PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

liberais e conservadores segundo reinado

3 participantes

Ir para baixo

liberais e conservadores segundo reinado Empty liberais e conservadores segundo reinado

Mensagem por harrisonwow Seg 23 Set 2013, 17:45

Ficou célebre uma frase atribuída ao político pernambucano Holanda Cavalcanti : - " Nada se assemelha mais a um saquarema que um luzia no poder. Saquarema , nos primeiros anos do Segundo reinado , era o apelido dos conservadores [...] Luzia era o apelido dos liberais [...] A idéia de indiferenciação dos partidos parecia também confirmar-se pelo fato de ser frequente a passagem de políticos de um campo para o outro " 
O texto dá conta de algumas das características das correntes políticas que predominavam no Segundo Reinado ( 1840-1889)


a)Identifique um aspecto comum e outro divergente entre as correntes políticas mencionadas no texto. 
obs:eu ja tenho a resolução mas estaria errado falar que uma divergencia é que os  conservadores(saquarema) eram a favor da concentração do poder no imperador e por isso eram contra a formação da republica enquanto os liberais eram a favor da republica?

harrisonwow
Jedi
Jedi

Mensagens : 247
Data de inscrição : 09/05/2013
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

liberais e conservadores segundo reinado Empty Re: liberais e conservadores segundo reinado

Mensagem por Euclides Seg 23 Set 2013, 18:17

Os liberais não eram republicanos. Eram também eles membros da aristocracia rural e tinham os mesmos interêsses. Tudo isso está bem explicíto na frase citada de Holanda Cavalcanti.

"Não havia diferença ideológica. Ambos representavam a Elite Rural, detentora do poder político no Segundo Reinado (já que o direito de voto provinha da renda - voto censitário).
A única diferença entre eles era o modo como eles entendiam que o governo deveria funcionar: Os Conservadores eram a favor de um PODER CENTRAL FORTE. Isto é, para eles o país funcionaria melhor se o poder do Imperador e do Conselho de Ministros fosse o mais forte possível sobre a Nação.
Já os Liberais eram a favor de um PODER CENTRAL FRACO, preferiam que as províncias tivessem bastante poderes, pois isso seria melhor para a economia do Império como um todo. Aí, eles ficavam se revezando no poder...Ora a política favorecia o poder central, ora o poder local..."

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

liberais e conservadores segundo reinado Empty Re: liberais e conservadores segundo reinado

Mensagem por tkueda Ter 24 Set 2013, 19:01

É legal citar também que no Período Regencial existiam 3 partidos: Partido Moderado (Só ricos com muitas terras e escravos), Partido Exaltado e Partido Restaurador.
Posteriormente, o Partido Restaurador vai se extinguir com a morte de D.Pedro e o Exaltado vai ser fechado pelos Moderados.

Ainda no Periodo Regencial, o Partido Moderado sofre um raxa e, a partir de entao, surge 2 tendencias: Progressistas, que darão origem ao Partido Liberal, e Regressistas, que darão origem ao Partido Conservador.
Os Progressistas, tendo como representante o Pe. Antonio Feijó, queriam descentralizar o poder, dar maior autonomia para as provincias, como o Euclides colocou.
Já os Regressistas, tendo como represetante o Araújo Lima, eram autoritários, acreditavam que tinha que acabar com a liberdade para acabar com a bagunça, visto que nessa epoca estavam ocorrendo as rebeliões regenciais.

Analisando a origem dos Partidos liberal e conservador
 é possível notar que são todos "farinha do mesmo saco" Razz

tkueda
Jedi
Jedi

Mensagens : 253
Data de inscrição : 10/02/2013
Idade : 30
Localização : Mato Grosso

Ir para o topo Ir para baixo

liberais e conservadores segundo reinado Empty Re: liberais e conservadores segundo reinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos