PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação Modelo ENEM - Trabalho Voluntário

2 participantes

Ir para baixo

Redação Modelo ENEM - Trabalho Voluntário Empty Redação Modelo ENEM - Trabalho Voluntário

Mensagem por myacct Seg 04 Jan 2021, 12:58

TEMA: A falta de Saneamento Básico e o Tratamento de Esgoto

     O artigo 196 da Constituição Federal  de 1988 reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam a prevenção e redução de riscos de doenças. Entretanto, é perceptível que essa prerrogativa não é inteiramente garantida. Visto que, não há prevenção, nem tão pouco a redução de doenças causadas pela exposição e contato da população com esgotos a céu aberto e sem tratamento adequado, consequência direta do descaso público com o saneamento básico e o tratamento de esgoto. Logo, é indispensável não só precaver e reduzir a incidência dessas enfermidades, como também o comprometimento do poder público com essa problemática.
      Nesse contexto, é importante ressaltar que a prevenção dessas doenças são indispensáveis, em virtude de uma boa manutenção do meio em que se vive. É certo que, o despejo incorreto e sem tratamento do esgoto doméstico no espaço de vivência de um povo, principalmente nas periferias e áreas mais pobres -onde há o descaso por parte do poder público e também social- tem impacto direto sob a qualidade de vida e saúde dessa população. Há muito tempo já se propunha o cuidado com o meio em que se vive para se ter uma boa saúde populacional, como por exemplo a Teoria Miasmática das doenças, teoria biológica formulada por Thomas Sydenham e Giovanni Maria Lancisi, que ainda no século XVII já realçava medidas recorrentes a saúde pública para a prevenção de doenças. Entre essas medidas se encontrava a implementação se sistemas de esgotos, evidenciando ainda mais a importância do correto despejo e tratamento do esgoto doméstico para a manutenção de uma boa saúde populacional.
      Além disso, é preciso que se torne efetiva a participação do poder público na transformação dessa problemática. É notória a negligência política quando se tange ao saneamento básico e tratamento de esgoto, uma vez que, não são implementadas, nem tão pouco aplicadas novas políticas e leis que busquem não só a prevenção como também o tratamento dessas enfermidades. Bem como especifica o Doutor Drauzio Varella, importante figura pública e autoridade no que se refere a saúde pública brasileira, afirmando que: “O sistema de saúde no Brasil é centrado na doença, mas precisa ser centrado na prevenção”. Onde, expõe a deficiência do sistema de saúde pública, e por conseguinte dos poderes públicos que o regem, que ao invés de buscarem novas formas de prevenir e combater à doenças -mediante políticas sociais e econômicas-, como acontece com as doenças relacionadas a falta de saneamento básico, tratam da doença somente quando se manifesta na população.
      Dessa forma, para que haja o correto despejo e tratamento do esgoto doméstico, e por conseguinte a prevenção e diminuição de doenças relacionadas, urge que o Ministério da Saúde -instância máxima responsável pela saúde populacional- deve não só criar, como também ampliar projetos de lei direcionados a manutenção dos mesmo, por meio de investimentos e fiscalizações que façam com que essas leis sejam realmente efetivadas. Além disso, fazer um trabalho de divulgação sobre os benefícios do saneamento tanto para a população, como também para os  setores públicos relacionados à saúde, nos principais meios de comunicação como redes sociais, canais de televisão e rádios. Somente assim, será garantido à população os seus direitos previstos na Constituição Federal de forma precisa e democrática.

Agradeço desde já o tempo dedicado a leitura dessa redação e as críticas e correções que receberei, qualquer comentário será de grande importância, fico extremamente grato!
myacct
myacct
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/12/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação Modelo ENEM - Trabalho Voluntário Empty Re: Redação Modelo ENEM - Trabalho Voluntário

Mensagem por romulos1 Seg 04 Jan 2021, 21:26

Comparando com sua última redação, a sua evolução é notável.
Infelizmente não disponho de muito tempo agora, mas vou da uma geral no que puder.

"O artigo 196 da Constituição Federal ,de 1988, reconhece "
de 1988 entre vírgulas

"Entretanto, é perceptível que essa prerrogativa não é inteiramente garantida. Visto que..."
houve truncamento, tire o ponto final.

"Logo, é indispensável não só precaver e reduzir a incidência dessas enfermidades, como também o comprometimento do poder público com essa problemática"
Não faz muito sentido, culpa da falta de paralelismo, repare que "precaver e reduzir" são verbos, comprometimento é substantivo
Reescrita: Logo, não só a precaução e a redução da incidência dessas enfermidades são indispensáveis, como também o comprometimento...
Embora tenham uma terminação diferente, mantém mais paralelismo(pesquise sobre o tema)

No segundo parágrafo repetiu saúde muito próximo, substitua alguma delas por "bem-estar"

"como por exemplo a Teoria Miasmática das doenças"
Não é um erro, mas passa pouca confiança, ao invés, escreva
"de acordo com a Teoria Miasmática..."
Consequentemente vai ter que modificar um pouco o parágrafo.

"que ,ainda no século XVII,..."
vírgulas

Inclusive, percebi agora, está um pouco sem produtividade.

"Há muito tempo já se propunha o cuidado com o meio em que se vive para se ter uma boa saúde populacional, de acordo com a teoria miasmática(não sei se precisa de maiúsculas), dejetos e a matéria orgânica em putrefação são origem de diversas doenças, destacando, dessa forma, a importância de medidas profiláticas através do saneamento..."
Acho que fica mais produtivo assim.

"que busquem, não só a prevenção, como também o tratamento dessas enfermidades"
vírgulas

"o notório Doutor Drauzio Varella, importante figura pública e autoridade no que se refere a saúde pública brasileira, ao afirmar que..."
comeu uma linha para nada...

"relacionadas à falta"

Na sua conclusão tem um erro de conjugação:
Urge que o Ministério da Saúde... deve criar.
Urge que o Ministério crie!

retire o urge e faça assim.
O ministério da Saúde-instância...- deve criar...

"manutenção dos mesmo"
Erro crasso de gramática, mesmo de forma alguma pode ser usado como pronome pessoal. Inclusive é uma piada interna dos professores de português, ou seja, extremamente mal visto. Fora a falta de concordância com o plural.
Todos erramos, minha intenção não é te tacar pedras, apenas mostrar a gravidade Very Happy
Não use o mesmo dessa forma, avisando de novo para deixar bem claro.

Além disso, não faz muito sentido, manutenção de quê? do esgoto? das leis? é promissora a proposta, mas necessita modificações

Faça uma proposta apenas
"Além disso, fazer um trabalho de divulgação sobre os benefícios do saneamento tanto para a população, como também para os setores públicos relacionados à saúde, nos principais meios de comunicação como redes sociais, canais de televisão e rádios."
Essa parte pode cortar, na minha opinião. Propostas baseadas na educação são muito boas! funcionam para vários temas, mas nesse, além de não ter desenvolvido a ideia(por que a divulgação é importante?) parece não ajudar muita coisa, todo mundo sabe que é benéfico.

Infelizmente agora não estou com muito tempo, deixo para algum colega ajudar na conclusão!
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos