PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFMS-MS

Ir para baixo

UFMS-MS Empty UFMS-MS

Mensagem por Thiago Casanova Sáb Ago 30 2014, 20:36

3. (UFMS) Dentre os enunciados abaixo, identifique aquele(s) que seja(m) adequado(s) à obra Fogo morto, de José Lins do Rego.

( ) O romance estrutura-se em três partes, reveladoras, por seu conteúdo, das influências deterministas que caracterizaram a produção literária de cunho regionalista: a terra,correspondendo à atenção dada ao meio; o homem, representante do componente racial; e aluta, ou seja, a variável do momento histórico.


( ) A obra estrutura-se sobre uma organização dual, que se pode verificar na sua própria composição em dois capítulos — um, centrado no mestre José Amaro, e outro no Coronel Lula, que lutam entre si pela implantação do capitalismo na região.


( ) A caracterização de mestre José Amaro apresenta detalhes sobre sua aparência física,insistindo sobre determinados traços que o particularizam — os olhos amarelos, a pele amarela, a barba suja, os cabelos compridos — e que lhe dão a aparência de um monstro.Nasce desses traços e de seu estranho hábito de andar sozinho, sem rumo, à noite, sua triste fama de lobisomem.


( ) Dentro do esquema triádico (estruturação em três partes) de composição, característico do romance, a segunda parte representa o bloco do passado, uma vez que revela os antecedentes dos episódios, dos temas e das situações apresentados na primeira parte e retomados na terceira e última parte da obra.


( ) A terceira parte do romance, que gira em torno do capitão Vitorino Carneiro da Cunha,integra e unifica as partes anteriores: o capitão se sobrepõe à realidade e à decadência dessa realidade, conseguindo, apesar de seu idealismo, o respeito das demais personagens.



Questão V ou F, não consegui achar o gabarito em lugar nenhum :/
Thiago Casanova
Thiago Casanova
Jedi
Jedi

Mensagens : 282
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 28
Localização : Recife - Pernambuco - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos