A contribuição da arte como disciplina obrigatória
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PiR2 :: Linguagens :: Redação
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A contribuição da arte como disciplina obrigatória
Redação modelo ENEM. Qual nota vocês dariam para essa redação?
Tema: A contribuição de artes visuais, dança, música e teatro como disciplinas obrigatória
No século XIV, a arte do Renascimento desenvolveu um novo modelo sociocultural, permitindo a formação de pensamentos críticos ao seu mundo e, consequentemente, desencadeando a reforma protestante, iluminismo e desenvolvimento da ciência. Desse modo, percebe-se que a arte como disciplina obrigatória nas escolas desenvolve o pensamento crítico do aluno, se for exposto ao aluno da forma correta. Nesse sentido, analisar os aspectos que intensificam e atenuam a difusão da arte é medida que faz imediata.
Primeiramente, é fulcral pontuar que o estímulo às artes corrobora para um pensamento crítico do aluno. Conforme o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Diante desse contexto, em uma sociedade que se predominam as relações de lucro e interesse, usando até mesmo a manipulação de dados, o pensamento crítico ajuda o aluno a entender melhor o seu mundo e a criticá-lo.
Outrossim, é válido ressaltar que a desvalorização das artes na sociedade impossibilita os benefícios gerados por essa. Segundo a teoria dos fatos sociais de Émile Durkheim, o fato social é imposto ao indivíduo, levando-o a agir como a sociedade determinada. Nessa ótica, a desvalorização da arte em relação as outras disciplinas é algo imposto ao estudante tanto na escola como em casa, por conseguinte, impedindo o desenvolvimento de uma atitude crítica no corpo social.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar o impasse. Urge que o Ministério da Educação, em consonância com as escolas, desenvolva a valorização da arte, por meio de palestras e aulas que informem aos alunos sobre a importância da arte para a formação da sociedade atual, a fim de garantir o senso crítico e dar continuidade a formação de modelos socioculturais.
Tema: A contribuição de artes visuais, dança, música e teatro como disciplinas obrigatória
No século XIV, a arte do Renascimento desenvolveu um novo modelo sociocultural, permitindo a formação de pensamentos críticos ao seu mundo e, consequentemente, desencadeando a reforma protestante, iluminismo e desenvolvimento da ciência. Desse modo, percebe-se que a arte como disciplina obrigatória nas escolas desenvolve o pensamento crítico do aluno, se for exposto ao aluno da forma correta. Nesse sentido, analisar os aspectos que intensificam e atenuam a difusão da arte é medida que faz imediata.
Primeiramente, é fulcral pontuar que o estímulo às artes corrobora para um pensamento crítico do aluno. Conforme o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Diante desse contexto, em uma sociedade que se predominam as relações de lucro e interesse, usando até mesmo a manipulação de dados, o pensamento crítico ajuda o aluno a entender melhor o seu mundo e a criticá-lo.
Outrossim, é válido ressaltar que a desvalorização das artes na sociedade impossibilita os benefícios gerados por essa. Segundo a teoria dos fatos sociais de Émile Durkheim, o fato social é imposto ao indivíduo, levando-o a agir como a sociedade determinada. Nessa ótica, a desvalorização da arte em relação as outras disciplinas é algo imposto ao estudante tanto na escola como em casa, por conseguinte, impedindo o desenvolvimento de uma atitude crítica no corpo social.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar o impasse. Urge que o Ministério da Educação, em consonância com as escolas, desenvolva a valorização da arte, por meio de palestras e aulas que informem aos alunos sobre a importância da arte para a formação da sociedade atual, a fim de garantir o senso crítico e dar continuidade a formação de modelos socioculturais.
Última edição por Roberto267 em Sex 19 Jun 2020, 14:51, editado 4 vez(es)
Roberto267- Iniciante
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/07/2019
Idade : 21
Localização : Guarulhos, Sp, Brasil
Re: A contribuição da arte como disciplina obrigatória
Boa tarde,
Na minha opinião texto irrepreensível, só não gostei do último período da introdução, acho que só encheu linguiça, pois você já tinha exposto seus argumentos e conseguiu destrinchá-los de forma exemplar no desenvolvimento, sei que é uma estratégia para validar seu posicionamento, o que às vezes é válido, mas nessa situação não gostei muito não.
Quanto à nota, sinceramente é redação para competir pelos 1000, mas como redações nota mil são avaliadas por até 5 corretores, talveeez essa introdução muito longa seria motivo para eles darem 980, que é o mil quebrado, ou então algum outro erro que eu não observei.
Excelente redação, abraços.
Na minha opinião texto irrepreensível, só não gostei do último período da introdução, acho que só encheu linguiça, pois você já tinha exposto seus argumentos e conseguiu destrinchá-los de forma exemplar no desenvolvimento, sei que é uma estratégia para validar seu posicionamento, o que às vezes é válido, mas nessa situação não gostei muito não.
Quanto à nota, sinceramente é redação para competir pelos 1000, mas como redações nota mil são avaliadas por até 5 corretores, talveeez essa introdução muito longa seria motivo para eles darem 980, que é o mil quebrado, ou então algum outro erro que eu não observei.
Excelente redação, abraços.
Fabinho snow- Mestre Jedi
- Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro
Re: A contribuição da arte como disciplina obrigatória
Muito obrigado pela correção.
Roberto267- Iniciante
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/07/2019
Idade : 21
Localização : Guarulhos, Sp, Brasil
Re: A contribuição da arte como disciplina obrigatória
As citações de Kant e Durkheim estão avulsas, mal encaixadas.
Experimente usar a ideia de Indústria Cultural, de Adorno e de Horkheimer. Eles diziam, por exemplo, que a arte foi banalizada de modo a massificar o seu acesso e, assim, gerar lucro para as elites detentoras dos meios de produção. Os cidadãos, consequentemente, tornam-se acríticos e incultos, na medida em que são alienados pela mídia - que serve aos interesses das classes dominantes. Em última análise, por fim, a arte é desvalorizada e, portanto, não cumpre seu principal papel: humanizar a população. Nota-se a importância, destarte, das escolas em mudar esse cenário, por meio da conscientização de seus discentes.
Experimente usar a ideia de Indústria Cultural, de Adorno e de Horkheimer. Eles diziam, por exemplo, que a arte foi banalizada de modo a massificar o seu acesso e, assim, gerar lucro para as elites detentoras dos meios de produção. Os cidadãos, consequentemente, tornam-se acríticos e incultos, na medida em que são alienados pela mídia - que serve aos interesses das classes dominantes. Em última análise, por fim, a arte é desvalorizada e, portanto, não cumpre seu principal papel: humanizar a população. Nota-se a importância, destarte, das escolas em mudar esse cenário, por meio da conscientização de seus discentes.
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
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