PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dificuldade em resolver questões

5 participantes

Ir para baixo

Dificuldade em resolver questões Empty Dificuldade em resolver questões

Mensagem por manurossi Seg 13 Fev 2017, 21:28

Estou com uma dificuldade enorme em resolver exercícios. Fico horas para resolver poucas questões, principalmente mat, fís e quí... Entendo muito bem a teoria, mas quando vou colocar em prática, vou muito mal. Alguém tem alguma dica para ajudar?
manurossi
manurossi
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/02/2017
Idade : 24
Localização : Mato Grosso do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em resolver questões Empty Re: Dificuldade em resolver questões

Mensagem por Euclides Seg 13 Fev 2017, 21:35

Praticar, praticar... perceba que o resultado numérico é a coisa menos importante num exercício. Cada passo e sua razão é que são fundamentais. Ler e compreender, sem sombra de dúvidas o enunciado é condição "sine qua non".

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em resolver questões Empty Re: Dificuldade em resolver questões

Mensagem por IsaacTERA Seg 13 Fev 2017, 21:36

Depende. Exercícios de onde? Qual livro/apostila/site? E qual método de estudo? Você está realmente entendendo bem a teoria, sem nenhuma dúvida? Se sente que está entendendo bem a teoria mesmo, o único jeito é continuar fazendo exercícios, ver onde está errando e pegar mais listas para resolver. Errar não é o problema, contando que você entenda onde está errando e acerte nas próximas. Ah, e tenta colocar algumas resoluções breves de exercícios que abrangem muito conteúdo no seu resumo. Quando um exercício é interessante para a matéria, eu o coloco no resumo pra constantemente manter contato.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em resolver questões Empty Re: Dificuldade em resolver questões

Mensagem por Giovana Martins Seg 13 Fev 2017, 22:21

Oi, manu. Eu também tive a mesmíssima dificuldade que você. Eu lia a teoria e entendia muito bem a mesma, mas na hora dos exercícios era uma tortura (eu mesmo postei um [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] semelhante ao seu). Uma coisa que eu fiz para melhorar foi o seguinte: eu lia a teoria e, em seguida, eu via alguns exercícios resolvidos ao invés de já partir diretamente para a resolução de exercícios. O que me ajudava nesta parte eram as listas da NSAULASPARTICULARES e da CSJABOTICABAL (caso se interesse pesquise na internet, por exemplo, Leis de Newton CSJABOTICAL, pois essas listas com exercícios resolvidos não estão compiladas em um site). Eu via (e ainda faço isso quando estou iniciando uma nova matéria) os exercícios resolvidos justamente para aprender associar a teoria a prática assim como o Euclides falou. Se tiver dúvidas, avise!!

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7644
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em resolver questões Empty Re: Dificuldade em resolver questões

Mensagem por felipeoiq Seg 13 Fev 2017, 23:17

Uma outra dica que acho valida é, neste caso, tome cuidado com os níveis das questões. Ah várias listas por aí, que as questões são aleatórias por nível. Pegar uma questão mais complexa logo de cara pode ser desmotivante quando se está tentando aprender um conteúdo. Converse com seu professor sobre isso para te ajudar, ou então procure estudar pelo menos no inicio com materiais que tragam uma organização nos níveis das questões. No mais é como o Mestre Euclides disse praticar e praticar. Essa dica da Giovana é muito boa também, pois pode facilitar para que você veja os "caminhos"  para chegar até as respostas.
felipeoiq
felipeoiq
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 113
Data de inscrição : 24/02/2016
Idade : 28
Localização : Guariba, Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em resolver questões Empty Re: Dificuldade em resolver questões

Mensagem por Convidado Ter 14 Fev 2017, 09:40

Giovana Martins escreveu:Oi, manu. Eu também tive a mesmíssima dificuldade que você. Eu lia a teoria e entendia muito bem a mesma, mas na hora dos exercícios era uma tortura (eu mesmo postei um [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] semelhante ao seu). Uma coisa que eu fiz para melhorar foi o seguinte: eu lia a teoria e, em seguida, eu via alguns exercícios resolvidos ao invés de já partir diretamente para a resolução de exercícios. O que me ajudava nesta parte eram as listas da NSAULASPARTICULARES e da CSJABOTICABAL (caso se interesse pesquise na internet, por exemplo, Leis de Newton CSJABOTICAL, pois essas listas com exercícios resolvidos não estão compiladas em um site). Eu via (e ainda faço isso quando estou iniciando uma nova matéria) os exercícios resolvidos justamente para aprender associar a teoria a prática assim como o Euclides falou. Se tiver dúvidas, avise!!

As apostilas do Objetivo disponíveis pra download também têm muitos exercícios resolvidos. São boas pra quem tá pegando base agora. Tem exercícios resolvidos e apostilas de sala dos professores, ambos com resoluções comentadas. 
Aliás, não só de matemática.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em resolver questões Empty Re: Dificuldade em resolver questões

Mensagem por IsaacTERA Ter 14 Fev 2017, 10:45

felipeoiq escreveu:Uma outra dica que acho valida é, neste caso, tome cuidado com os níveis das questões. Ah várias listas por aí, que as questões são aleatórias por nível. Pegar uma questão mais complexa logo de cara pode ser desmotivante quando se está tentando aprender um conteúdo. Converse com seu professor sobre isso para te ajudar, ou então procure estudar pelo menos no inicio com materiais que tragam uma organização nos níveis das questões. No mais é como o Mestre Euclides disse praticar e praticar. Essa dica da Giovana é muito boa também, pois pode facilitar para que você veja os "caminhos"  para chegar até as respostas.

O Tópicos de Física organiza os exercícios com primazia em níveis. Começar fazendo os níveis 1 e ir progredindo pode ser interessante.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em resolver questões Empty Re: Dificuldade em resolver questões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos