unitárias são de vital importância, atuando de modo a fazer com que se possam obter os produtos desejados, usando a transferência de calor e/ou massa. Dentre as operações unitárias relacionadas, qual é baseada na transferência mútua de calor e massa?


(A) Evaporação
(B) Destilação
(C) Absorção
(D) Extração
(E) Condensador


Eu gostaria de saber por que a Destilação não se enquadra como mútuo... oras pois, aquecemos uma substância "misturada" e através da volatilidade (aplicando calor) fazemos a separação de suas frações que a compõe. Logo, transferimos calor e massa.

Spawn*
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 29
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Operações Unitárias Empty Re: Operações Unitárias

Mensagem por Elcioschin Dom 17 Jan 2016, 18:07

Na destilação do petróleo, por exemplo, o calor é fornecido para o petróleo.

Com isto as diversas frações (óleo combustível, gasolina, diesel, querosene, GLP, entre outros) se separam, dentro da torre de refrigeração. Mas a temperatura de cada fração é a mesma.

Como cada fração tem densidade diferente existe transferência de MASSA, dentro de uma torre de destilação, constituída por um recipiente cilíndrico metálico vertical: a fração mais leve (GLP) sobe e é retirada no alto da torre; a fração mais pesada (OC) é retirada em baixo.

Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Operações Unitárias Empty Re: Operações Unitárias

Mensagem por Spawn* Seg 18 Jan 2016, 21:37

Obrigado Elcioschin! Vamos ver se eu entendi: ocorre transferência de massa (óbvio) pois separa as frações do petróleo. Mas não se enquadra como transferência de calor também pois todas as frações saem na mesma temperatura. Já num processo de evaporação por exemplo uma substância (por exemplo uma matriz sólida) fica em uma temperatura e a água evaporada em outra. Seria mais ou menos isso? Achei bem confuso na verdade 😢 se puder explicar de outra maneira fico muito agradecido.

Por que eu entendia que sempre que você fornecia calor de um meio ao outro (ex: aquecer o petróleo para destilar, onde estamos transferindo calor do vapor usado como fonte de energia ao petróleo) estamos transferindo calor. Entendeu minha dificuldade? Minha cabeça pensa: se aqueci, transferi calor. Se o aquecimento proporcionou transferência de massa, logo transferi mutuamente calor e massa. E pelo visto não é assim...

Spawn*
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 29
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Operações Unitárias Empty Re: Operações Unitárias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos