Como organizar os estudos (Contribuição)
2 participantes
Como organizar os estudos (Contribuição)
Olá pessoal! Não sou nenhum "expert" em vestibulares. Na verdade, não entrei em nenhum curso superior ainda; apesar de já ter alcançado nota suficiente para várias graduações, com exceção daquela que eu queria. Hoje tenho outro foco, que também envolve muito estudo e muita dedicação. Enfim, para agradecer o apoio que tive daqui do fórum vou compartilhar muito do que eu aprendi no que tange à "Técnicas de Estudo" nesse tópico. Espero que seja útil. Abraço! Fiquem com Deus!
*Suponho que quem leu isso aqui já sabe que carreira quer seguir e como chegar lá. Da mesma maneira, já tenha lido o Edital da prova que quer prestar e tenha material didático em mãos. Perdoem os erros de português, digitei isso rápido e não revi.
TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO (PARTE 1 - A ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS)
1. COMO SE ORGANIZAR?
A organização tem de partir de um aspecto mais para o menos específico, isto é, deve começar pelo ano, ir para o mês, para a semana e, por fim, para o dia. Abaixo segue as instruções:
1.1. A organização do ano (Montagem do calendário semanal)
- Tenha uma meta como, por exemplo, estudar um, dois ou três anos. Em seguida, pegue os calendários desses anos (2015, 2016, 2017, ...);
- Marque o dia em que você dará início aos estudos (de preferência um Domingo, para facilitar sua organização). Ex.: dia 05 de julho eu começo a estudar com esse planejamento.
- Agora você vai fazer uma tabela, como a que está abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
- Essa tabela nomeada de "calendário semanal" deve conter todas as semanas desde o início do seu estudo até o termino estipulado pela sua meta. A tabela acima mostra a minha semana 1 de início (21/06 à 27/06) até a semana 11 (30/08 a 05/09). Ela é apenas uma parte de todo o meu calendário semanal, que vai da semana 1 até a semana 80.
- O campo "Dia de estudo" mostra quantos dias você está nessa "atividade de estudar" e estabelece uma relação desse dia com o do calendário. Ex.: dia 54 de estudo é o dia 13 de agosto. Isso vai ser importantíssimo para montar seu processo de revisão e seu cronograma de estudos.
- Aconselho você a usar o Excel para fazer essas tabelas. Com essa organização você vai ter o seu ano, ou melhor, seu "ano de meta" dividido em semanas que mostram quantos dias você já estudou e estabelece uma correspondência dessa quantidade com o dia do calendário.
1.2. Como organizar a semana?
- Faça uma tabela como a que está abaixo. Não divida "cada horário para cada matéria", pois não é hora disso ainda. O que você vai fazer com essa tabela é marcar os horários em que você estará almoçando, jantando, tomando café, praticando alguma atividade física, frequentando algum evento, trabalhando etc. Depois disso, você vai observar o tempo que você tem disponível somente para os estudos. Ex.: "das 8 as 12 horas da segunda-feira eu posso estudar, pois não tenho nenhum outro compromisso". Aí você pode preencher esse local escrevendo "4 horas de estudo". Faça isso para todos os outros dias da semana e veja quanto tempo para estudar você tem. Separe ao menos 1 hora por dia em cada dia como "um período de revisões".
- Se você fez o que foi pedido no parágrafo acima, então você tem a sua disposição o "tempo bruto de estudos". Isto é, se você marcou 4 horas (período das 8 hrs as 12 hrs da segunda-feira), isso não quer dizer que você estudou 4 horas (tempo bruto), pois você teve que parar para beber água, ir ao banheiro, enfim... Descontando todas essas coisas imprevisíveis você obtém o tempo líquido, que é o que realmente interessa e o que faz a diferença. Para ter em mente o seu "tempo líquido", cronometre o tempo que você passa estudando (estudando mesmo!) e pare o cronometro quando tem que sair para algum imprevisto. Anote em um bloco de notas, na sua mesinha de estudo, quantas horas tal matéria foi estudada. Isso serve para você não se iludir achando que estudou 4 horas quando na verdade só estudou 2 horas.
- Observe que a tabela acima apresenta as "horas cheias", isto é, 13 hrs, 14 hrs, etc. e não horas comuns no nosso dia-a-dia, como 11h30min, enfim. O que eu estou querendo dizer é: tem muita gente que fica esperando as horas cheias para começar a estudar. Não espere dar 10 horas ou 10 e meia para você começar a estudar em tal dia, você não precisa de horas cheias! Se você vai estudar, é melhor começar as 10:12 do que as 10:30.
- Tendo em disposição o tempo bruto você pode iniciar a montagem do seu cronograma.
1.3. Como organizar o cronograma?
- Tenha em mãos o conteúdo programático da sua prova.
- Faça outra tabela, como a que está abaixo. Preencha a matéria e no conteúdo correspondente coloque os capítulos do livro que você vai utilizar para estudar. No exemplo abaixo, "LP" significa "Língua Portuguesa" e na parte "conteúdo correspondente" estão os capítulos do livro que uso. Coloque uma coluna com o "intervalo" (isto é, o período em que você vai iniciar o conteúdo e quando irá terminá-lo) e, se preferir, uma para a quantidade de questões, outra para preencher se você conseguiu ou não cumprir aquela parte do cronograma.
- Ainda é cedo para definir esse intervalo. Acompanhe as outras dicas que logo chegará a hora.
- O que temos até agora: calendário semanal, horário semanal com o tempo bruto de estudos, cronograma com os capítulos de cada matéria. Pois bem, vamos ao outro ponto da organização: como organizar cada dia?
1.4. Como organizar cada dia de estudo?
- Existem duas maneiras: tabelas ou ciclos. Eu prefiro ciclos.
- As tabelas são simples, basta você preencher aquele "tempo bruto" que você marcou (de acordo com o item 1.2) com as matérias que você vai estudar. Ex.: das 8 horas às 10 horas da segunda-feira, estudo Biologia. Sempre alterne as matérias: uma que não envolve contas seguida de uma que envolve contas. Ex.: História seguida de Matemática. Procure estudar no máximo duas horas seguidas de cada matéria. O resto é perca de rendimento, porque o cérebro gosta de novidades.
- Os ciclos também são simples. Abaixo segue um exemplo que vou usar para estudar para concurso público. Na parte de cima temos o "tempo" e abaixo as matérias. Aí vai seguindo o ciclo: duas horas de LP, duas horas de DPP, duas horas de DC, 1h30min de INF... e por aí vai. (DPP, DC, INF são abreviações do nome completo das matérias). Aquele é um ciclo de 24 horas. Não quer dizer que você tem que fazê-lo em 24 horas, mas quer dizer que ele apresenta 24 horas de estudo, que podem ser cumpridas em 2, 3, 4 dias, por exemplo. Ele também mostra que após 36 horas de estudo eu tenho que estudar atualidades e redação. A principal vantagem do ciclo é que você não fica muito preciso aos horários impostos pela tabela. Por exemplo, "a tabela mostra que você vai estudar Biologia das 14 hrs às 16 hrs", mas e se surgir um imprevisto? Daí você vai ter que repor e vai bagunçar tudo! O ciclo é ideal para quem tem sempre algum imprevisto.
- Não estude uma matéria em um único dia. Tem gente que diz que vai estudar 6 horas de português na segunda-feira, aí chega na outra segunda-feira ele não lembra de nada. É melhor dividir 2 hrs para segunda, 2 hrs para quarta, 2 hrs para sexta. Quanto mais contato com o conteúdo você tiver, menos você vai esquecê-lo.
- Agora que você tem uma ideia de quanto que vai estudar de cada matéria em uma semana, você pode preencher os intervalos no cronograma, pelo menos para o período de um mês. Por exemplo, em duas horas de português eu vejo 4 páginas. O primeiro capítulo tem 12 páginas. Então eu vou ver esse capítulo em umas seis horas de estudo de português, que é o tanto que eu estudo no período de uma semana dessa matéria, de acordo com a tabela. Se você usa um ciclo, veja o "tempo bruto" que você tem disponível. Daí você pensa: "eu tenho um ciclo de 24 horas, com 4 horas de português e tenho 60 hrs de tempo bruto na semana. Então, provavelmente, vou cumprir o ciclo duas vezes, totalizando 8 horas de português na semana, que é o suficiente para aprender o primeiro capítulo de 12 páginas, já que eu vejo 2 páginas por hora.
DAQUI ALGUMAS HORAS EU POSTO A PARTE 2, DE COMO ORGANIZAR AS REVISÕES. NO MESMO TÓPICO.
Convidado- Convidado
Re: Como organizar os estudos (Contribuição)
TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO (PARTE 2 - A ORGANIZAÇÃO DAS REVISÕES)
A revisão é importantíssima. Deixar ela de lado vai prejudicar muito seu desempenho. Eu recomendo fazer uma revisão antes de dormir do que você viu no dia. Depois, faça revisões 7, 15, 30, 60, 90, 120, 150, ..., dias depois dessa primeira revisão. Nessa hora é bom você observar o seu calendário semanal. Veja que, para revisar o que você viu no dia 1, você vai ter que fazer revisões no dia 1, 7, 15, 30, 60, 90, 120, 150, ...; para revisar o que você viu no dia 2, você vai ter que fazer revisões desse dia nos dias 2, 8, 16, 31, 61, 91, ....
Você pode fazer um cronograma de revisões, como o que está disponível nesse link no formato para ser editado no excel e em pdf, parte dele você vê abaixo.
Para facilitar, você pode criar uma "folha de revisão", como a que está disponível na "minha teca" que dá para acessar com o link colocado no parágrafo acima. Chama-se "arquivos de revisão". Ao final do dia você escreve nessa folha as informações mais importantes que você estudou e coloca o número do dia. Quando você for revisar revise só por essas folhas.
Convidado- Convidado
Show de bola! :bom:
:tiv:
:tiv:
Armando Vieira- Mestre Jedi
Ótimo. Tem como disponibilizar essas planilhas para download? Eu mesma ajustaria com as matérias que pretendo estudar.
Grata.
Grata.
Suee- Iniciante