PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Associação de Lentes

4 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Associação de Lentes Empty Associação de Lentes

Mensagem por Bruna Barreto Qui 31 maio 2012, 16:01

Considere a associaçao de lentes L1 e L2, de eixo comum. da figura que se segue.A lente L1 tem distancia focal 200cm e a lente L2 tem distancia fical,em módulo ,igual a 20cm .O olho do observador está a 60cm da L2.
Associação de Lentes Inglesggg



a) determine a que distancia do olho do observador forma-se a imagem final de PQ conjugada pelo sistema.
b) Em relação a PQ, o observador verá uma imagem direita ou invertida?
Spoiler:
Pessoal como que vai se formar essa imagem?? ,pois ela teria que se formar no ponto antiprincipal da lente 1 ( a 400cm) mesmo tamanho e invertida, mas as lentes estao a uma distancia de 360 cm!!,fiquei sem entender como vai se formar essa imagem , alguém pode me explicar??

Bruna Barreto
Fera
Fera

Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Bruna Barreto Qui 31 maio 2012, 18:10

Alguém???

Bruna Barreto
Fera
Fera

Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Elcioschin Qui 31 maio 2012, 19:54

Bruna

Não duvide da matemática:
A distância entre as lentes é 360 cm e a distância da 1ª imagem à L1 é 400 cm
Isto significa que a 1ª imagem vai se formar 40 cm DEPOIS da lente L2
Como p > 0 e p' > 0 a 1ª imagem é invertida (com o mesmo tamanho do objeto)

Para a lente L2:

1/f = 1/p + 1/p' ----> 1/20 = 1/40 + 1/p' ----> p' = 40 (2ª imagem ENTRE as lentes)

d = p' + 60 -----> d = 40 + 60 ----> d = 100 cm

Como p > 0 e p' > 0 a 2ª imagem é invertida em relação à 1ª imagem; logo a 2ª imagem é direita em relação ao objeto
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Bruna Barreto Sex 01 Jun 2012, 11:02

A letra A) entendi perfeitamente mas a b)
eu ainda nao consegui entender o porquê dessa imagem nao ser invertida..
Pois a segunda lente é divergente pelo desenho, se a imagem da primeira lente vai se formar depois da lente 2 , esta imagem vai servir de objeto para a lente 2, p nao vai ser < 0??? p só seria > 0 se estivesse entre as lentes antes da lente 2
e também a lente divergente não inverte imagens, ela da imagens sempre virtuais e de tamanho menor....
Fiquei confusa nessa parte..
Obrigada.

Bruna Barreto
Fera
Fera

Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Elcioschin Sex 01 Jun 2012, 13:25

Bruna

Sua última afirmação não está totalmente correta. Veja a definção correta:

Na lente divergente, a imagem de um objeto real é sempre virtual, direita e menor que o objeto.

Acontece que, no presente problema o objeto, é virtual pois está situado do lado do foco objeto da lente. Neste caso ocorre o oposto: a imagem é sempre real e invertida e pode ser maior, igual ou menor que o objeto.

Sugiro dar uma lida na teoria a respeito

Eu cometí um engano: nem ví que a 2ª lente era divergente. Neste caso a solução correta para L2 passa a ser:

f = -20, p = -40

1/f = 1/p + 1/p' ---> 1/-20 = 1/-40 + 1/p' ----> p' = - 40

Logo, a imagem final se forma entre as lentes, a 40 cm de L2

d = |p'| + 60 ----> d = 40 + 60 ----> d = 100

Como p < 0 e p' < 0 a 2ª imagem é invertida em relaçãoà 1ª imagem; logo a 2ª imagem (imagem final) é direita em relação ao objeto
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Bruna Barreto Sex 01 Jun 2012, 14:40

Elcioschin escreveu:Bruna


Acontece que, no presente problema o objeto, é virtual pois está situado do lado do foco objeto da lente. Neste caso ocorre o oposto: a imagem é sempre real e invertida e pode ser maior, igual ou menor que o objeto.
o objeto é virtual certo??, entao como o Sr. disse tem que dar uma imagem real e invertida
fiz somente a parte da lente divergente:
ve se esta certo por favor:
Associação de Lentes Jjjmmg



Bruna Barreto
Fera
Fera

Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Elcioschin Sex 01 Jun 2012, 16:39

Acho que você NÃO leu com atenção minha última mensagem:

1) Eu calculei p' para a lente divergente ----> p' = - 40

2) Isto significa que a imagem final está ENTRE as duas lentes (não é o queo seu desemho mostra)

3) Como p' = - 40 ----> A = - p'/p ----> A = = (-40)/(-40) ----> A = - 1 ----> Imagem 2 invertida e de mesmo tamanho que a imagem 1
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Natloc215 Dom 29 maio 2016, 12:38

Associação de Lentes 2wqsl51

está imagem serve como representação desse problema?
Natloc215
Natloc215
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 21/02/2016
Idade : 24
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Elcioschin Dom 29 maio 2016, 18:51

Natlock

Como a figura original não está mais disponível, vou me basear nas minhas explicações anteriores (bem antigas), para responder:

Sua figura está bem perto da verdade, necessitando apenas de alguns ajustes:

1) 1/f1 = 1/p1 + 1/L1 ---> 1/200 = 1/p1 + 1/400 ---> p1 = 400 ---> p1 = 2.f1

Conclusão: o objeto está sobre o centro de curvatura de L1 (exatamente como você postou). Isto significa que o tamanho de I1 é igual ao do objeto.

2) A imagem I1 se forma 40 cm à direita de L2 (400 - 360) ---> Esta dimensão não parece na figura. Seria interessante colocá-la.

3) Do jeito que está escrito, parece que 60 é a distância de L2 a I1, o que não é verdade (vide acima). 60 é a distância de L2 ao olho. Seria melhor esclarecer isto na figura.

4) O raio incidente vermelho na lente L2, paralelo ao eixo, DEVE ir da ponta da imagem I1 até L2, isto é do lado direito de L2 (você representou errado, do lado esquerdo de L2).

1/f2 = 1/p2 + 1/p'2 ---> 1/(-20) = 1/(-40) + 1/p'2 ---> p'2 = - 40 (imagem I2 à esquerda de L2).

5) Seria interessante representar, na figura, a distância da imagem final I2 ao espelho L2 (40 cm) e também a distância de I1 a I2 (40 + 60 = 100 cm), que é a resposta do item b da questão.

6) Algo interessante a ser notado: A imagem I1 se formou sobre o centro de curvatura da lente L2. Isto significa que I1 e I2 tem o mesmo tamanho (e ambas tem o mesmo tamanho do objeto).

Sugiro refazer a figura, com estas pequenas correções, em escala e em tamanho um pouco maior.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Natloc215 Dom 29 maio 2016, 19:28

Elcioschin escreveu:Natlock

Como a figura original não está mais disponível, vou me basear nas minhas explicações anteriores (bem antigas), para responder:

Sua figura está bem perto da verdade, necessitando apenas de alguns ajustes:

1) 1/f1 = 1/p1 + 1/L1 ---> 1/200 = 1/p1 + 1/400 ---> p1 = 400 ---> p1 = 2.f1

Conclusão: o objeto está sobre o centro de curvatura de L1 (exatamente como você postou). Isto significa que o tamanho de I1 é igual ao do objeto.

2) A imagem I1 se forma 40 cm à direita de L2 (400 - 360) ---> Esta dimensão não parece na figura. Seria interessante colocá-la.

3) Do jeito que está escrito, parece que 60 é a distância de L2 a I1, o que não é verdade (vide acima). 60 é a distância de L2 ao olho. Seria melhor esclarecer isto na figura.

4) O raio incidente vermelho na lente L2, paralelo ao eixo, DEVE ir da ponta da imagem I1 até L2, isto é do lado direito de L2 (você representou errado, do lado esquerdo de L2).

1/f2 = 1/p2 + 1/p'2 ---> 1/(-20) = 1/(-40) + 1/p'2 ---> p'2 = - 40 (imagem I2 à esquerda de L2).

5) Seria interessante representar, na figura, a distância da imagem final I2 ao espelho L2 (40 cm) e também a distância de I1 a I2 (40 + 60 = 100 cm), que é a resposta do item b da questão.

6) Algo interessante a ser notado: A imagem I1 se formou sobre o centro de curvatura da lente L2. Isto significa que I1 e I2 tem o mesmo tamanho (e ambas tem o mesmo tamanho do objeto).

Sugiro refazer a figura, com estas pequenas correções, em escala e em tamanho um pouco maior.
Elcioschin, mas seu eu representar o raio vindo da direita pra esquerda, a imagem 2 iria se formar  a direita de L2 e não estria a 100 cm do olho.. olhá só.. e os raios de luz não estao vindo do Objeto até ->>>> ? 


Associação de Lentes 2q8rp6t
Natloc215
Natloc215
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 21/02/2016
Idade : 24
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Lentes Empty Re: Associação de Lentes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos