UFF - Segundo Reinado

Ir em baixo

UFF - Segundo Reinado

Mensagem por Liss Collins em Seg 21 Maio 2018, 21:31

Oi, gente. Tudo bem com vocês? 
Poderiam me ajudar nessa questão abaixo?
Eu pensei que seria a letra D a correta, porém o gabarito aponta a letra E como certa...
A abolição do tráfico africano pode ser considerada um dos principais fatores explicativos do definhamento progressivo do escravismo no Brasil. Privada da fonte atlântica de abastecimento de cativos, a classe senhorial do Império teve que apelar para o tráfico interno entre as províncias. Deste se beneficiou o sudeste, região que concentrava 87% da população cativa do país entre 1870 e 1880. No ano de 1887, às vésperas da Abolição, 15% da população cativa estava na província de São Paulo. His. Assinale a opção que caracteriza melhor a dinâmica da economia cafeeira no século XIX em função do problema da mão-de-obra. 
a) A cafeicultura do oeste paulista ancorada nas colônias de parceria não se baseou no trabalho livre, mas em relações semi-escravistas, como demonstra a revolta dos imigrantes de Rio Claro na década de 40. 
b) A abolição do tráfico africano conduziu ao reforço da escravidão nas antigas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, sobretudo no Vale do Paraíba, ao contrário do ocorrido em São Paulo, cujos cafeicultores optaram, desde logo, pelo trabalho assalariado de imigrantes. 
c) A abolição do tráfico africano não conduziu, de imediato, à crise do escravismo, uma vez que a população cativa do país aumentou extraordinariamente até a década de 80, sobretudo no sudeste, graças ao crescimento vegetativo ocorrido entre africanos e crioulos. 
d) A crise da economia cafeeira no Vale do Paraíba Fluminense deveu-se mais ao desgaste dos cafezais plantados em encostas, do que à falta de braços para a lavoura, ao passo que, no oeste paulista, a abundância de solos de "terra roxa" e o trabalho dos colonos impulsionaram a cafeicultura da região. 
e) A expansão cafeeira no sudeste desenvolveu-se com base no trabalho escravo, inclusive no oeste paulista, não obstante ali se tenha adotado em larga escala, o trabalho juridicamente livre de imigrantes ao longo dos anos 80. 
Spoiler:
E
avatar
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 340
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 19
Localização : BR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UFF - Segundo Reinado

Mensagem por Pedro Celso Silva em Ter 22 Maio 2018, 01:28

o solo vulcanico esquentou demais as raizes
avatar
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 355
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum