reação
2 participantes
Página 1 de 1
reação
(Mackenzie-SP) Na reação entre ácido hipofosforoso e hidróxido de potássio forma-se: a) K3PO2 ou K2HPO2 ou KH2PO2, dependendo da proporção entre os reagentes.
b) K2HPO2 ou KH2PO2 dependendo da proporção entre os reagentes.
c) KH2PO2, independentemente da proporção entre os reagentes, mas nunca se formará K2HPO2 nem K3PO2.
d) K3PO4 ou K3PO3 ou K3PO2, dependendo da proporção entre os reagentes.
e) nada se pode afirmar.
Gabario: C
Fiquei em dúvida sobre o "independentemente da porporção", se for quantidades iguais dos reagentes ou mais mols do ácido, sempre resultará no KH2PO2, mas e se forem mais mols da base? Não daria um composto de fórmula diferente? Tinha pensado assim:
H3PO2 + 2 KOH -> K2OHH2PO2 + H2O
absurdo?
b) K2HPO2 ou KH2PO2 dependendo da proporção entre os reagentes.
c) KH2PO2, independentemente da proporção entre os reagentes, mas nunca se formará K2HPO2 nem K3PO2.
d) K3PO4 ou K3PO3 ou K3PO2, dependendo da proporção entre os reagentes.
e) nada se pode afirmar.
Gabario: C
Fiquei em dúvida sobre o "independentemente da porporção", se for quantidades iguais dos reagentes ou mais mols do ácido, sempre resultará no KH2PO2, mas e se forem mais mols da base? Não daria um composto de fórmula diferente? Tinha pensado assim:
H3PO2 + 2 KOH -> K2OHH2PO2 + H2O
absurdo?
butelius- Recebeu o sabre de luz
Re: reação
Cara, não sei te confirmar se formariam-se novos produtos caso houvesse a presença de mais base durante a reação, mas posso te explicar o motivo pelo qual a reação nunca vai produzir K2HPO2 nem K3PO2.
O ácido hipofosforoso é um monoácido, apesar de possuir três átomos de hidrogênio. Isso fica evidenciado pela presença de apenas um átomo de hidrogênio estar conectado a átomos de oxigênio.
Como apenas os átomos de hidrogênio conectados à átomos de oxigênio são ionizáveis, fica claro que é impossível haver a formação daqueles dois compostos citados na alternativa C.
Espero ter ajudado apesar de não ter respondido a pergunta. Boa sorte aí!
O ácido hipofosforoso é um monoácido, apesar de possuir três átomos de hidrogênio. Isso fica evidenciado pela presença de apenas um átomo de hidrogênio estar conectado a átomos de oxigênio.
Como apenas os átomos de hidrogênio conectados à átomos de oxigênio são ionizáveis, fica claro que é impossível haver a formação daqueles dois compostos citados na alternativa C.
Espero ter ajudado apesar de não ter respondido a pergunta. Boa sorte aí!
Re: reação
pois é, eu consegui chegar nessa conclusão, a dúvida ficou quanto ao produto com mais bases no reagente mesmo.
Mas obrigado mesmo assim !
Mas obrigado mesmo assim !
butelius- Recebeu o sabre de luz
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos