PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resolver questões da 2º fase da FUVEST

3 participantes

Ir para baixo

Resolver questões da 2º fase da FUVEST Empty Resolver questões da 2º fase da FUVEST

Mensagem por rrrjsj36 Dom 06 Dez 2015, 21:13

Olá, pessoal,
comecei a resolver provas da 2º fase da FUVEST e tenho sempre dúvida em quão detalhado devo ser nas contas.

Por exemplo, na seguinte questão:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Se eu respondesse da exata forma que a resolução do POLIEDRO, eu receberia nota máxima? Não é preciso, por exemplo, dizer o nome das fórmulas ou indicar o que cada "letrinha" na fórmula significa (aliás, #offtopic, qual mesmo o nome técnico para essas "letrinhas"? kkk "incógnita"? "variável"?)?

Quanto ao resultado, preciso colocar algo como > Resposta: [bla bla] ou apenas "encaixotar", circular o resultado, como feito ali na resolução do cursinho, basta?

Além disso, para indicar os passos, é indiferente usar os seguintes símbolos, ou um é mais recomendável? →, ⇔, ⇒, ∴

Obrigado,
rrrjsj36
rrrjsj36
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolver questões da 2º fase da FUVEST Empty Re: Resolver questões da 2º fase da FUVEST

Mensagem por Fito42 Dom 06 Dez 2015, 22:55

          Nas questões de exatas eu omitia os textos. Tentava ser o mais breve possível (e.g. do equilíbrio no eixo x; da 2ª lei de Newton etc) com os nomes das fórmulas e tal. Eu dividia minha folha de resposta em duas partes, na esquerda eu colocava as frases, os desenhos e os valores das variáveis. Na direita eu colocava as equações e os resultados circulados ou "encaixotados". A FUVEST permite o uso de duas cores de caneta na 2ª fase, então acho válido destacar algumas equações e o resultado com cor diferente. Tipo, a resolução você faz com cor preta e os resultados, com azul.
          Duas dicas, tente ver pelo menos a resolução de duas fontes diferentes (Objetivo, Poliedro, Anglo, Etapa, Elite etc) e imprima as folhas de respostas da própria FUVEST para familiarizar com o espaço e tal.
          E não, não vejo motivo para não fechar a questão se resolver igual ao Poliedro. 
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolver questões da 2º fase da FUVEST Empty Re: Resolver questões da 2º fase da FUVEST

Mensagem por rrrjsj36 Dom 06 Dez 2015, 23:16

OK, muito obrigado Very Happy
Sim, estou resolvendo as provas impressas. Já percebi que preciso, ao resolver a questão, já pensar em como exatamente será a resposta final, porque se não me atrapalho todo no final, tentando entender o que foi que eu fiz e pensando em como explicar o raciocínio kk

Estou tentando entender todos esses detalhes malditos da segunda fase porque fiz a 1º este ano e, se a nota de corte pra MED não fugir muito da dos últimos anos, vou passar "raspando" (e isso se eu passar) na primeira e terei de me matar na segunda kkk...

A 1ª prova da segunda fase parece ser mais importante que a 2ª e do que a 3ª, já que a maioria dos candidatos não se saem muito bem. Você conhece algum bom serviço online de correção de redação? Conheço alguns bons professores de português, mas, mesmo assim, esses parecem não entenderem o suficiente para poder me ajudar, dado o estilo "sui generis" da redação da FUVEST kk...
rrrjsj36
rrrjsj36
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolver questões da 2º fase da FUVEST Empty Re: Resolver questões da 2º fase da FUVEST

Mensagem por Fito42 Seg 07 Dez 2015, 02:29

Eu gostava bastante desse site:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Lá eles disponibilizam aulas e 4 redações corrigidas mensalmente por um preço bem acessível (menos de R$100,00 até o ano passado, não sei se mudou). Para a redação eu recomendo alguns estudiosos:
-Adorno
-Horkheimer
-Zygmunt Bauman
-Milton Santos
-Foucault


Dentre outros. Eu publiquei aqui no fórum algumas redações minhas que foram inclusive corrigidas pelos professores do site acima. Acho que vale a pena dar uma olhada.
Sobre as provas do 3º dia, procure treinar apenas as suas específicas (Bio, Química e Física). Acho bem corrido tentar fazer outas matérias e tal. E sobre o 2º dia, observe como as provas se repetem desde 2010 e tenta estudar nessas últimas semanas esses assuntos (botânica, ciclos econômicos da história do brasil, interdisciplinariedade entre geografia e literatura, entre física e química etc).


Espero ter ajudado  Very Happy
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolver questões da 2º fase da FUVEST Empty Re: Resolver questões da 2º fase da FUVEST

Mensagem por fantecele Seg 07 Dez 2015, 09:00

rrrjsj36 escreveu:Além disso, para indicar os passos, é indiferente usar os seguintes símbolos, ou um é mais recomendável? →, ⇔, ⇒, ∴
Nessa questão dos símbolos você deve ter cuidado, pois cada um tem seu significado. Dependendo do contexto é mais recomendável usar um do que o outro.

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolver questões da 2º fase da FUVEST Empty Re: Resolver questões da 2º fase da FUVEST

Mensagem por rrrjsj36 Qui 17 Dez 2015, 19:53

Fito42 escreveu:Eu gostava bastante desse site:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Lá eles disponibilizam aulas e 4 redações corrigidas mensalmente por um preço bem acessível (menos de R$100,00 até o ano passado, não sei se mudou). Para a redação eu recomendo alguns estudiosos:
-Adorno
-Horkheimer
-Zygmunt Bauman
-Milton Santos
-Foucault


Dentre outros. Eu publiquei aqui no fórum algumas redações minhas que foram inclusive corrigidas pelos professores do site acima. Acho que vale a pena dar uma olhada.
Sobre as provas do 3º dia, procure treinar apenas as suas específicas (Bio, Química e Física). Acho bem corrido tentar fazer outas matérias e tal. E sobre o 2º dia, observe como as provas se repetem desde 2010 e tenta estudar nessas últimas semanas esses assuntos (botânica, ciclos econômicos da história do brasil, interdisciplinariedade entre geografia e literatura, entre física e química etc).


Espero ter ajudado  Very Happy

Olá, muito obrigado mesmo Very Happy
Assinei o curso de redação desse site, depois testarei e daí comento o que achei.

Outra dúvida boba que frequentemente surge aqui (sinto que estou incomodando já kkk): quanto às questões de português e de interpretação, em que o enunciado diz, por exemplo, "Cite duas figuras de linguagem sonoras presentes no trecho" ou "Reescreva os trechos adequando-os à norma padrão", há algum problema em responder diretamente o que é pedido (Ex.: a) Paronomásia e aliteração; b) "BLA BLA BLA", "BLA BLA"), ou, então, é melhor responder assim:
"Podem-se citar como figuras de linguagem que aparecem nos trechos: Paronomásia e aliteração"
"Adequados à norma padrão, os trechos podem ser reescritos como: 'A', 'B'..."
Question Question

Já ouvi dizerem que se deve evitar expressões anafóricas que retomam algo presente no enunciado da questão, ao respondê-las. Então, se a pergunta é: "Qual o sentido que o vocábulo 'perfeito' assume no contexto textual? Explique", não seria recomendado responder algo como: "Esse vocábulo assume..."

Além disso, e por último (pelo menos por enquanto kk), na sua opinião, nessa reta final, nas disciplinas de humanas, o que seria melhor: rever mais teoria ou fazer mais exercícios?
Em relação à parte de fazer exercícios ao revisar, eu me estresso bastante :/ ... acho difícil selecionar o que é mais importante de se fazer no período de tempo disponível.

Novamente, muito obrigado pela ajuda Wink
rrrjsj36
rrrjsj36
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolver questões da 2º fase da FUVEST Empty Re: Resolver questões da 2º fase da FUVEST

Mensagem por rrrjsj36 Qui 17 Dez 2015, 19:54

fantecele88 escreveu:
rrrjsj36 escreveu:Além disso, para indicar os passos, é indiferente usar os seguintes símbolos, ou um é mais recomendável? →, ⇔, ⇒, ∴
Nessa questão dos símbolos você deve ter cuidado, pois cada um tem seu significado. Dependendo do contexto é mais recomendável usar um do que o outro.

No meu material não há explicação sobre isso. Você saberia me indicar onde posso encontrar esse conteúdo? Obrigado Smile
rrrjsj36
rrrjsj36
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolver questões da 2º fase da FUVEST Empty Re: Resolver questões da 2º fase da FUVEST

Mensagem por fantecele Qui 17 Dez 2015, 20:43

Bem... eu não tenho nenhum material que explique isso, mas se você procurar no google por "símbolos matemáticos" você poderá encontrá-los.

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolver questões da 2º fase da FUVEST Empty Re: Resolver questões da 2º fase da FUVEST

Mensagem por Fito42 Sex 18 Dez 2015, 08:38

Então, sempre ficava com esse dilema de retomar ou não o enunciado. Eu optei por retomar de forma rápida (não ultrapassando a metade de uma linha), até porque o corretor quer uma resposta rápida e clara, já que ele deve corrigir centenas de outras provas.


Sobre as humanas, eu recomendo fazer exercícios e, principalmente, as provas antigas mais recentes para a FUVEST. Se nas suas específicas não cair humanas, foque apenas no 2º dia (faça todas as provas do segundo dia desde 2010). Se surgir dúvidas não deixe de estudar aquele assunto.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolver questões da 2º fase da FUVEST Empty Re: Resolver questões da 2º fase da FUVEST

Mensagem por rrrjsj36 Sex 18 Dez 2015, 18:47

OK. Vlw Very Happy
ps.: Pelo menos para a 2ª Fase passei, espero agora conseguir sair vivo kk
rrrjsj36
rrrjsj36
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolver questões da 2º fase da FUVEST Empty Re: Resolver questões da 2º fase da FUVEST

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos