Campo elétrico, campo magnético e campo gravitacional
3 participantes
Página 1 de 1
Campo elétrico, campo magnético e campo gravitacional
Um corpúsculo de massa m e carga +Q (Q > 0) está preso ao fio de comprimento L, que pode oscilar livremente em seu plano vertical. Na figura, destaca-se que todo sistema está imerso em uma região onde coexistem três campos de forças: um campo magnético B, um campo elétrico E e um campo gravitacional g (todos uniformes e invariantes no tempo).
Sabendo que no ponto mais baixo da trajetória do corpúsculo a sua velocidade tem módulo v, determine a tração T no fio.
Eu não entendi porque a força elétrica e a força peso estão multiplicadas por 3 no gabarito, pra mim que a resposta é apenas T = QE+mg+QvB
Sabendo que no ponto mais baixo da trajetória do corpúsculo a sua velocidade tem módulo v, determine a tração T no fio.
Eu não entendi porque a força elétrica e a força peso estão multiplicadas por 3 no gabarito, pra mim que a resposta é apenas T = QE+mg+QvB
Última edição por Gfmoura em Qui 07 Jan 2021, 19:26, editado 1 vez(es)
Gfmoura- Iniciante
Re: Campo elétrico, campo magnético e campo gravitacional
No ponto mais baixo:
1) A força peso (P = m.g) tem sentido para baixo
2) A força elétrica (Fe = Q.E) tem sentido para baixo
3) A força magnética (Fm = Q.v.B) tem sentido para baixo (pela Regra dos três dedos da mão esquerda)
T = Fe + P + Fm ---> T = Q.E + m.g + Q.v.B
Não sei o motivo da multiplicação por 3. Imagino que o gabarito está errado.
1) A força peso (P = m.g) tem sentido para baixo
2) A força elétrica (Fe = Q.E) tem sentido para baixo
3) A força magnética (Fm = Q.v.B) tem sentido para baixo (pela Regra dos três dedos da mão esquerda)
T = Fe + P + Fm ---> T = Q.E + m.g + Q.v.B
Não sei o motivo da multiplicação por 3. Imagino que o gabarito está errado.
Elcioschin- Grande Mestre
Gfmoura escreveu:Um corpúsculo de massa m e carga +Q (Q > 0) está preso ao fio de comprimento L, que pode oscilar livremente em seu plano vertical. Na figura, destaca-se que todo sistema está imerso em uma região onde coexistem três campos de forças: um campo magnético B, um campo elétrico E e um campo gravitacional g (todos uniformes e invariantes no tempo).
ScoutsPR- Iniciante
Gfmoura escreveu:Um corpúsculo de massa m e carga +Q (Q > 0) está preso ao fio de comprimento L, que pode oscilar livremente em seu plano vertical. Na figura, destaca-se que todo sistema está imerso em uma região onde coexistem três campos de forças: um campo magnético B, um campo elétrico E e um campo gravitacional g (todos uniformes e invariantes no tempo).
Note que T\neq mg+Eq+Bvq , pois a partícula é dotada de aceleração centrípeta, logo, a força resultante não é zero.
Para resolver a questão, utilizaremos a conservação de energia mecânica.
Inicialmente, calcularemos a diferença de Energia Potencial Elétrica, a qual usaremos mais adiante
\tau =-\Delta Eel
\Delta Eel=-Fel d cos\alpha
Como o deslocamento vertical é L, adotaremos o ponto final como altura 0 e o inicial de altura +L, além disso, o ângulo formado pela força elétrica e pelo deslocamento é 0º. Logo,
\Delta Eel= -EqL
Fazendo E = energia mecânica inicial e E' = energia mecânica final, temos:
E=E'
Ec + Epg + Eel = Ec' + Epg' + Eel'
Como a velocidade inicial é zero, temos:
mgl + Eel = mv²/2 +Eel'
mv²/2=mgL - \Delta Eel
mv²/2 = mgL +EqL
v² = 2L/m(mg+Eq)
Pela Segunda Lei de Newton:
Fr=ma
T-mg-Eq-Bqv=ma ; a=centrípeta=mv²/R