PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre uma possível resolução da "questão do pescador"

2 participantes

Ir para baixo

Sobre uma possível resolução da "questão do pescador" Empty Sobre uma possível resolução da "questão do pescador"

Mensagem por Graphiel404 Ter 26 Mar 2024, 16:00

Bom dia ou boa tarde ou boa noite!

Bom, eu estava fazendo alguns exercícios do Tópicos de Física Vol. 1 e me deparei com uma questão que, apesar de ter conseguido resolver (a resposta está correta, mas não sei se posso dizer o mesmo do método que utilizei para chegar até ela), gostaria de saber da opinião de vocês quanto à minha resolução, quero evitar qualquer "pseudomatemática"...

Se trata da questão 57, a qual segue o enunciado:

 Sobre uma possível resolução da "questão do pescador" Enunci11

Bom, a minha tese é que tenha que calcular a velocidade do barco em relação ao segmento AP. Para isso eu assumi que a velocidade V2 (Velocidade do barco depois que surgiu o ângulo θ) tenha o "mesmo ∆t" que a velocidade V1 (Velocidade antes do surgimento do ângulo θ) e utilizei simples relações trigonométricas para calcular V2:

[latex]I) Cos\theta = \frac{\overline{AO}}{\overline{AP}}[/latex]

[latex]II) V1 = \frac{\overline{AO}}{\Delta t}[/latex]

[latex]III) V2 = \frac{\overline{AP}}{\Delta t}[/latex]

[latex]IV) \overline{AO} = Cos\theta \times \overline{AP} \rightarrow V1 = \frac{Cos\theta \times \overline{AP}}{\Delta t}[/latex]
[latex]V) V1 = V2\times Cos\theta \rightarrow V2 = \frac{V1}{Cos\theta }[/latex]

Acredito muito que houve uma "pseudomatemática" no meu raciocínio kkkkk... Só queria saber a opinião de vocês. Obrigado por lerem até aqui!


Última edição por Graphiel404 em Ter 26 Mar 2024, 19:38, editado 4 vez(es)
Graphiel404
Graphiel404
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 20/02/2024
Idade : 16
Localização : Jaguaruana, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre uma possível resolução da "questão do pescador" Empty Re: Sobre uma possível resolução da "questão do pescador"

Mensagem por Elcioschin Ter 26 Mar 2024, 17:19

O enunciado cita uma figura. Por favor, poste-a.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Graphiel404 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre uma possível resolução da "questão do pescador" Empty Re: Sobre uma possível resolução da "questão do pescador"

Mensagem por Graphiel404 Ter 26 Mar 2024, 19:36

Elcioschin escreveu:O enunciado cita uma figura. Por favor, poste-a.
Editei a postagem, mestre!
Graphiel404
Graphiel404
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 20/02/2024
Idade : 16
Localização : Jaguaruana, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre uma possível resolução da "questão do pescador" Empty Re: Sobre uma possível resolução da "questão do pescador"

Mensagem por Elcioschin Ter 26 Mar 2024, 22:06

Sobre uma possível resolução da "questão do pescador" Abarco10
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre uma possível resolução da "questão do pescador" Empty Re: Sobre uma possível resolução da "questão do pescador"

Mensagem por Graphiel404 Ter 26 Mar 2024, 22:29

Elcioschin escreveu:Sobre uma possível resolução da "questão do pescador" Abarco10

Mestre Elcioschin, por favor, dê uma olhada nesse PDF: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/veiculos_de_comunicacao/ENF/ENF20N4/ENF20N4_19.PDF
Graphiel404
Graphiel404
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 20/02/2024
Idade : 16
Localização : Jaguaruana, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre uma possível resolução da "questão do pescador" Empty Re: Sobre uma possível resolução da "questão do pescador"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos