PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] pKa e equilibrio de reação

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido [DÚVIDA] pKa e equilibrio de reação

Mensagem por ffacuri Qua 07 Ago 2024, 13:49

Dado um certo meio, por exemplo um ácido de PH=5, pode se dizer que as substâncias que se ionizarão nesse meio sempre são de pKa menor que o PH? 
Como se pKa fosse também a "força" para soltar o H+ igual o PH


No meu entendimento de equilíbrio de reação, o meio não permitiria a ionização de substâncias com pKa maior que seu PH, já substâncias com pKa menor não teriam problemas em ionizar.


Última edição por ffacuri em Qua 14 Ago 2024, 11:52, editado 1 vez(es)
ffacuri
ffacuri
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 05/01/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [DÚVIDA] pKa e equilibrio de reação

Mensagem por Lipo_f Qua 07 Ago 2024, 14:53

Considere um meio já ácido num certo pH => [H+] = 10^-pH. Aí eu adiciono 1mol de um ácido fraco HX com Ka
HX <=>    H+       +      X-
 1          10^-pH            0
O ácido ioniza pra satisfazer o equilíbrio de forma que no fim fico com (10^-pH + x)x/(1-x) = Ka
Então, sim, o que você falou é verdade. Se Ka for pequenino, eu preciso que o denominador seja próximo de 1, daí o produto (10^-pH + x)x fica pequeno, então ele ioniza. Se for k grandão, o oposto ocorre.
O que eu não posso (pelo menos não consigo) afirmar é essa relação entre pH e pKa. Eu só consigo comparar o que importa de ionização entre os pKa's de vários ácidos. O que for menor é o que mais ioniza (independente do pH).
Lipo_f
Lipo_f
Jedi
Jedi

Mensagens : 344
Data de inscrição : 16/05/2024
Idade : 19
Localização : Belém, Pará

ffacuri gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [DÚVIDA] pKa e equilibrio de reação

Mensagem por matheus_feb Qui 08 Ago 2024, 13:54

ffacuri escreveu:Dado um certo meio, por exemplo um ácido de PH=5, pode se dizer que as substâncias que se ionizarão nesse meio sempre são de pKa menor que o PH? 
Como se pKa fosse também a "força" para soltar o H+ igual o PH


No meu entendimento de equilíbrio de reação, o meio não permitiria a ionização de substâncias com pKa maior que seu PH, já substâncias com pKa menor não teriam problemas em ionizar.
Vou tentar responder a relação entre pH e Ka abordada pelo amigo Lipo.

Sendo pKa = -log[Ka], para -4 > Ka > 14, para valores próximos de -4, mais forte é o ácido.
Ademais, sabe-se que, pela Lei de Diluição de Ostwald: Ka = M . α2 , sendo:

- M = Concentração molar do ácido, em mol/L.
- α = grau de ionização do ácido (varia entre 1 ≤ α ≤ 0).

Sabendo o grau de ionização do ácido, pode-se determinar, também matematicamente, a concentração hidrogeniônica responsável pela determinação do pH:

[H+] = M . α . noH  , sendo:

- noH = Quantidade de hidrogênios ionizáveis. Isso é importante no estudo dos ácidos, uma vez que nem todos os hidrogênios presentes em um ácido HX, HnXOn ou R-(COOH)n  serão capazes de serem ionizados. (EX: O ácido bórico [H3BO3] possui apenas um de seus hidrogênios capazes de sofrer ionização).

Outra forma de demonstração da expressão matemática, considerando um ácido inorgânico HX:

    HX        ↔        H+    +    X-
''y'' mol/L     ''y'' mol/L   ''y'' mol/L

Portanto, na dissociação iônica do ácido, teremos uma proporção de 1:1 para molaridade entre a solução de ácido e sua concentração hidrogeniônica. O grau de ionização (%) determina a quantidade de moléculas ionizadas por total de moléculas, influenciando na concentração final de H+ (M . α), como já demonstrado acima.
matheus_feb
matheus_feb
Jedi
Jedi

Mensagens : 339
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

ffacuri gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [DÚVIDA] pKa e equilibrio de reação

Mensagem por ffacuri Qua 14 Ago 2024, 11:51

matheus_feb escreveu:
ffacuri escreveu:Dado um certo meio, por exemplo um ácido de PH=5, pode se dizer que as substâncias que se ionizarão nesse meio sempre são de pKa menor que o PH? 
Como se pKa fosse também a "força" para soltar o H+ igual o PH


No meu entendimento de equilíbrio de reação, o meio não permitiria a ionização de substâncias com pKa maior que seu PH, já substâncias com pKa menor não teriam problemas em ionizar.
Vou tentar responder a relação entre pH e Ka abordada pelo amigo Lipo.

Sendo pKa = -log[Ka], para -4 > Ka > 14, para valores próximos de -4, mais forte é o ácido.
Ademais, sabe-se que, pela Lei de Diluição de Ostwald: Ka = M . α2 , sendo:

- M = Concentração molar do ácido, em mol/L.
- α = grau de ionização do ácido (varia entre 1 ≤ α ≤ 0).

Sabendo o grau de ionização do ácido, pode-se determinar, também matematicamente, a concentração hidrogeniônica responsável pela determinação do pH:

[H+] = M . α . noH  , sendo:

- noH = Quantidade de hidrogênios ionizáveis. Isso é importante no estudo dos ácidos, uma vez que nem todos os hidrogênios presentes em um ácido HX, HnXOn ou R-(COOH)n  serão capazes de serem ionizados. (EX: O ácido bórico [H3BO3] possui apenas um de seus hidrogênios capazes de sofrer ionização).

Outra forma de demonstração da expressão matemática, considerando um ácido inorgânico HX:

    HX        ↔        H+    +    X-
''y'' mol/L     ''y'' mol/L   ''y'' mol/L

Portanto, na dissociação iônica do ácido, teremos uma proporção de 1:1 para molaridade entre a solução de ácido e sua concentração hidrogeniônica. O grau de ionização (%) determina a quantidade de moléculas ionizadas por total de moléculas, influenciando na concentração final de H+ (M . α), como já demonstrado acima.


Muito obrigado pelas respostas dos dois, consegui fazer o link que precisava com deprotonação tb.
ffacuri
ffacuri
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 05/01/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [DÚVIDA] pKa e equilibrio de reação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos