PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TRABALHO: Esse enunciado tem fundamento

3 participantes

Ir para baixo

TRABALHO: Esse enunciado tem fundamento  Empty TRABALHO: Esse enunciado tem fundamento

Mensagem por Edsonvictor_fenty Dom 05 Ago 2012, 00:41

Meu professor passou o seguinte enunciado, não sei se ele errou em algo, mas gostaria de saber se é possivel resolve-lo.

"Uma pessoa puxa um objeto com uma força de 20N formando 30° com a horizontal. Sabendo que o peso da caixa é 40N, calcule o trabalho realizado."

Vlw Smile

Edsonvictor_fenty
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/06/2012
Idade : 30
Localização : São João de Meriti

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHO: Esse enunciado tem fundamento  Empty Re: TRABALHO: Esse enunciado tem fundamento

Mensagem por ramonss Dom 05 Ago 2012, 01:04

Não sei se está correto, mas acho que devemos supor que o objeto esteja num plano inclinado com inclinação de 30º.
Nesse caso, como o ângulo é de 30, a componente da força peso na direçao tangente ao plano inclinado vale P.sen30... como o peso vale 40:
40.(1/2) = 20N
Ele faz uma força de 20N num objeto que "cai" no plano puxado por uma força de 20. A resultante será zero.
Como trabalho é força vezes deslocamento, o trabalho será zero se a força for zero.
Se estiver errado, me corrijam.
ramonss
ramonss
Fera
Fera

Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHO: Esse enunciado tem fundamento  Empty Re: TRABALHO: Esse enunciado tem fundamento

Mensagem por Elcioschin Dom 05 Ago 2012, 11:41

Não existe plano inclinado no enunciado. O corpo está sobre um plano horizontal.

A componente horizontal da força vale Fh = F*cos30º ---> Fh = 20*(\/3/2) ----> F = 10*\/3 N

O trabalho de uma força é o produto da componente da força na direção do deslocamento, pelo deslocamento:

T = (F*cos30º)*d ----> T = 10*\/3*d

Como NÃO foi dado o deslocamento não é possível calcular o trabalho
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72766
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHO: Esse enunciado tem fundamento  Empty Re: TRABALHO: Esse enunciado tem fundamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos