Momento Angular
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PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
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Pipe92- Iniciante
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 31
Localização : Portugal
Re: Momento Angular
Desculpe-me, não poderei fornecer a tí 100% de certeza nesta questão...
Mas vejamos, se considerarmos o sistema constituido pelo carro, podemos afirmar que seu momento angular se conserva se não tivermos torques externos.
Neste caso temos um torque externo, que é causada pela força peso, mas ele é igual nos dois casos porque o peso independe das rodas girarem ou não.
Então em um tempo t, o momento angular L é igual nos dois casos. Com as rodas girando, uma parte do momento angular L é o da roda (perceba que a roda girará no sentido do movimento se o motorista acelerar, o que faz com que a velocidade angular e, consequentemente, o momento angular serem estarem na mesma direção do momento angular causado pelo movimento do carro completo).
Se as rodas forem paradas, esse momento angular tem que se conservar e então é passada para o carro, o que faz com que a velocidade angular aumente. Neste caso, ou o raio de giro diminui ou a velocidade linear cresce. Mas o raio de giração é o mesmo. Então a velocidade linear aumenta e o carro pode subir mais alto...
Veja que o atrito (força interna) que exerce na roda para freiá-los poderia fazer com que o carro girasse em torno de um eixo que passasse pelo seu centro, a fim de conservar seu momento angular (imagine o pneu pesado girando em alta velocidade e vc tenta segurá-lo. Ele diminui sua velocidade angular e vc começa a se movimentar com ele, parte do momento angular é passado pra vc). Mas sabemos que se isso ocorre podemos desprezar porque é muito pouca diferença. Mesmo sendo grande, haverá um pequeno aumento na velocidade linear do carro mesmo assim, mas ha um aumento na velocidade do carro.
Então eu concluo que a maior amplitude seria com os pneus parados!
Mas vejamos, se considerarmos o sistema constituido pelo carro, podemos afirmar que seu momento angular se conserva se não tivermos torques externos.
Neste caso temos um torque externo, que é causada pela força peso, mas ele é igual nos dois casos porque o peso independe das rodas girarem ou não.
Então em um tempo t, o momento angular L é igual nos dois casos. Com as rodas girando, uma parte do momento angular L é o da roda (perceba que a roda girará no sentido do movimento se o motorista acelerar, o que faz com que a velocidade angular e, consequentemente, o momento angular serem estarem na mesma direção do momento angular causado pelo movimento do carro completo).
Se as rodas forem paradas, esse momento angular tem que se conservar e então é passada para o carro, o que faz com que a velocidade angular aumente. Neste caso, ou o raio de giro diminui ou a velocidade linear cresce. Mas o raio de giração é o mesmo. Então a velocidade linear aumenta e o carro pode subir mais alto...
Veja que o atrito (força interna) que exerce na roda para freiá-los poderia fazer com que o carro girasse em torno de um eixo que passasse pelo seu centro, a fim de conservar seu momento angular (imagine o pneu pesado girando em alta velocidade e vc tenta segurá-lo. Ele diminui sua velocidade angular e vc começa a se movimentar com ele, parte do momento angular é passado pra vc). Mas sabemos que se isso ocorre podemos desprezar porque é muito pouca diferença. Mesmo sendo grande, haverá um pequeno aumento na velocidade linear do carro mesmo assim, mas ha um aumento na velocidade do carro.
Então eu concluo que a maior amplitude seria com os pneus parados!
Eduedmais- Iniciante
- Mensagens : 40
Data de inscrição : 16/01/2010
Idade : 34
Localização : Aracju - SE
Re: Momento Angular
Alô Edu,
eu acho que você raciocinou corretamente. Ao sair da rampa o momento angular total do carro é composto pelos momentos das rodas e do próprio centro de massa descrevendo a trajetória.
Como a frenagem é vinda de um agente interno ela não representa dissipações. Se o momento angular total deve se conservar, sendo o torque do peso igual para ambos, o momento angular do centro de massa deve crescer.
É provável que isso mantenha o carro numa trajetória mais longa.
valeu!
eu acho que você raciocinou corretamente. Ao sair da rampa o momento angular total do carro é composto pelos momentos das rodas e do próprio centro de massa descrevendo a trajetória.
Como a frenagem é vinda de um agente interno ela não representa dissipações. Se o momento angular total deve se conservar, sendo o torque do peso igual para ambos, o momento angular do centro de massa deve crescer.
É provável que isso mantenha o carro numa trajetória mais longa.
valeu!
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: Momento Angular
ufa, ainda bem, tenho medo de esquecer de citar alguma teoria e falhar tudo rsrsr
Eduedmais- Iniciante
- Mensagens : 40
Data de inscrição : 16/01/2010
Idade : 34
Localização : Aracju - SE
Re: Momento Angular
obrigado, tambem acho que e assim
Pipe92- Iniciante
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 31
Localização : Portugal
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