PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação - Vacinação obrigatória

2 participantes

Ir para baixo

Redação - Vacinação obrigatória Empty Redação - Vacinação obrigatória

Mensagem por thiagosrvs Sex 08 Jan 2021, 08:17

Tema: Cuidado com a saúde: A vacinação deve ser obrigatória?




                No início do século XX, sob a tutela do médico sanitarista Oswaldo Cruz, instituiu-se a política de vacinação compulsória no Rio de Janeiro, o que culminou em um abalo social: a Revolta da Vacina. Hodiernamente, sob o caos da pandemia do Coronavírus, essa querela é retomada e discute-se a legalidade desse cenário. Nesse viés, é fundamental considerar que a obrigatoriedade da imunização fere direitos constitucionais, ainda que a medida em si seja positiva e deva ser promovida.
                Em primeiro plano, é importante considerar que o artigo 5º da Carta Magna garante o direito à liberdade. Nessa perspectiva, o escritor Gilberto Dimenstein, em sua obra “O Cidadão de Papel”, defende que as leis se materializem no cotidiano e não sejam restritas ao papel. Ora, sob essa ótica, não há dúvidas de que a obrigatoriedade de uma intervenção na saúde do indivíduo fere seus direitos constitucionais. Sendo assim, em uma análise não maquiavélica – na qual se consideram os meios e não apenas os fins -, comprova-se que a obrigatoriedade desse quesito vai de encontro a um Estado Democrático de Direito.
                Por outro lado, deve haver um incentivo à vacinação, de modo que seja uma decisão de arbítrio do indivíduo. Nesse sentido, o filósofo Platão, em sua dialética eternizada em “A República”, evidencia a importância do pensamento coletivo para o bem-estar da pólis – conjunto habitacional à época. De modo análogo, urge a necessidade de promover a vacinação em vista de seus benefícios coletivos, pois, desse modo, reduz-se gastos com tratamentos evitáveis na saúde pública e, inclusive, algumas doenças podem ser erradicadas da população, garantido o benefício coletivo defendido por Platão. Nesse contexto, o NHS -serviço de saúde britânico – confirmou, em estudo recente, que o ônus, a longo prazo, de tratar uma doença, é superior ao custo de erradicá-la com vacinas.
                Fica, portanto, evidente, que a vacinação, embora positiva, não deve ser de cunho obrigatório. Desse modo, é dever do Ministério da Saúde tornar facultativa a vacinação, por meio de projeto de lei a ser votado na Câmara dos Deputados, a fim de garantir as liberdades individuais. Cabe, também, às Secretarias de Saúde promoverem campanhas sobre os benefícios da imunização coletiva, por meio de aconselhamentos feitos por agentes de saúde em âmbito local, para que a população reconheça seus benefícios e optem por serem imunizadas. Sendo assim, é possível garantir o bem-estar comum tal qual teorizou Platão sem, no entanto, ferir a Constituição Federal.


Grato, desde já!
thiagosrvs
thiagosrvs
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/03/2018
Idade : 25
Localização : MG/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Vacinação obrigatória Empty Re: Redação - Vacinação obrigatória

Mensagem por victormanfro99 Sex 08 Jan 2021, 09:15

O seu primeiro parágrafo de desenvolvimento deve ser revisto. Recentemente, foi decidida pelo Supremo Tribunal Federal a constitucionalidade da vacinação obrigatória. Isso não significa levar pessoas à força para serem vacinadas, mas que  quem se recusar terá que arcar com as consequências previstas em lei. No voto do ministro do STF Ricardo Lewandowski, que foi acompanhado por todos os outros ministros: “Sob o ângulo estritamente constitucional, a previsão de vacinação obrigatória, excluída a imposição de vacinação forçada, afigura-se legítima”. 
victormanfro99
victormanfro99
Jedi
Jedi

Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Vacinação obrigatória Empty Re: Redação - Vacinação obrigatória

Mensagem por thiagosrvs Sex 08 Jan 2021, 09:23

victormanfro99 escreveu:O seu primeiro parágrafo de desenvolvimento deve ser revisto. Recentemente, foi decidida pelo Supremo Tribunal Federal a constitucionalidade da vacinação obrigatória. Isso não significa levar pessoas à força para serem vacinadas, mas que  quem se recusar terá que arcar com as consequências previstas em lei. No voto do ministro do STF Ricardo Lewandowski, que foi acompanhado por todos os outros ministros: “Sob o ângulo estritamente constitucional, a previsão de vacinação obrigatória, excluída a imposição de vacinação forçada, afigura-se legítima”. 

Obrigado, quando utilizei "vacinação obrigatória" eu tinha em mente a vacinação forçada, sendo esta inconstitucional, porém deveria ter sido mais específico para não deixar lacunas.
thiagosrvs
thiagosrvs
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/03/2018
Idade : 25
Localização : MG/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Vacinação obrigatória Empty Re: Redação - Vacinação obrigatória

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos