PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por quanto tempo cada jogador deve estar em campo?

3 participantes

Ir para baixo

Por quanto tempo cada jogador deve estar em campo? Empty Por quanto tempo cada jogador deve estar em campo?

Mensagem por maico33LP Dom Jul 03 2022, 10:59

A seguinte questão surgiu em uma revistinha de desafios: "Em um jogo com 6 jogadores, que dura 40 minutos, há 4 reservas. Eles substituem cada jogador, de forma que todos os jogadores, incluindo os próprios reservas, encerrem a partida tendo estado em campo durante a mesma quantidade de tempo. Por quanto tempo cada jogador deve estar em campo?"

Primeiramente, está implícito nas regras do jogo que eu posso tirar e por em campo um jogador mais de uma vez, pois caso contrário o desafio não tem solução. De fato, após colocar todos os 4 reservas em campo, haverá 2 jogadores que não foram substituídos ainda e que, naturalmente, terão jogado mais tempo que todos os reservas. A única maneira desses 2 jogares jogarem o mesmo tanto que os demais jogadores, é se eu os substituir. Mas isso só acontece se a regra do jogo me permitir colocar em campo de novo um jogador que já havia sido substituído.


Eu consegui resolver de um modo que não me agradou muito e gostaria muito de ver outras resoluções (com justificativa), especialmente se forem mais simples que a minha. 

A minha solução foi a seguinte: chamarei de 1,2,3,4,5,6 os 6 jogadores em campo iniciais e de 7,8,9,10 os 4 jogadores reservas. Irei fazer substituições de 1 jogador por vez a um intervalo regular de x minutos. Vou indicar por 1^{0}, 1^{x}, 1^{2x}, etc, que o jogador 1 jogou 0 intervalo de x minutos, 1 intervalos de x minutos, 2 intervalos de x minutos e etc. Essa indicação será feita para todos os demais jogadores: 2,3,4,5,6,7,8,9,10.



Assim, no começo do jogo a gente tem

1^{0}, 2^{0}, 3^{0}, 4^{0}, 5^{0}, 6^{0} | 7^{0}, 8^{0}, 9^{0}, 10^{0}, indicando que ainda nenhum jogador jogou um intervalo de x minutos.


Após o primeiro intervalo, irei substituir o jogador 1 pelo jogador 7. Assim, ficaremos:

7^{0}, 2^{x}, 3^{x}, 4^{x}, 5^{x}, 6^{x} |  1^{x}, 8^{0}, 9^{0}, 10^{0}.



Após o segundo intervalo, substituo o jogador 2 pelo jogador 8.

7^{x}, 8^{0}, 3^{2x}, 4^{2x}, 5^{2x}, 6^{2x} | 1^{x}, 2^{2x}, 9^{0}, 10^{0}.



Após o terceiro intervalo, substituo o jogador 3 pelo jogador 9.

7^{2x}, 8^{x}, 9^{0}, 4^{3x}, 5^{3x}, 6^{3x} | 1^{x}, 2^{2x}, 3^{3x}, 10^{0}



Após o quarto intervalo, substituo o jogador 4 pelo jogador 10.

7^{3x}, 8^{2x}, 9^{x}, 10^{0}, 5^{4x}, 6^{4x} | 1^{x}, 2^{2x}, 3^{3x}, 4^{4x}.


A partir do quinto intervalo, preciso colocar em campo de novo um jogador que havia sido substituído. Naturalmente, vou colocar em campo aquele jogador que jogou menos, ou seja, colocar o jogador 1. Irei colocá-lo no lugar do jogador que jogou mais tempo desde o inicio até agora, ou seja, o jogador 4. Essa regra será aplicada continuamente nas substituições, colocando sempre o que está em banco e que jogou menos que os demais do banco, no lugar do que está em campo e que jogou mais que os demais em campo.


Após 4 interações a partir do quarto intervalo, todos os atuais reservas do quarto intervalo: 1,2,3,4 deverão estar em campo de novo, e os atuais jogares do quarto intervalo: 5,6,7,8 deverão estar na reserva. Já que 5,6,7,8 serão substituídos, nessa ordem, por 1,2,3,4, após o oitavo intervalo cada jogador terá jogado


3^{4x}, 4^{4x}, 9^{5x}, 10^{4x}, 1^{4x}, 2^{4x} | 5^{5x}, 6^{6x}, 7^{6x}, 8^{6x}.



Após o nono intervalo, substituo o jogador 9 pelo jogador 5 e teremos:

3^{5x}, 4^{5x}, 5^{5x}, 10^{5x}, 1^{5x}, 2^{5x} | 9^{6x}, 6^{6x}, 7^{6x}, 8^{6x}.


Logo, após o décimo intervalo, todos os jogadores terão jogado exatamente 6x minutos. Como levou-se 10 intervalos para que isso acontecesse, cada intervalo tem 40/10 = 4 minutos. Como cada jogador jogou 6x minutos, com x = 4, então cada jogador jogou 24 minutos.


O que eu não gosto dessa resolução. Eu cheguei ao resultado utilizando uma regra de substituição particular, 1 jogador de cada vez. E se eu substituísse 2 jogares por vez? Eu obteria o mesmo número mínimo de intervalos para que cada jogador jogasse o mesmo tanto que os demais? Eu acho que a resposta é sim, mas ainda não sei uma justificativa satisfatória.
maico33LP
maico33LP
Matador
Matador

Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/07/2013
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Por quanto tempo cada jogador deve estar em campo? Empty Re: Por quanto tempo cada jogador deve estar em campo?

Mensagem por joaoZacharias Dom Jul 03 2022, 11:58

Olá colega;

Sempre existirão 6 jogadores em campo durante os 40 minutos, portanto cada vaga é ocupada por 40 minutos. Numeremos as vagas no jogo em 1,2,3,4,5 e 6; Chamemos os dez jogadores de A, B , C , D, E , F , G , H , I e J.
Defina-se [latex]X_n[/latex] como sendo tempo que cada jogador X passa numa vaga de número n.

Como cada vaga de número n é ocupada por 40 minutos, então a soma dos tempos que cada jogador ocupa ela é 40:

[latex]A_n + B_n + C_n + D_n + E_n + F_n +G_n + H_n + I_n + J_n = 40 \text{ }minutos[/latex]

Se você somar as equações das seis vagas:

[latex]T_A + T_B + T_C + T_D + T_E + T_F + T_G + T_H + T_I + T_J = 240[/latex]

Onde cada [latex]T_X[/latex] de um dado jogador X é a soma [latex]T_X = X_1 + X_2 + X_3 + X_4 + X_5 + X_6[/latex]. Note que [latex]T_X[/latex] é a soma dos tempos que um jogador passa em cada uma das vagas e, portanto, é o tempo total que ele participa do jogo.

Pela hipótese do tempo em campo de cada jogador ser igual:

[latex]T_A = T_B = T_C = T_D = T_E = T_F = T_G = T_H = T_I = T_J = \text{Tempo em campo por jogador} \implies [/latex]


[latex]10 \cdot \text{Tempo em campo por jogador} = 240 \implies

\text{Tempo em campo por jogador} = 24 \text{ }minutos[/latex]

Bons estudos Smile
joaoZacharias
joaoZacharias
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 18/03/2020
Localização : Campinas - SP, BR

maico33LP gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Por quanto tempo cada jogador deve estar em campo? Empty Re: Por quanto tempo cada jogador deve estar em campo?

Mensagem por Elcioschin Dom Jul 03 2022, 12:05

Simplificando

t = 40/(6 + 4) ---> t = 4 min

Tempo total de cada jogador = 6.4 = 24 min
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71683
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quanto tempo cada jogador deve estar em campo? Empty Re: Por quanto tempo cada jogador deve estar em campo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos