PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo magnético - interferência - fisiologia

2 participantes

Ir para baixo

Campo magnético - interferência - fisiologia Empty Campo magnético - interferência - fisiologia

Mensagem por MatheusMagnvs Sex 23 maio 2014, 00:09

O sistema nervoso humano produz um campo magnético ínfimo, da ordem de 10 femtotesla para a atividade cortical e 10³  femtotesla para as ondas alfa. Entretanto, a todo o momento ao longo do nosso dia a dia, somos cercados por aparelhos eletrônicos que geram, também, campos magnéticos, inclusive de ordem bem superiores, sem contar as ondas eletromagnéticas de rádios, T.V., satélites etc. E, suponho, esses campos magnéticos interagem com o campo magnético do nosso corpo.

Não quero entrar nos temas fatalistas e não muito esclarecidos, como se a radiação eletromagnética pode causar câncer ou doenças do tipo. Gostaria apenas de saber se esses campos magnéticos podem, sob determinadas circunstâncias, afetar o processamento de dados do sistema nervoso. Por exemplo: é possível que um campo magnético exterior, sob determinadas condições, reduza o tempo de percepção e interpretação de um estímulo sensorial, mesmo que essa redução de tempo seja mínima? É possível que demoremos mais para interpretar determinado fato sob a ação de uma radiação determinada?

Estava assistindo um documentário (da Discovery, se não me engano) sobre técnicas forenses e, em condições controladas (em laboratório), um cientista canadense conseguiu interferir no raciocínio e na interpretação das pessoas através da ação de campos eletromagnéticos. Quais seriam as condições para que isso pudesse ocorrer, mesmo que de maneira reduzida, em condições aleatórias, isto é, no dia a dia?

Agradeço se alguém puder ajudar. Very Happy
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Campo magnético - interferência - fisiologia Empty Re: Campo magnético - interferência - fisiologia

Mensagem por Euclides Sex 23 maio 2014, 00:45

Pelo que eu sei, vários estudos mostraram que:

- aves migratórias e tartarugas marinhas orientam-se pelo campo magnético da Terra e desorientam-se quando ímãs são presos a elas. Mas isso significa que possuem sistemas capazes de detectar o campo da Terra.

- o gado parece pastar preferencialmente alinhado em uma direção norte-sul

Nada sei sobre seres humanos. O que já li é que estudos efetuados sobre interferências na saúde foram ainda inconclusivos.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Campo magnético - interferência - fisiologia Empty Re: Campo magnético - interferência - fisiologia

Mensagem por MatheusMagnvs Sex 23 maio 2014, 00:54

Não sabia sobre essas informações dos animais, Mestre Euclides. Muito interessante. Very Happy

Sim, eu também já li que estudos sobre a interferência na saúde foram inconclusivos, mas sempre que vejo tais estudos eles são focados em interferências absolutamente destrutivas, como desenvolvimento de doenças.
Minha dúvida é se a radiação eletromagnética é capaz de interferir de forma mínima no sistema nervoso, mesmo que de forma não explicitamente prejudicial (como a redução da velocidade do processamento de informação, por exemplo). Parece-me lógico que sim, considerando-se os efeitos que possuem em máquinas e em outros animais, mas me falta alguma evidência empírica.
De qualquer forma, agradeço pela resposta, mestre. Very Happy
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Campo magnético - interferência - fisiologia Empty Re: Campo magnético - interferência - fisiologia

Mensagem por Euclides Sex 23 maio 2014, 01:01

MatheusMagnvs escreveu:Minha dúvida é se a radiação eletromagnética é capaz de interferir de forma mínima no sistema nervoso, mesmo que de forma não explicitamente prejudicial (como a redução da velocidade do processamento de informação, por exemplo). Parece-me lógico que sim, considerando-se os efeitos que possuem em máquinas e em outros animais, mas me falta alguma evidência empírica.

tudo, provavelmente, dependerá se aqueles campos magnéticos do sistema nervoso forem somente consequência de algum processo e então significariam uma energia residual descartada, ou se forem eles mesmos causa (energia fornecida para) de algum processo que então poderia ser alterado. Suposição pessoal.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Campo magnético - interferência - fisiologia Empty Re: Campo magnético - interferência - fisiologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos