PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Momento Angular

3 participantes

Ir para baixo

Momento Angular Empty Momento Angular

Mensagem por Pipe92 Dom 24 Jan 2010, 12:21

Momento Angular Digitalizar0002m

Alguem consegue justificar isto?

Pipe92
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 31
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Momento Angular Empty Re: Momento Angular

Mensagem por Eduedmais Ter 26 Jan 2010, 11:33

Desculpe-me, não poderei fornecer a tí 100% de certeza nesta questão...

Mas vejamos, se considerarmos o sistema constituido pelo carro, podemos afirmar que seu momento angular se conserva se não tivermos torques externos.

Neste caso temos um torque externo, que é causada pela força peso, mas ele é igual nos dois casos porque o peso independe das rodas girarem ou não.

Então em um tempo t, o momento angular L é igual nos dois casos. Com as rodas girando, uma parte do momento angular L é o da roda (perceba que a roda girará no sentido do movimento se o motorista acelerar, o que faz com que a velocidade angular e, consequentemente, o momento angular serem estarem na mesma direção do momento angular causado pelo movimento do carro completo).

Se as rodas forem paradas, esse momento angular tem que se conservar e então é passada para o carro, o que faz com que a velocidade angular aumente. Neste caso, ou o raio de giro diminui ou a velocidade linear cresce. Mas o raio de giração é o mesmo. Então a velocidade linear aumenta e o carro pode subir mais alto...

Veja que o atrito (força interna) que exerce na roda para freiá-los poderia fazer com que o carro girasse em torno de um eixo que passasse pelo seu centro, a fim de conservar seu momento angular (imagine o pneu pesado girando em alta velocidade e vc tenta segurá-lo. Ele diminui sua velocidade angular e vc começa a se movimentar com ele, parte do momento angular é passado pra vc). Mas sabemos que se isso ocorre podemos desprezar porque é muito pouca diferença. Mesmo sendo grande, haverá um pequeno aumento na velocidade linear do carro mesmo assim, mas ha um aumento na velocidade do carro.

Então eu concluo que a maior amplitude seria com os pneus parados!

Eduedmais
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 16/01/2010
Idade : 34
Localização : Aracju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Momento Angular Empty Re: Momento Angular

Mensagem por Euclides Ter 26 Jan 2010, 14:21

Alô Edu,

eu acho que você raciocinou corretamente. Ao sair da rampa o momento angular total do carro é composto pelos momentos das rodas e do próprio centro de massa descrevendo a trajetória.

Como a frenagem é vinda de um agente interno ela não representa dissipações. Se o momento angular total deve se conservar, sendo o torque do peso igual para ambos, o momento angular do centro de massa deve crescer.

É provável que isso mantenha o carro numa trajetória mais longa.

valeu!

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Momento Angular Empty Re: Momento Angular

Mensagem por Eduedmais Ter 26 Jan 2010, 14:31

ufa, ainda bem, tenho medo de esquecer de citar alguma teoria e falhar tudo rsrsr

Eduedmais
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 16/01/2010
Idade : 34
Localização : Aracju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Momento Angular Empty Re: Momento Angular

Mensagem por Pipe92 Qua 27 Jan 2010, 22:09

obrigado, tambem acho que e assim

Pipe92
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 31
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Momento Angular Empty Re: Momento Angular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos