PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Associação de Lentes

4 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Associação de Lentes - Página 2 Empty Associação de Lentes

Mensagem por Bruna Barreto Qui 31 maio 2012, 16:01

Relembrando a primeira mensagem :

Considere a associaçao de lentes L1 e L2, de eixo comum. da figura que se segue.A lente L1 tem distancia focal 200cm e a lente L2 tem distancia fical,em módulo ,igual a 20cm .O olho do observador está a 60cm da L2.
Associação de Lentes - Página 2 Inglesggg



a) determine a que distancia do olho do observador forma-se a imagem final de PQ conjugada pelo sistema.
b) Em relação a PQ, o observador verá uma imagem direita ou invertida?
Spoiler:
Pessoal como que vai se formar essa imagem?? ,pois ela teria que se formar no ponto antiprincipal da lente 1 ( a 400cm) mesmo tamanho e invertida, mas as lentes estao a uma distancia de 360 cm!!,fiquei sem entender como vai se formar essa imagem , alguém pode me explicar??

Bruna Barreto
Fera
Fera

Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo


Associação de Lentes - Página 2 Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Elcioschin Dom 29 maio 2016, 21:14

No item 4 da minha mensagem original eu pedi para você mudar apenas o raio vermelho incidente, do lado esquerdo para o lado direito.

Ai você se entusiasmou e mudou também o raio refratado vermelho e o raio azul

Assim, na última figura você desenhou errado o raio vermelho refratado à esquerda de L2 (e consequentemente o raio azul).

Após o raio vermelho horizontal (vindo da ponta de I1), incidir em L2 , acontece o o seguinte:

1) O raio refratado passa pelo foco imagem F'2, 20 cm à esquerda de L2 (e não pelo foco objeto F2 do lado direito)

2) Isto é exatamente o que acontecia com o seu raio azul no seu desenho original e estava certo.

Então, basta corrigir isto
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes - Página 2 Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Natloc215 Dom 29 maio 2016, 21:36

Elcioschin escreveu:No item 4 da minha mensagem original eu pedi para você mudar apenas o raio vermelho incidente, do lado esquerdo para o lado direito.

Ai você se entusiasmou e mudou também o raio refratado vermelho e o raio azul

Assim, na última figura você desenhou errado o raio vermelho refratado à esquerda de L2 (e consequentemente o raio azul).

Após o raio vermelho horizontal (vindo da ponta de I1), incidir em L2 , acontece o o seguinte:

1) O raio refratado passa pelo foco imagem F'2, 20 cm à esquerda de L2 (e não pelo foco objeto F2 do lado direito)

2) Isto é exatamente o que acontecia com o seu raio azul no seu desenho original e estava certo.

Então, basta corrigir isto

Associação de Lentes - Página 2 2us8lxg é assim mesmo?
Natloc215
Natloc215
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 21/02/2016
Idade : 24
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes - Página 2 Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Elcioschin Dom 29 maio 2016, 22:31

Sim, agora está correto. Complete as melhorias propostas nos itens 2, 3, 5
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes - Página 2 Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Natloc215 Dom 29 maio 2016, 22:34

Mas por que esse raio refratando pra cima e não pra baixo, já que é uma lente divergente? (Passando pelo F2 imagem)
Natloc215
Natloc215
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 21/02/2016
Idade : 24
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes - Página 2 Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Elcioschin Seg 30 maio 2016, 09:34

Você tem razão. Isto só poderia acontecer se a lente fosse convergente

Infelizmente a figura original não está mais disponível. Mas, pelo texto do enunciado, tudo leva a crer que a lente seja divergente (ele fala em módulo da distância focal).

Estamos então num impasse:

1) Para chegar no gabarito 100 seria necessário que a lente fosse convergente:

1/20 = 1/40 + 1/p'2 ---> p'2 = 40 ---> d = 40 + 60 ---> d = 100

Neste caso o enunciado estaria errado!

2) Se a lente for realmente divergente o seu penúltimo desenho estaria correto: a imagem I2 se formaria entre  a lente L2 e o observador.

1/-20 = 1/40 + 1/p'2 ---> p'2 = - 40/3 ---> d = 60 - 40/3 ---> d = 140/3

Neste caso o gabarito estaria errado!

Sinceramente, não sei como sair desta impasse.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes - Página 2 Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Natloc215 Seg 30 maio 2016, 19:30

Elcioschin escreveu:Você tem razão. Isto só poderia acontecer se a lente fosse convergente

Infelizmente a figura original não está mais disponível. Mas, pelo texto do enunciado, tudo leva a crer que a lente seja divergente (ele fala em módulo da distância focal).

Estamos então num impasse:

1) Para chegar no gabarito 100 seria necessário que a lente fosse convergente:

1/20 = 1/40 + 1/p'2 ---> p'2 = 40 ---> d = 40 + 60 ---> d = 100

Neste caso o enunciado estaria errado!

2) Se a lente for realmente divergente o seu penúltimo desenho estaria correto: a imagem I2 se formaria entre  a lente L2 e o observador.

1/-20 = 1/40 + 1/p'2 ---> p'2 = - 40/3 ---> d = 60 - 40/3 ---> d = 140/3

Neste caso o gabarito estaria errado!

Sinceramente, não sei como sair desta impasse.
Elcioschin eu tenho a foto original: olha ... Associação de Lentes - Página 2 2m7vtck

Além disso eu acredito que o raio vem da <- pra -> e que meu primeiro desenho estava certo... ( o raio azul é um prolongamento do raio refratado vermelho), até pq o objeto está como virtual, ai o raio vai em direção dele se refrata: Associação de Lentes - Página 2 2m7b6kk
Natloc215
Natloc215
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 21/02/2016
Idade : 24
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes - Página 2 Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Elcioschin Seg 30 maio 2016, 21:22

Natloc215

Vamos supor então que seja isto. Aí vem uma complicação:

Todo raio incidente deve partir de um objeto e a imagem é formada pelo encontro de pelo menos dois raios refratados.

Veja por exemplo o raio incidente que parte de Q e passa pelo centro óptico de L1: o raio refratado não sofre desvio e vai direto para ponta da imagem I1.
Já o raio incidente paralelo ao eixo, que parte de Q: o raio refratado passa pelo foco imagem de L1 e chega na mesma extremidade da imagem I1.

Vamos ver agora o que acontece na lente L2:

Para o raio incidente vermelho que parte da ponta do agora objeto I1 e passa pelo centro óptico de L2, o raio refratado não sofre desvio e vai direto até a ponta da imagem I2. Esta parte foi exatamente igual para a imagem I1.

Já para o raio vermelho incidente paralelo ao eixo vai existir uma grande diferença: o raio NÃO parte do agora objeto I1. Então cabem as perguntas "que não querem calar":

a) Porque o raio não parte de I1 ?
b) De onde parte o raio ?
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes - Página 2 Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Natloc215 Seg 30 maio 2016, 22:04

Elcioschin escreveu:Natloc215

Vamos supor então que seja isto. Aí vem uma complicação:

Todo raio incidente deve partir de um objeto e a imagem é formada pelo encontro de pelo menos dois raios refratados.

Veja por exemplo o raio incidente que parte de Q e passa pelo centro óptico de L1: o raio refratado não sofre desvio e vai direto para ponta da imagem I1.
Já o raio incidente paralelo ao eixo, que parte de Q: o raio refratado passa pelo foco imagem de L1 e chega na mesma extremidade da imagem I1.

Vamos ver agora o que acontece na lente L2:

Para o raio incidente vermelho que parte da ponta do agora objeto I1 e passa pelo centro óptico de L2, o raio refratado não sofre desvio e vai direto até a ponta da imagem I2. Esta parte foi exatamente igual para a imagem I1.

Já para o raio vermelho incidente paralelo ao eixo vai existir uma grande diferença: o raio NÃO parte do agora objeto I1. Então cabem as perguntas "que não querem calar":

a) Porque o raio não parte de I1 ?
b) De onde parte o raio ?

Associação de Lentes - Página 2 4pt5e0

Como imaginei uma associação de lentes, o raio passa pelo foco do primeiro espelho, vai paralelo e se refrata em L2.. o raio veio do objeto, acredito eu...
Natloc215
Natloc215
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 21/02/2016
Idade : 24
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes - Página 2 Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Elcioschin Seg 30 maio 2016, 22:35

Neste caso imagine o seguinte:

Para formar a imagem I1, todos os raios incidentes que saem de Q e se refratam em L1, devem chegar na ponta de I1, a exemplo dos dois raios que você mostrou na figura anterior.

Assim, o raio vermelho da figura atual, desde Q, passando pelo foco objeto de L1 e seguindo paralelo ao eixo, entre L1 e L2 também deveria chegar na ponta da imagem I1. E isto NÃO acontece.

Como então explicar isto?
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes - Página 2 Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Natloc215 Ter 31 maio 2016, 05:53

lcioschin escreveu:Neste caso imagine o seguinte:

Para formar a imagem I1, todos os raios incidentes que saem de Q e se refratam em L1, devem chegar na ponta de I1, a exemplo dos dois raios que você mostrou na figura anterior.

Assim, o raio vermelho da figura atual, desde Q, passando pelo foco objeto de L1 e seguindo paralelo ao eixo, entre L1 e L2 também deveria chegar na ponta da imagem I1. E isto NÃO acontece.

Como então explicar isto?
Elcioschin, de acordo esse site: http://slideplayer.com.br/slide/1474986/ (slide 13, olhe a animação ou essa foto: http://images.slideplayer.com.br/4/1474986/slides/slide_13.jpg), eu vi que talvez se eu analisasse o mesmo raio que partiu do objeto, como nesse slide / foto entao eu tentei outro desenho...
Associação de Lentes - Página 2 27yy39d

ta sem escala e talz, mas só foi par representar minha ideia nova.. Os vermelhos sao os raios que vieram do objeto para formar a imagem, refratados na lente... e o azul é a prolongação..
Natloc215
Natloc215
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 21/02/2016
Idade : 24
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes - Página 2 Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos