PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onda/diferênça de percurso

Ir para baixo

Onda/diferênça de percurso Empty Onda/diferênça de percurso

Mensagem por wadekly Qui 22 Ago 2024, 02:18

Onda/diferênça de percurso 20240823
Duas ondas harmô ni - cas, de mesma frequência f e comprimento de onda λ, propagam-se com velocidade V. Em um deter minado instante, cada uma delas inci - de, em fase, sobre um meio onde suas velocidades são respectivamente V1 = 2V/3 e V2=V/2 . Após percorrerem uma distância d dentro destes meios, as ondas emergem para o meio onde sua velocidade é V e, em seguida, se super põem em um ponto P que está a uma grande distância L dos meios.
Supondo-se que f seja independente do meio e permaneça cons tante, forneça três possíveis valores de d, em função de λ, para que em P haja uma interferência destrutiva.

Spoiler:

Na teoria, vi que a diferença de percurso de ondas é metade do comprimento de onda multiplicado por 1, 3, 5, 7... ou 2, 4, 6, 8.... No primeiro e no segundo caso, respectivamente, se as ondas estão em fase, ocorrem interfêrencia destrutiva ou construtiva. Caso não estejam em fase, a condição para a interferência construtiva ou destrutiva se inverte...

Vi, também, que a defasagem angular entre dois pontos é igual a dois pi dividido pelo comprimento de onda multiplicado pela variação de percurso; fiquei meio confuso com a teroria, o que acabou complicando a minha resolução desta questão... Alguém poderia me esclarecer melhor estes conceitos...?! GRATO...!!

wadekly
Jedi
Jedi

Mensagens : 207
Data de inscrição : 29/03/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos