PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Engenharia Ambiental é uma boa?

3 participantes

Ir para baixo

Engenharia Ambiental é uma boa? Empty Engenharia Ambiental é uma boa?

Mensagem por JeffersonSCC Sex Nov 30 2012, 22:22

Bem gente, primeiramente sou novo no fórum. Já li as regras do fórum, mas como é difícil gravar todas no começo me desculpe se descumprir alguma. Bem agora vou ao assunto principal, eu passei no meu primeiro vestibular e foi para Engenharia Ambiental, já procurei algumas informações e estou juntando mais ainda, o pessoal daqui pode me dar um resumo e respostar diretas mesmo sobre algumas coisas sobre o curso como tipo:
É um bom curso?
Como é a atuação?
A Demanda está crescendo?
Quanto ganha mais ou menos? (No google aparece muita informação diferente sobre isso)
Sou de Pernambuco será que arranjo emprego no meu próprio estado ou em vizinhos?

Agradeço desde já. E lembrando que ainda vou fazer vestibular pra UFPE para Engenharia de Produção, mas caso eu não passe pra não ficar sem estudar vou cursar ao menos um período na Ambiental, até ano que vem para fazer vestibulares novamente para a Engenharia Civil ou de Produção novamente.

JeffersonSCC
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 32
Localização : Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia Ambiental é uma boa? Empty Re: Engenharia Ambiental é uma boa?

Mensagem por Matheus Bertolino Sex Nov 30 2012, 23:56

E aí Jefferson, seja bem vindo ao grupo =)

Bom cara, tenho certeza que você achou no Google o que um engenheiro ambiental faz (dados de sites como Guia do Estudante, G1, e de algumas universidades aparecem de cara), pra ser mais informativo que aquilo, só sendo engenheiro ambiental mesmo. Se é um bom curso ou não, isso depende do seu ponto de vista. Um amigo meu quer fazer engenharia ambiental também, e pelas coisas que ele me falou, a maior diferença em relação às outras engenharias é que depois do ciclo básico vem muito (muuuuuito) conteúdo de biológicas e humanas. Ou seja, é algo bem diferente de engenharia de produção ou civil.
O mercado para qualquer tipo de engenheiro está em crescimento aqui no Brasil, não acredito que aí em Pernambuco não existirão oportunidades de emprego quando você se formar.
Bem... eu não faria um curso que eu não tenha afinidade, nem por dinheiro, afinal, isso é algo que eu teria que exercer por muito tempo, certo? Então, pra considerar isso, se eu fosse você, eu nem colocaria isso como algo muito relevante. Salário base pra engenheiros, apesar de nem sempre ser esse mínimo estabelecido, que nem sempre é pago a todos, é geralmente comum (pra uma mesma especialidade, claro, em ambiental, começando pelos 6 salários mínimos, deve ter um aumento de 3 salários mínimos a cada 2 anos, só não sei até quanto pode chegar, aí depende muito de pra quem você trabalha), as exceções são aquelas vagas de emprego mais concorridas que são conquistadas pelos que também são exceções naquilo que fazem. Mas engenheiro decente não há de passar por problemas financeiros, se Deus quiser... =)
Mas cara, fazer Ambiental só porque não passou numa outra engenharia, a meu ver, é muita furada, principalmente por causa desse grande enfoque em humanas e biológicas, pavor de todo amante de exatas. Se você não passar, é melhor você passar o ano inteiro se preparando pra chegar no final e gabaritar a prova da UFPE ou de qualquer outro lugar... do que fazer um semestre de Ambiental, trancar pro vestibular e depois não passar no que você realmente queria, tendo que ficar num curso que futuramente pode vir a ser chato para você.
Bom cara, espero que você tenha entendido o que eu quis dizer, boa sorte aí no vestibular da UFPE =)
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia Ambiental é uma boa? Empty Re: Engenharia Ambiental é uma boa?

Mensagem por JeffersonSCC Sáb Dez 01 2012, 00:14

Obrigado, pela uma bela opinião Matheus. Bem acredite estou nessa, nem eu mesmo sei se vou gostar ou não da Engenharia Ambiental, por isso mesmo se não passar na UFPE estou com vontade de cursar algum período dela, então faço o seguinte mesmo estando na cursando Ambiental, vou estar estudando e arranjar tempo para fazer outro vestibular, se não gostar e trancar não vai ser tudo perdido a cadeiras iguais, e serve pra matar matérias.

Valeu de novo. Estou de ouvidos para novas opiniões.

JeffersonSCC
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 32
Localização : Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia Ambiental é uma boa? Empty Re: Engenharia Ambiental é uma boa?

Mensagem por Rafael Ibatexano Sáb Dez 01 2012, 00:41

Se você curte eng.Produção e Civil ,estude para os vestibulares desses cursos.
O conteúdo universitário não é o mesmo de vestibulares.Se você deixar de estudar para uma prova especifica como o vestibular para cursar um semestre universitário,creio que você saia perdendo de cara com seus concorrentes.Além de tirar a vaga de quem realmente quer cursar eng.Ambiental.
Mas,não tenha dúvidas que é uma excelente área,todas as grandes empresas tem que ter uma equipe dessa área.Seja empresas de base ou manufatura.Você terá que dar soluções de engenharia na área ambiental.Terá que saber biologicas,mas não como um biologo,será focado mais na área de ecologia.
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia Ambiental é uma boa? Empty Re: Engenharia Ambiental é uma boa?

Mensagem por JeffersonSCC Sáb Dez 01 2012, 14:54

Valeu pela opinião ibatexano, mas estou naquela não sei se vou gostar da ambiental, só vou saber testando, rss. Enquanto a tomar vaga de um outro aluno, isso não preocupa a concorrência era baixíssima na faculdade que passei. Por uns ponto tenho vontade de cursar a ambiental que acho que possa ser uma profissão do futuro, e sem contar que a área de Ecologia gosto muito, ao menos no ensino médio gostava demais.

Se contar que como falei, se não gostar, eu estudo para outro vestibular. Se organizando acha tempo pra isso.

JeffersonSCC
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 32
Localização : Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia Ambiental é uma boa? Empty Re: Engenharia Ambiental é uma boa?

Mensagem por Rafael Ibatexano Sáb Dez 01 2012, 15:09

ok,para sanar tuas dúvidas só "testando" mesmo.Talvez até goste de ambiental.Bons estudos. Smile
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia Ambiental é uma boa? Empty Re: Engenharia Ambiental é uma boa?

Mensagem por JeffersonSCC Sáb Dez 01 2012, 21:34

Obrigado. E tenho que praticar muita física, passei a gostar de engenharia a muito pouco tempo atras, antes queria fazer economia. Só estudava mais história, geografia e matemática. Mas comecei a pouco estudar física, a um mês atras, fiz um outro vestibular para engenharia civil, mas não consegui passar, o motivo principal foi esse não estudei física e química. Consegui passar em engenharia ambiental por causa mesmo da baixa concorrência, mas comecei a meter o pau mesmo em física, peguei um livro de ensino médio e estou estudando 3 páginas por dia o que acho legal, rss. Junto vou fazer com matemática e química. Matemática estou com treino maior em alguns assuntos já estava estudando quando queria fazer economia, mas na parte geométrica estou muito ruim.

JeffersonSCC
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 30/11/2012
Idade : 32
Localização : Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharia Ambiental é uma boa? Empty Re: Engenharia Ambiental é uma boa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos