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Redação Modelo ENEM - Trabalho Voluntário

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Mensagem por myacct Sáb 26 Dez 2020, 09:40

Tema: Falta de tratamento de esgoto e saneamento básico nos centros urbanos


   O bater de asas de uma borboleta no Brasil, tempos depois, poderia gerar um tufão no Texas, é isso que diz a teoria do caos ou efeito borboleta, na qual uma simples e pequena ação pode gerar grandes consequências. Em que a falta de saneamento básico e a disposição incorreta do esgoto doméstico não são diferentes, se assemelhando muito, tanto que, a conscientização e o comprometimento dos órgãos públicos podem diminuir drasticamente o gigante impacto dessas ações sobre a sociedade.
   Em primeiro lugar, o esgoto doméstico como advindo das nossas atividades do cotidiano, possui uma imensa concentração de matéria orgânica, matéria essa que por conseguinte possui grande quantidade de bactérias e agentes infecciosos. O despejo incorreto e sem tratamento nos centros urbanos, principalmente nas periferias e áreas mais pobres, onde há o descaso por parte do poder público e também da sociedade, tem impacto direto sob a qualidade de vida e saúde dessa população, causando inúmeras doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite, entre outras.
   Em segundo lugar, essa contaminação leva a superlotação do sistema público de saúde, que é o mais procurado pela população contaminada, já que possuem pouco pode aquisitivo. Essa lotação além de gerar desconforto e mal atendimento para o doente, pela demora de atendimento e filas de espera, ocasiona o colapso do sistema público de saúde, que já possui uma baixa infraestrutura, e gasta milhões todos os anos para trata de doenças relacionadas. De acordo com a OMS, investir 1 real em saneamento básico significa economizar 4 reais em gatos no sistema de saúde.
   Por tanto, para que haja o correto despejo e tratamento do esgoto doméstico e por conseguinte a diminuição da contaminação da população por doenças já supracitadas, e os gastos com a saúde pública, é preciso que o poder legislativo juntamente com o ministério da saúde criem, reformulem e fiscalizem leis para a ampliação do tratamento de esgoto, investindo e construindo estações de tratamento de águas residuais para o abastecimento dos centros urbanos, além de fazer um trabalho de incentivo e conscientização da população e dos gestores públicos sobre a importância do saneamento para o bem estar social. Somente assim, conseguiremos fazer com que a "borboleta do saneamento" pare de bater as asas.


Observação: Comecei a estudar a estrutura da redação do Enem a pouco tempo, então relevem qualquer erro grave que possa ter cometido. Agradeço desde já o tempo dedicado a leitura dessa redação e as críticas e correções que receberei, qualquer comentário será de grande importância, fico extremamente grato!
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Mensagem por romulos1 Sáb 26 Dez 2020, 17:24

Bem-vindo ao fórum!
Vamos lá!

ANTES DE TUDO: nunca use primeira pessoa do plural, NUNCA!
Você usou no final da conclusão, não condiz com o texto dissertativo, é necessário impessoalidade.

COMPETÊNCIA 1:
Não sou bom em gramática, provavelmente vou deixar erros passarem

"essa contaminação leva a superlotação..."
crase no "a"

"se assemelhando muito"
se assemelhando a quê?

"esgoto doméstico como advindo das nossas atividades do cotidiano, possui uma imensa..."
retire a vírgula, não se separa sujeito de verbo.

"matéria essa que por conseguinte possui..."
"tratamento do esgoto doméstico e por conseguinte..."
faltou vírgulas entre o "por conseguinte", não sei a razão, aprendi lendo

"Essa lotação além de gerar desconforto e mal atendimento para o doente, pela demora de atendimento e filas de espera, ocasiona..."
coloque vírgula depois de lotação

"público de saúde, que já possui uma baixa infraestrutura, e gasta milhões todos os anos para trata de doenças relacionadas..."
tire a vírgula antes do "e"

"poder legislativo juntamente com o ministério da saúde criem..."
se escreve com letras maiúsculas: Poder Legislativo e Ministério da Saúde.

COMPETÊNCIA 2:
Não sou o melhor para avaliar essa parte, mas tenho dois pontos a dizer:
a sua tese foi: "a conscientização e o comprometimento dos órgãos públicos..."
No primeiro desenvolvimento, você não falou nada sobre a conscientização.
No segundo, não falou sobre o comprometimento, apenas citou a proporção do investimento/retorno.

Você não fugiu do tema, embora o ponto de vista fosse "previsível". talvez conseguisse 120. Já que a estrutura da redação está incompleta. pelo que disse acima sobre os desenvolvimentos.
Como disse, não entendo muito dessa parte, não considere muito o que falei sobre essa competência!

Além disso, aconselho fazer parágrafos com, no mínimo, três períodos. Isso permitirá articular melhor as ideias. Leia redações nota mil e entenderá
COMPETÊNCIA 3:
O que essa competência avalia é, basicamente, citações e alusões.
Na introdução, repare que a explicação sobre o efeito borboleta de nada acrescentou ao texto, inclusive, sequer está conectada com o resto do parágrafo(mas isso é outra competência). Você disse que a falta de saneamento e a disposição correta não são diferentes. Não são diferentes a quê? ao efeito borboleta? por quê? que consequências eles trazem para serem semelhantes à ideia?
Compreende, não está conectado, você não explicou o porquê do esgoto se encaixar na ideia. Ela só está ali, ocupando espaço

Primeiro período não usou nenhuma citação, pensamento de filósofos, não é bom.
No segundo usou da ONU, mas no final, o mais interessante é no meio do parágrafo, para, posteriormente, acrescentar pensamentos próprios à citação.
Além disso, esses dados não são muito bons, necessitam de muita memorização, enquanto um pensamento de um filósofo pode encaixar em dezenas. Mas nesse caso, ele encaixa no tema, não há problema.

Te dar algumas dicas de citações, livros.
-Constituição Federal: repertório coringa, serve pra quase tudo. Eu uso quase sempre na introdução. Os artigos 5° e 6° são particularmente importantes, tratam dos direitos civis e sociais. O saneamento básico e a saúde estão previstos lá, poderia usar na sua introdução nesse tema, ficaria bem mais relevante do que o efeito borboleta, que para nada serviu.
-O livro "Triste fim de Policarpo Quaresma", eu fiz uma introdução usando ele, está aqui no fórum, e o Arthur corrigiu-a e melhorou-a. Ficou bem bacana e dá para usar em várias redações.
-O livro "Cidadão de Papel", do Gilberto Dimenstein, pesquise um vídeo explicando, outro repertório coringa.
-Conceito de educação libertadora, do Paulo Freire, nessa redação talvez não fosse tão útil, mas aconselho dar uma pesquisada.
-Conceito de hábitus, do Pierre Bourdieu.
Aqui no fórum tem várias redações usando esses repertórios.

COMPETÊNCIA 4:
essa competência avalia o quão bem você amarra as partes do se texto: os parágrafos e períodos.
Bote uma coisa na sua cabeça: redação não é lego, não se encaixa cada parte uma em cima da outra e pronto. Um texto é algo fluido. Além disso, avalia a repetição de palavras. Mas vamos por partes.

Você usou conectores em cada início de parágrafo, muito bem! só mude o do segundo desenvolvimento. "Em segundo lugar" parece que você não tem outro para usar, soa limitado, já que usou "em primeiro lugar". Coloque "além disso", "outrossim".

Vamos avaliar a conexão dentro dos períodos.
Introdução:
Perceba que depois da citação do efeito borboleta, o próximo período começou sem articulação nenhuma, como disse, encaixado como lego.

Primeiro desenvolvimento.
Não há conector entre nenhum período.
perceba, depois de infecciosos, você parte para outro período, mas não os articula.

Segundo desenvolvimento.
Você usou um articulador para falar a citação da OMS, o ideal é 3, no mínimo.

Conclusão.
Novamente usou um conector, "somente assim", como disse, no mínimo 3.

Vou usar uma parte do seu texto para te mostrar!

em segundo lugar, essa contaminação leva a superlotação do sistema público de saúde, que é o mais procurado pela população contaminada, já que possuem pouco pode aquisitivo. "Dessa maneira", a lotação, além de gerar desconforto e mal atendimento para o doente...

Entre aspas está o conector.

COMPETÊNCIA 5.
há 5 partes dessa competência: agente, ação, meio/modo, finalidade e desenvolvimento.
Recomendasse desenvolver todas.
Analisarei cada uma:

Agente, seu agente é duplo: Poder Legislativo e Ministério da Saúde. Não faça isso, dá há entender que terão duas ações. Escolha apenas um.
Não há desenvolvimento do agente.
Supomos que o escolhido por você seja o Ministério da Saúde, poderia fazer assim

"O Ministério da Saúde-instância máxima responsável pela saúde da população-deve..."
Percebe, expliquei algo sobre, ou seja, desenvolvi.

Ação: você colocou 3 ações "criem, reformulem e fiscalizem". Não sei se é uma boa escolha, parece que está na dúvida do que fazer e, por isso, atira para todos os lados. O corretor pode pensar isso também, compreende.
Desenvolvimento da ação ficou bem grande, indo desde de "investindo" até bem-estar social. Todavia, sua intenção aqui era fazer um meio/modo. Ou seja, perdeu 40 pontos.
Para evitar isso, use palavras que deixem bem claro para o corretor a função de cada parte.
"dessa forma o Ministério tal deve fazer tal coisa, POR MEIO disso e daquilo"
Não confunda o corretor, ele lerá centenas de redações por dia e não retornará para ler seu parágrafo de novo, o que entendeu e primeira é o que ele pontua.

Meio/modo, faltou pelo que expliquei acima.
Desenvolvimento meio/modo, também faltou.

Finalidade, você colocou uma finalidade, em um período separado, não faça isso, dá a entender que aquela é uma finalidade maior.

Vou refazer para te mostrar.
"...além de fazer um trabalho de incentivo e conscientização da população e dos gestores públicos sobre a importância do saneamento para o bem estar social, o que permite uma melhora no tratamento do esgoto e, assim, dá saúde geral da população. Somente dessa maneira, será possível fazer com que a "borboleta do saneamento" pare de bater as asas."

Viu, tem a finalidade da ação e, num período separado, uma finalidade maior. Embora essa citação do efeito borboleta esteja ruim, usei para te mostrar.

Finalizando, faltou o meio/modo, a finalidade e, consequentemente, o desenvolvimento de todas as partes.


Dicas finais: estude a competência 4, o professor Rômulo Bolivar tem vídeos muito instrutivos explicando-a. Posteriormente, estude a conclusão, é a parte mais fácil de conseguir 200. Depois, pesquise os repertórios que te mostrei.
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Mensagem por myacct Sáb 26 Dez 2020, 18:38

Fico extremamente grato pela correção e dicas que me deu, realmente sei que tenho que melhorar bastante. Só tenho a lhe agradecer pela disponibilidade de ter liberado um pouco do seu tempo para ler e comentar minha redação, saiba que está me ajudando muito nesse processo de aprendizagem. Vou ler e estudar cada ponto comentado por você e buscar as dicas que me deu. Não sei como agradecer, obrigado!

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Mensagem por nahgsx Sáb 26 Dez 2020, 18:56

Amigo, muito bonita a sua mensagem!  Sad
O negócio e treinar, ler outras redações e se atentar às dicas que o pessoal dá que você pega o jeito rapidinho (não sei corrigir redação, mas as ideias que você trouxe no seu texto são muito boas. Inclusive, anotei no meu caderno aquela do Efeito Borboleta pra eu roubar sua ideia nas minhas próximas redações, huahahah Very Happy). Bons estudos e não pare de escrever!!


Última edição por nahgsx em Sáb 26 Dez 2020, 19:02, editado 1 vez(es)

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Mensagem por romulos1 Sáb 26 Dez 2020, 19:00

Não precisa agradecer, o pessoal do fórum se ajuda por camaradagem.

Vou deixar os links de redações que usaram as citações que falei. O tema não é o mesmo, mas vai te ajudar.
Quando for ler, leia as correções feitas pelo Arthur, não a primeira mensagem.

-Constituição Federal, redação do Ceruko:
https://pir2.forumeiros.com/t176897-redacao-modelo-enem-trabalho-voluntario
-O livro "Triste fim de Policarpo Quaresma" e pedagogia libertadora:
https://pir2.forumeiros.com/t175997-redacao-modelo-enem

-O livro "Cidadão de Papel" e habitus:
https://pir2.forumeiros.com/t176589-redacao-modelo-enem

Se a redação for minha, nem leia a 1° mensagem, leia a correção o Arthur
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Mensagem por myacct Sáb 26 Dez 2020, 19:15

Obrigado pelas mensagens! Com certeza não vou parar de escrever, bons estudos para todos nós! Buscar, conhecer e aprender coisas novas é o que me motiva todos os dias. Vou ler e estudar todas as suas indicações romulos1, obrigado por tudo, agradeço imensamente.
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Mensagem por _Arthur_ Sáb 26 Dez 2020, 20:52

nahgsx escreveu:Inclusive, anotei no meu caderno aquela do Efeito Borboleta pra eu roubar sua ideia nas minhas próximas redações, huahahah Very Happy). Bons estudos e não pare de escrever!!
Desculpe-me por ser estraga prazeres, mas a citação do efeito borboleta é uma hipérbole pertencente à cultura popular e, portanto, distante da ciência. Sendo assim, não a use.
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Mensagem por nahgsx Sáb 26 Dez 2020, 21:32

Lascou! kkkl
Eu dei uma pesquisada mais cedo e os cientistas se referem ao Efeito Borboleta só por causa da ideia do autor, o Edward Lorenz, de que pequenas ações podem causar grandes consequências. Não indicado, também? 

Olha o trecho que eu li: "Descoberto em 1960, pelo matemático Edward Lorenz e tido como um dos principais resultados obtidos a partir da Teoria do Caos, o Efeito Borboleta nada mais é que a análise de como pequenas alterações nas condições iniciais de grandes sistemas, podem gerar transformações drásticas e significativas nesses. Como sistemas, podemos considerar os padrões climáticos que temos, a movimentação de grandes grupos de asteroides, ou a forma como as pessoas interagem entre si e com todo o universo ao seu redor em seu dia a dia."
Fonte

Além disso, tem outro site que diz que "[...] Assim, atesta-se que o Efeito Borboleta trata-se de um fenômeno real para a ciência e, inclusive, [...]"
Fonte

Realmente, a ideia das borboletas causando um tufão é pouco crível, acho que nem o Lorenz acreditava nessa ideia kkkk, creio que era só uma metáfora. Não conhecia essa teoria, então, não sei praticamente nada sobre.

Mas tudo bem, melhor não arriscar...

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Mensagem por _Arthur_ Sáb 26 Dez 2020, 21:40

nahgsx escreveu:Lascou! kkkl
Eu dei uma pesquisada mais cedo e os cientistas se referem ao Efeito Borboleta só por causa da ideia do autor, o Edward Lorenz, de que pequenas ações podem causar grandes consequências. Não indicado, também? 

Olha o trecho que eu li: "Descoberto em 1960, pelo matemático Edward Lorenz e tido como um dos principais resultados obtidos a partir da Teoria do Caos, o Efeito Borboleta nada mais é que a análise de como pequenas alterações nas condições iniciais de grandes sistemas, podem gerar transformações drásticas e significativas nesses. Como sistemas, podemos considerar os padrões climáticos que temos, a movimentação de grandes grupos de asteroides, ou a forma como as pessoas interagem entre si e com todo o universo ao seu redor em seu dia a dia."
Fonte

Além disso, tem outro site que diz que "[...] Assim, atesta-se que o Efeito Borboleta trata-se de um fenômeno real para a ciência e, inclusive, [...]"
Fonte

Realmente, a ideia das borboletas causando um tufão é pouco crível, acho que nem o Lorenz acreditava nessa ideia kkkk, creio que era só uma metáfora. Não conhecia essa teoria, então, não sei praticamente nada sobre.

Mas tudo bem, melhor não arriscar...
O efeito borboleta existe. O que digo é que o enunciado usado na citação do confrade acima é um ditado popular. É como se fosse o "seu Zé, da loja de camelô", explicando algo científico, no caso o efeito borboleta, para seus netos.
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Mensagem por _Arthur_ Sáb 26 Dez 2020, 21:48

romulos1 escreveu:"poder legislativo juntamente com o ministério da saúde criem..."
se escreve com letras maiúsculas: Poder Legislativo e Ministério da Saúde.

"juntamente com" é pleonasmo. Use apenas "com".

em segundo lugar, essa contaminação [que contaminação?] leva à superlotação do sistema público de saúde, que é [informal e desnecessário] o mais procurado pela população majoritariamente afetada: aquela de menor poder aquisitivo. "Dessa maneira", a lotação, além de gerar desconforto e mal atendimento para o doente...
Correção de algumas incongruências.
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