PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Balanceamento

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Balanceamento

Mensagem por aziulana Ter 27 Ago 2024, 19:52

(PUC Minas) A nave estelar Enterprise, do filme Jornada nas Estrelas, usou B5H10 e O2 como mistura combustível. As duas substâncias reagem de acordo com a seguinte equação não balanceada:

B 5H10 + O2 → B2O3 + H2O

A soma total dos coeficientes mínimos e inteiros das espécies químicas envolvidas, após o balanceamento da equação, é

A) 14. B) 29. C) 34. D) 48. E) 59.


Gabarito letra E.



Eu só consegui fazer uma parte do balanceamento, não consegui achar um meio de balancear o oxigênio e ficou assim:

2B5H10 + O2 -> 5B2O3 + 10H2O

Poderiam me ajudar sobre como prosseguir e chegar na resposta? 


Obs.: quando fui pesquisar essa questão, vi que, originalmente, a quantidade de H seria 9, e aí sim, eu conseguiria chegar no balanceamento. Porém na minha apostila está realmente como 10 hidrogênios, e gostaria de saber como solucionar nesse caso!


Última edição por aziulana em Ter 27 Ago 2024, 23:43, editado 1 vez(es)
aziulana
aziulana
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2024
Idade : 19
Localização : cristina, mg

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Balanceamento

Mensagem por matheus_feb Ter 27 Ago 2024, 20:16

aziulana escreveu:(PUC Minas) A nave estelar Enterprise, do filme Jornada nas Estrelas, usou B5H10 e O2 como mistura combustível. As duas substâncias reagem de acordo com a seguinte equação não balanceada:

B 5H10 + O2 → B2O3 + H2O

A soma total dos coeficientes mínimos e inteiros das espécies químicas envolvidas, após o balanceamento da equação, é

A) 14. B) 29. C) 34. D) 48. E) 59.


Gabarito letra E.



Eu só consegui fazer uma parte do balanceamento, não consegui achar um meio de balancear o oxigênio e ficou assim:

2B5H10 + O2 -> 5B2O3 + 10H2O

Poderiam me ajudar sobre como prosseguir e chegar na resposta? 


Obs.: quando fui pesquisar essa questão, vi que, originalmente, a quantidade de H seria 9, e aí sim, eu conseguiria chegar no balanceamento. Porém na minha apostila está realmente como 10 hidrogênios, e gostaria de saber como solucionar nesse caso!
É simples. No lado dos produtos, temos 5.3 + 10 = 25 oxigênios. Como do lado do reagente temos 2 oxigênios, a proporção estequiométrica que balanceia o número de oxigênios é 25/2.

Creio que você não saiba, mas é permitido sim balancear uma substância com números não inteiros. Casos como esse ocorrem 90% das vezes principalmente em reações de combustão. Dificilmente o número de oxigênios não será racional.
matheus_feb
matheus_feb
Jedi
Jedi

Mensagens : 371
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

aziulana gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Balanceamento

Mensagem por Alfaia Ter 27 Ago 2024, 20:18

Fazendo por tentativa e erro eu primeiro igualei a quantidade de Boro e Hidrogênio nos dois lados: 

2 B5H10+ O2 ---> 5 B2O3 + 10 H2O

Depois, tentei igualar a quantidade de Oxigênio, mesmo que desse um número racional: 

2 B5H10+ 25/2 O2 ---> 5 B2O3+ 10 H2O

Multipliquei todos os coeficientes por 2 para o número racional sumir e ficar apenas os coeficientes inteiros:

4 B5H10+ 25 O---> 10 B2O3+ 20 H2O

Somando os coeficientes: 4+25+10+20=59 (Letra E)

Alfaia
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 02/04/2024

aziulana gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Balanceamento

Mensagem por aziulana Ter 27 Ago 2024, 20:34

entendii, obrigada! eu sabia que poderia usar números não inteiros, porém fiquei meio confusa sobre como aplicar nessa questão!
aziulana
aziulana
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2024
Idade : 19
Localização : cristina, mg

Alfaia gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Balanceamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos