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Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

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Redação modelo Enem- Trabalho voluntário. Empty Redação modelo Enem- Trabalho voluntário.

Mensagem por felipeomestre123 Qui 24 Dez 2020, 15:10

Tema: O crescimento do trabalho informal no Brasil
 
 
 Decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948, a Declaração Universal dos direitos Humanos assegura à todos os indivíduos o direito à educação e ao trabalho. No entanto, a péssima gerência governamental e a ineficiência na esfera educacional impossibilitam que a população brasileira desfrute desse direito na prática, visto que pessoas com baixo grau de escolaridade têm dificuldades de conseguir empregos formais. Dessa forma, é necessário que medidas sejam tomadas a fim de resolver essas problemáticas educacionais e governamentais. 
 Primeiramente, necessita-se entender que a educação é um fator importante na constituição de um país. Atualmente, ocupando a nona colocação no ranking de economias mundial, seria lógico dizer que o Brasil possui um sistema educacional público eficiente. Porém, o quê verifica-se é justamente o oposto e a prova disso é claramente refletida no grande número de pessoas que optam por trabalhar informalmente, uma vez que estas não possuem escolaridade suficiente para competir no mercado de trabalho. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 11,8 milhões de pessoa são analfabetas. Diante do exposto, é inadmissível que o Brasil tenha tamanha ineficiência âmbito educacional tendo em vista o seu poder econômico. 
 Secundariamente, é preciso atentar-se à impunidade relativa à má administração governamental. Segundo Martin Luther King, "A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar". Dessa forma, tem-se como resultado da negligente logística estatal, injustiças em âmbito nacional como a falta de empregos formais para a população com baixo grau de escolaridade, posto que o mau direcionamento dos recursos governamentais na para educação pública brasileira acarreta na falta de preparo da própria população para o mercado trabalhista.
 Portanto, é notório que há obstáculos por parte do Estado para garantir os direitos à sua população. Assim, é fulcral que o poder legislativo destine mais recursos ao setor público-educacional com o objetivo de melhorar o ensino brasileiro. Ademais, é preciso que o MEC (Ministério da Educação) incentive os alunos a estudarem, através de palestras ministradas por pedagogos, por meio do direcionamento do orçamento governamental destinado pelo poder legislativo. Desse modo, a ONU poderá assegurar aos cidadãos brasileiros os direitos que, por lei, pertencem a eles. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pessoal, estou começando agora. Inspirei-me em algumas redações. Não sei muito sobre como fazer uma redação, então, se tiver errado muito feio, é porque não sei mesmo...


Última edição por felipeomestre123 em Qui 24 Dez 2020, 23:27, editado 1 vez(es)
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Mensagem por felipeomestre123 Qui 24 Dez 2020, 15:12

Pessoal, não sei quase nada de gramática. Por favor, ao fazerem a correção, expliquem o porque do erro.
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Mensagem por romulos1 Qui 24 Dez 2020, 19:07

Fala, felipe. De gramática também não entendo muito. Mas posso te dar mas dicas:

Quando for citar algum órgão bastante conhecido, não precisa explicar a sigla. Não é bem visto, dá a entender que quis comer linhas. Refazendo:
Decretada pela ONU, em 1948,...
é necessário ter uma vírgula, não lembro o motivo, foi mal kkk aprendi isso por osmose
Faça o mesmo para o IBGE e o MEC, embora o MEC seja mais interessante se for escrito por extenso.

Você usou "segundo alguém..." nos dois desenvolvimentos. mude um deles para "de acordo", evita repetição. Esses detalhes comem ponto

"a Declaração Universal dos direitos Humanos assegura -ou deveria assegurar-[oração intercalada para ganhar pontos na competência 1] a todo..."
antes de pronomes não há crase.


uma coisa que percebi na sua redação é uma incoerência. Na sua conclusão, você diz que o Governo deve tomar medidas para solucionar e, no final, diz que, devido a isso, a ONU poderá assegurar. Foi a ONU ou o Governo brasileiro? Compreende?
Mude a sua citação da ONU no início para uma da Constituição, artigo 6° garante os direitos sociais, quase a mesma coisa que a Declaração da ONU e, assim, poderá mudar o final para não ficar incoerente.

Não sou muito bom em corrigir, fica embolado, foi mal. Se eu ver algo a mais, escrevo outro comentário.
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Mensagem por romulos1 Qui 24 Dez 2020, 19:22

Sobre seu desenvolvimento, ele está bem planejado, você divide os parágrafos nas partes que devem ter, o que é muito bom. Mas tem duas partes que são um tanto problemáticas: suas citações e a progressão temática
vamos lá!
Estatísticas não são boas, pressupõem muita memorização ou, no pior dos casos, cola. Poderia usar o livro do Gilberto Dimenstein "cidadão de papel", que afirma que os direitos, embora presentes na Constituição(papel), não estão presentes na realidade de vários grupos marginalizados, podem ser pobres, gays, etc. Viu como encaixa em vários temas? diferente de uma estatística

Assiste um vídeo Youtube explicando a ideia

Segundo, pelo que entendi, você queria dizer que a falta de educação leva as pessoas à informalidade. Mas no seu parágrafo, parece que o tema é sobre educação, não informalidade. Uma hora fala da economia, depois educação, depois trabalho, e termina dizendo que é inadmissível uma educação ineficiente. Separa cada coisa em um período.

Primeiramente, necessita-se entender que a instrução é essencial para diversas atividades laborais. De acordo com o IBGE...(resto da citação)... Dessa forma, muitos indivíduos, por não possuírem educação básica, se veem restritos a trabalhos informais, já que estes necessitam não necessitam de capacitação, e são incapacitados de saírem dessa condição.

Vou sair para comemorar o Natal, voltando dou mais uma olhada

Feliz Natal!!
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Mensagem por romulos1 Qui 24 Dez 2020, 19:22

Sobre seu desenvolvimento, ele está bem planejado, você divide os parágrafos nas partes que devem ter, o que é muito bom. Mas tem duas partes que são um tanto problemáticas: suas citações e a progressão temática
vamos lá!
Estatísticas não são boas, pressupõem muita memorização ou, no pior dos casos, cola. Poderia usar o livro do Gilberto Dimenstein "cidadão de papel", que afirma que os direitos, embora presentes na Constituição(papel), não estão presentes na realidade de vários grupos marginalizados, podem ser pobres, gays, etc. Viu como encaixa em vários temas? diferente de uma estatística

Assiste um vídeo Youtube explicando a ideia

Segundo, pelo que entendi, você queria dizer que a falta de educação leva as pessoas à informalidade. Mas no seu parágrafo, parece que o tema é sobre educação, não informalidade. Uma hora fala da economia, depois educação, depois trabalho, e termina dizendo que é inadmissível uma educação ineficiente. Separa cada coisa em um período.

Primeiramente, necessita-se entender que a instrução é essencial para diversas atividades laborais. De acordo com o IBGE...(resto da citação)... Dessa forma, muitos indivíduos, por não possuírem educação básica, se veem restritos a trabalhos informais, já que estes necessitam não necessitam de capacitação, e são incapacitados de saírem dessa condição.

Vou sair para comemorar o Natal, voltando dou mais uma olhada

Feliz Natal!!
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Mensagem por felipeomestre123 Qui 24 Dez 2020, 23:22

Obrigado romulos1, vou tentar seguir as suas dicas ao máximo. Mandarei dúvidas no seu MP, se puder responde-las já será de grande ajuda!
Mais uma vez, obrigado pela correção, entendi tudo!!
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Mensagem por _Arthur_ Qui 24 Dez 2020, 23:54

felipeomestre123 escreveu:Obrigado romulos1, vou tentar seguir as suas dicas ao máximo. Mandarei dúvidas no seu MP, se puder responde-las já será de grande ajuda!
Mais uma vez, obrigado pela correção, entendi tudo!!
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Mande suas dúvidas aqui no tópico, pois suas dúvidas podem ser iguais às de outros usuários e, assim, ajudaremos o máximo possível de pessoas.
Aliás, lembre-se que a gramática é só uma das CINCO competências da redação do ENEM. Preocupe-se, inclusive, majoritariamente com as outras, pois, dessa maneira, a estrutura correta da língua portuguesa será paulatina e automaticamente internalizada.


Última edição por _Arthur_ em Sex 25 Dez 2020, 05:15, editado 4 vez(es)
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Mensagem por _Arthur_ Sex 25 Dez 2020, 00:52

Decretada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura - ou deveria assegurar - a todos os indivíduos o direito à educação e ao trabalho. No entanto, a péssima gerência governamental e a ineficiência das instituições educacionais impossibilitam[via de regra, nada é impossível] dificultam que a população brasileira desfrute desse direito na prática, visto que as pessoas com baixo grau de escolaridade têm dificuldades de conseguir empregos formais.  [a ordem das ideias estava bagunçada. Deixe a tese por último.]substancial parcela da população brasileira não desfruta desses direitos na prática, já que muitos são privados de uma educação qualitativa e, em consequência, são compelidos a se inserirem no mercado de trabalho informal, seja pela ineficiência das instituições educacionais, seja pela falha ingerência governamental. Dessa forma, é necessário que medidas sejam tomadas a fim de resolver essas problemáticas educacionais e governamentais.  [esse trecho serve para nada. Não sei por que tanta gente insiste em escrevê-lo]
 É indubitável que a educação é um fator importante na constituição de um país.[aqui, no tópico frasal, tem que falar da ineficiência das instituições educacionais conforme foi apontado na tese] Nesse sentido, atualmente, ocupando a nona colocação no ranking mundial de economias mundial, presumir-se-ia que o Brasil possui um sistema educacional público eficiente. Porém, o que se verifica ["que" atrai a partícula "se"] é justamente o oposto e a prova disso é o grande número de pessoas que optam [incoerência. A população marginalizada não "opta" pelo mercado informal, ao contrário, ela é impelida a trabalhar nele, já que não possui liberdade de escolha em razão do baixo grau de escolaridade e, portanto, de capacidade técnica)]  por trabalhar informalmente, uma vez que estas não possuem escolaridade suficiente para competir no mercado de trabalho. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 11,8 milhões de pessoa são analfabetas. [essa citação está avulsa. O que isso tem a ver? Você tem que relacionar o repertório aos argumentos, e não jogar uma informação assim sem desenvolvê-la.] Assim, é incoerente que o Brasil tenha tamanha ineficiência no âmbito educacional tendo em vista o seu poder econômico. 
 Ademais, é preciso atentar-se à impunidade [impunidade se relaciona ao fato de um criminoso cometer um crime e não ser punido. Sendo assim, não há impunidade neste parágrafo] relativa à má administração governamental. Segundo Martin Luther King, "A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar". [Martin Luther King não é uma autoridade. Use filósofo ou sociólogo. Além disso, use citação indireta em vez de direta] Dessa forma, tem-se como resultado da negligente logística estatal, injustiças em âmbito nacional, [vírgula aqui]como a falta de empregos formais para a população com baixo grau de escolaridade, posto que o mau direcionamento dos recursos governamentais para educação pública brasileira acarreta a [não existe "acarreta na"] falta de preparo da própria população para o mercado trabalhista. [Essas ideias em vermelho já foram ditas no parágrafo acima. Tem que falar algo novo.]
 Portanto, é notório que há obstáculos por parte do Estado para garantir os direitos à sua população. Assim, é fulcral que o poder legislativo destine mais recursos ao setor público-educacional com o objetivo de melhorar o ensino brasileiro. Ademais, é preciso que o MEC (Ministério da Educação) incentive os alunos a estudarem, através de palestras ministradas por pedagogos, por meio do direcionamento do orçamento governamental destinado pelo poder legislativo. Desse modo, a ONU poderá assegurar aos cidadãos brasileiros os direitos que, por lei, pertencem a eles. 


Quanta à proposta de intervenção, deixo para o confrade romulo corrigir.
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Mensagem por _Arthur_ Sex 25 Dez 2020, 01:51

romulos1 escreveu:Dessa forma, muitos indivíduos, por não possuírem educação básica, se veem restritos a trabalhos informais, já que estes necessitam não necessitam de capacitação, e são incapacitados de saírem dessa condição.
Vamos aprimorar um pouco isso:

Dessa forma, por não possuírem escolaridade básica, muitos indivíduos têm [oração subordinada invertida para pontuar na competência I]- e enquanto se mantiverem sem capacidade técnica, terão [oração intercalada para pontuar na competência I] - sua vida laboral restrita ao mercado informal, o que os marginaliza socialmente, inclusive, dada a frequente discriminação dirigida àqueles de menor posição social.

Quem quer tirar 1000, tem que usar orações subordinadas, invertidas e intercaladas. A isso o ENEM chama de estrutura sintática complexa.
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Mensagem por _Arthur_ Sex 25 Dez 2020, 03:23

Fiz este trecho aqui para você tentar usar no seu texto, felipe.


Perceba a correspondência das partes coloridas. São elas que ligam o argumento ao repertório, além do conectivo fundamental "uma vez que".

Em uma democracia, os ambientes estatais têm que contemplar todo o espectro social, ponderou Arendt, de modo a exercer sua genuinidade. Dessa forma, infere-se que, embora esteja incumbido de atuar como aparato democrático, o Governo não é genuíno, uma vez que não garante o espaço escolar necessário ao desenvolvimento cognitivo da população vulnerável socioeconomicamente e, assim, constitui uma sociedade que discrimina - e de forma reiterada discriminará - o acesso da população carente ao trabalho formal - o qual se condiciona, não raro, ao grau de instrução dos requerentes.

Para não ficar repetindo a ideia da falta de escolaridade, faça um parágrafo falando da uberização do trabalho, citando Milton Santos. Daí tu vai passar o parágrafo inteiro falando mais da parte econômica da coisa, criticando a globalização e tal, deixando o argumento da escolaridade exclusivamente para a Arendt.
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