PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Balanceamento e Estequiometria

2 participantes

Ir para baixo

Balanceamento e Estequiometria Empty Balanceamento e Estequiometria

Mensagem por David Harmor Seg 26 Ago 2024, 17:44

Quando, para facilitar a aprendizagem, se classificam as reações químicas em grupos, um dos grandes grupos é o das reações de oxi-redução. A importância das reações de oxiredução nos seres vivos, e particularmente nos mamíferos, fica evidenciada quando pensamos que uma grande parte do metabolismo diz respeito às transformações que os nutrientes sofrem no organismo e que, globalmente, podemos entender estas transformações como consistindo na oxidação dos nutrientes pelo oxigénio formando-se dióxido de carbono e água. Analise a reação de óxido-redução inorgânica abaixo representada pelo processo de “limpeza” de objetos de prata 
Ag2S(s) + Al(s) + NaOH(aq) + H2O(l)→ Ag(s) + H2S(aq) + NaAlO2(aq)
a) Encontre os menores coeficientes inteiros que tornam essa equação balanceada. 
b) Calcule a massa de Ag(s) formada a partir de 148,74 g de Ag2S(s) e 16g de soda cáustica 80% pura. Identifique a substância em excesso e calcule sua massa que não reagiu.
c) Dê o nome químico de acordo com a IUPAC dos produtos. Somente os que estão em fase aquosa.
Não tenho gabarito
Minhas respostas:
a) 3-2-2-2->6-3-2
b)Duvida
c)àcido sulfidrico e fiquei em duvida como achar o nome do NaAlO2
David Harmor
David Harmor
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 19/03/2024
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Balanceamento e Estequiometria Empty Re: Balanceamento e Estequiometria

Mensagem por Jigsaw Seg 26 Ago 2024, 19:19

David Harmor escreveu:Quando, para facilitar a aprendizagem, se classificam as reações químicas em grupos, um dos grandes grupos é o das reações de oxi-redução. A importância das reações de oxiredução nos seres vivos, e particularmente nos mamíferos, fica evidenciada quando pensamos que uma grande parte do metabolismo diz respeito às transformações que os nutrientes sofrem no organismo e que, globalmente, podemos entender estas transformações como consistindo na oxidação dos nutrientes pelo oxigénio formando-se dióxido de carbono e água. Analise a reação de óxido-redução inorgânica abaixo representada pelo processo de “limpeza” de objetos de prata 
Ag2S(s) + Al(s) + NaOH(aq) + H2O(l)→ Ag(s) + H2S(aq) + NaAlO2(aq)
a) Encontre os menores coeficientes inteiros que tornam essa equação balanceada. 
b) Calcule a massa de Ag(s) formada a partir de 148,74 g de Ag2S(s) e 16g de soda cáustica 80% pura. Identifique a substância em excesso e calcule sua massa que não reagiu.
c) Dê o nome químico de acordo com a IUPAC dos produtos. Somente os que estão em fase aquosa.
Não tenho gabarito
Minhas respostas:
a) 3-2-2-2->6-3-2
b)Duvida
c)àcido sulfidrico e fiquei em duvida como achar o nome do NaAlO2
David Harmor, Analise a reação de óxido-redução inorgânica abaixo representada pelo processo de “limpeza” de objetos de prata 

Ag2S(s) + Al(s) + NaOH(aq) + H2O(l)→ Ag(s) + H2S(aq) + NaAlO2(aq)

a) Encontre os menores coeficientes inteiros que tornam essa equação balanceada. 

3 Ag2S(s) + 2 Al(s) + 2 NaOH(aq) + 2 H2O(l)→ 6 Ag(s) + 3 H2S(aq) + 2 NaAlO2(aq)

b) Calcule a massa de Ag(s) formada a partir de 148,74 g de Ag2S(s) e 16g de soda cáustica 80% pura. Identifique a substância em excesso e calcule sua massa que não reagiu.

Então se 3 x 247,8 g de Ag2S reage com 2 x 40 g de NaOH, 148,74 g de Ag2S reage com 16 g de NaOH, mas o NaOH contem impurezas, logo Ag2S é o REAGENTE EM EXCESSO.

2 X 40 g NaOH = 6 x 107,87 g de Ag
16 x 0,8 ----------------x

x = 103,55 g de Ag

Então se 3 x 247,8 g de Ag2S reage com 2 x 40 g de NaOH, y g de Ag2S reage com 16 x 0,80  g de NaOH PORTANTO y = 118,94 g 

m Ag2S EXCESSO = 148,74 - 118,94 = 29,8 g

c) Dê o nome químico de acordo com a IUPAC dos produtos. Somente os que estão em fase aquosa.

AlO2- = íon aluminato PORTANTO NaAlO2 = Aluminato de Sódio

lol! lol! lol! lol!


Última edição por Jigsaw em Seg 26 Ago 2024, 19:21, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : readequação do texto da mensagem)
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 689
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

David Harmor gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos