Redação modelo enem - 4
3 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Redação modelo enem - 4
Tema: O Histórico desafio de se valorizar o professor.
A valorização da classe docente vai de encontro com as transformações socioeconômicas ao longo do processo histórico de formação do Brasil. Na chamada Era Vargas, a profissão professor ganha destaque com o processo de industrialização, no entanto, nos anos 90, desvaloriza-se, especialmente, a partir das políticas de incentivo à privatização da educação. Por isso, é notório o desafio de se valorizar o professor, sendo necessário a análise dessa questão a fim de amenizá-la.
A Revolução de 30, no século XX, é um marco importante para o ensino e, principalmente, para a classe docente. A urbanização e a industrialização, nesse período, relacionam-se com o início da valorização da profissão professor. Tornou-se cada vez mais necessário, por meio das escolas e universidades, a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres na vida em sociedade e a formação de mão de obra para os setores da industria e serviços. Desse modo, é possível perceber parte da trajetória histórica dessa profissão.
Por outro lado, com as políticas de privatização dos governos pós ditadura militar, verifica-se intensas modificações nas atribuições da educação na sociedade. Agora vista como produto, os compromissos sociais das instituições de ensino são gradativamente extintos e a educação pública deixa de ser uma prioridade nas pautas políticas e orçamentarias do Estado. Nessas condições, os professores perdem seu protagonismo na sociedade como agentes socioculturais, ocasionado a desvalorização econômica, social e cultural da carreira de docente. Isso se verifica, atualmente, na baixa demanda pelos cursos de licenciatura.
Evidencia-se, portanto, que o desafio histórico de se valorizar o professor relaciona-se, entre outros motivos, com decisões políticas-econômicas tomadas ao longo do processo de formação do país. Para que o professor retome lugar de destaque na sociedade, o Congresso Nacional pode criar emendas constitucionais que garantam condições, como salariais, compatíveis com a importância dessa profissão para o desenvolvimento do país, além disso, o Governo deve resgatar os compromissos sociais das instituições de ensino, reestruturando o sistema educacional privado e principalmente, as escola públicas e, pode também, junta à mídia, realizar campanhas a fim de resgatar o prestígio da classe docente.
hugo araujo- Estrela Dourada
- Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 30
Localização : Araçuaí, MG
Re: Redação modelo enem - 4
Oiee, vou dar minhas sugestões para uma redação estilo enem. Lembre-se que são apenas sugestões.
A valorização da classe docente vai de encontro com as transformações socioeconômicas ao longo do processo histórico de formação do Brasil. Na chamada Era Vargas, a profissão professor ganha destaque com o processo de industrialização; no entanto, nos anos 90, desvaloriza-se, especialmente, a partir das políticas de incentivo à privatização da educação. Por isso, é notório o desafio de se valorizar o professor, sendo necessária [muito cuidado com a concordância nominal; creio que cometer esse erro duas vezes (uma aqui e outra lá no fim) tira 40 pontos da sua nota no critério linguagem] a análise dessa questão a fim de amenizá-la.
A valorização da classe docente vai de encontro com as transformações socioeconômicas ao longo do processo histórico de formação do Brasil. Na chamada Era Vargas, a profissão professor ganha destaque com o processo de industrialização; no entanto, nos anos 90, desvaloriza-se, especialmente, a partir das políticas de incentivo à privatização da educação. Por isso, é notório o desafio de se valorizar o professor, sendo necessária [muito cuidado com a concordância nominal; creio que cometer esse erro duas vezes (uma aqui e outra lá no fim) tira 40 pontos da sua nota no critério linguagem] a análise dessa questão a fim de amenizá-la.
A Revolução de 30, no século XX, é um marco importante para o ensino e, principalmente, para a classe docente. A urbanização e a industrialização, nesse período, relacionam-se com o início da valorização da profissão professor. Tornou-se cada vez mais necessário, por meio das escolas e universidades, a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres na vida em sociedade e a formação de mão de obra para os setores da industria e serviços. Desse modo, é possível perceber parte da trajetória histórica dessa profissão.
Por outro lado, com as políticas de privatização dos governos pós ditadura militar, verificam-se [a partícula "se", nesse caso, é partícula apassivadora, e não índice de indeterminação do sujeito, por isso o correto é "verificam-se" e não "verifica-se". Estude seriamente isso, pois a maioria esmagadora das pessoas não sabe e é certamente elegante aos olhos do corretor] intensas modificações nas atribuições da educação na sociedade. Agora vista como produto, os compromissos sociais das instituições de ensino são gradativamente extintos e a educação pública deixa de ser uma prioridade nas pautas políticas e orçamentárias do Estado. Nessas condições, os professores perdem seu protagonismo na sociedade como agentes socioculturais, ocasionado a desvalorização econômica, social e cultural da carreira de docente. Isso se verifica, atualmente, na baixa demanda pelos cursos de licenciatura. Logo, é imprescindível que o âmbito público conceda mais relevância a esses profissionais.
Evidencia-se, portanto, que o desafio histórico de se valorizar o professor relaciona-se, entre outros motivos, com decisões políticas e econômicas tomadas ao longo do processo de formação do país. Para que o professor retome lugar de destaque na sociedade, o Congresso Nacional pode criar emendas constitucionais que garantam condições salariais proporcionais à importância dessa profissão para o desenvolvimento do país. Além disso, o Governo deve resgatar os compromissos sociais das instituições de ensino, reestruturando o sistema educacional privado e, principalmente, as escola públicas; pode, também, junto à esfera midiática, realizar campanhas a fim de resgatar o prestígio da classe docente.
====
====
A- Os seus dois primeiros parágrafos estão expositivos. Pegue os dois e, tirando as melhores ideias de cada um, crie um parágrafo de introdução de no máximo 7 linhas.
B- É extremamente recomendável a sua redação ter dois parágrafos argumentativos do estilo do 3º parágrafo da sua redação, porém com as modificações que eu fiz: TÓPICO FRASAL + DESENVOLVIMENTO + EXEMPLO + FECHAMENTO. Veja as cores lá em cima!!
B- É extremamente recomendável a sua redação ter dois parágrafos argumentativos do estilo do 3º parágrafo da sua redação, porém com as modificações que eu fiz: TÓPICO FRASAL + DESENVOLVIMENTO + EXEMPLO + FECHAMENTO. Veja as cores lá em cima!!
Perceba que só faltou o fechamento do seu parágrafo argumentativo, que eu fiz pra você. Ele é de suma importância porque ele resume que o problema discutido nele deverá ser resolvido por algum agente específico, no caso, pelo âmbito público.
Pra criá-lo, faça algo como: (Elemento coesivo com valor de conclusão)* + (É salutar que/É imprescindível que/Faz-se mister que/É fundamental que) + (agente resolvedor do problema)** + ("resolva o problema"/"lute para resolver o problema"/"conceda mais relevância a esses profissionais" - que foi o que eu usei no caso)***.
Pra criá-lo, faça algo como: (Elemento coesivo com valor de conclusão)* + (É salutar que/É imprescindível que/Faz-se mister que/É fundamental que) + (agente resolvedor do problema)** + ("resolva o problema"/"lute para resolver o problema"/"conceda mais relevância a esses profissionais" - que foi o que eu usei no caso)***.
*No meu exemplo, usei "logo". Valor conclusivo porque trata-se de um fechamento de parágrafo argumentativo, como se fosse a conclusão da mini redação que é o seu parágrafo argumentativo. Pode usar também "assim", "dessa forma", "pois" (entre vírgulas) ou até mesmo "portanto" (mas prefiro deixá-lo pra conclusão da redação).
**Importantíssimo citar o agente resolvedor do problema, já que ele deverá ser retomado na conclusão da redação (parágrafo de solução), juntamente com as soluções detalhadas dele provenientes.
***Veja que eu escrevi que o problema deverá ser solucionado por alguém, mas não disse como e com que métodos. Essas coisas serão detalhadas no parágrafo final da conclusão.
Fazer esse fechamento ao final dos parágrafos argumentativos (apenas os argumentativos [2] e [3], e não na introdução [1] e não na conclusão [4]) te guia na hora de escrever a solução lá no fim da redação, porque você já vai saber QUEM vai fazer a solução; basta, agora, dizer COMO e detalhar as MEDIDAS.
C-Tirei do meio do seu primeiro parágrafo argumentativo (que é o terceiro parágrafo da sua redação; descontei o segundo parágrafo pois está expositivo e ideal para fazer parte de uma introdução, e não de um segundo parágrafo) a seguinte problematização¹ do tema:
"Agora vista como produto, os compromissos sociais das instituições de ensino são gradativamente extintos e a educação pública deixa de ser uma prioridade nas pautas políticas e orçamentarias do Estado. Nessas condições, os professores perdem seu protagonismo na sociedade como agentes socioculturais, ocasionado a desvalorização econômica, social e cultural da carreira de docente."
A solução¹ encontra-se no meio da conclusão da seguinte forma:
"Para que o professor retome lugar de destaque na sociedade, o Congresso Nacional pode criar emendas constitucionais que garantam condições, como salariais, compatíveis com a importância dessa profissão para o desenvolvimento do país, além disso, o Governo deve resgatar os compromissos sociais das instituições de ensino, reestruturando o sistema educacional privado e principalmente, as escola públicas e, pode também, junta à mídia, realizar campanhas a fim de resgatar o prestígio da classe docente."
Você realmente propõe uma solução para o problema que você apresentou (tem que ser certeiramente para o problema apresentado por VOCÊ - isso é MUITO importante). Isso quer dizer que você fez do jeito certo!!
Minha recomendação, no entanto, é você fazer um outro parágrafo argumentativo, igual ao primeiro, propondo outra problematização, e prosseguir da mesma forma como fez com o primeiro.
Dessa forma, sua redação ficaria mais ou menos assim:
[1] Introdução: Contextualização + Tema - 6~7 linhas
[2] Parágrafo Argumentativo¹: Problematização¹ do tema - 6~7 linhas
[3] Parágrafo Argumentativo²: Problematização² do tema - 6~7 linhas
[4] Conclusão: Soluções concretas, inovadoras, coerentes e bem detalhadas sobre ¹ e ². (tem que ser sobre ¹ e ², não proponha solução para o que você não problematizou; SÓ PROPONHA SOLUÇÃO PARA A SUA PROBLEMATIZAÇÃO - alunos excelentes comentem esse erro, fique esperto). - 7~10 linhas
Qualquer dúvida, só perguntar, e desculpa se alguma parte ficou muito ininteligível ou por algum erro muito grave!
Bons estudos!! :bball:
Hayzel Sh- Estrela Dourada
- Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR
Re: Redação modelo enem - 4
Brigadão Hayzels, excelente comentário. Vou reescrever essa redação. Minha estrutura é parecida com a que você recomendou.
TÓPICO FRASAL + DESENVOLVIMENTO + EXEMPLO + FECHAMENTO.
Em alguns parágrafos, por conta do número de linhas, deixo sem o fechamento.
Algumas considerações:
''O Histórico desafio de se valorizar o professor.''
TÓPICO FRASAL + DESENVOLVIMENTO + EXEMPLO + FECHAMENTO.
Em alguns parágrafos, por conta do número de linhas, deixo sem o fechamento.
Algumas considerações:
''O Histórico desafio de se valorizar o professor.''
A valorização da classe docente vai de encontro com as transformações socioeconômicas ao longo do processo histórico de formação do Brasil. Na chamada Era Vargas, a profissão professor ganha destaque com o processo de industrialização, no entanto, nos anos 90, desvaloriza-se, especialmente, a partir das políticas de incentivo à privatização da educação. Por isso, é notório o desafio de se valorizar o professor, sendo necessário a análise dessa questão a fim de amenizá-la.
[ A trajetória histórica da profissão professor é a minha tese, talvez isso não ficou tão nítido e por isso parece que é apenas um parágrafo expositivo. ]
A Revolução de 30, no século XX, é um marco importante para o ensino e, principalmente, para a classe docente. [FRASAL] A urbanização e a industrialização, nesse período, relacionam-se com o início da valorização da profissão professor. [DESENVOLVIMENTO] Tornou-se cada vez mais necessário, por meio das escolas e universidades, a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres na vida em sociedade e a formação de mão de obra para os setores da industria e serviços. [EXEMPLO + DESENVOLVIMENTO] Desse modo, é possível perceber parte da trajetória histórica dessa profissão. [ FECHAMENTO ]
Por outro lado, com as políticas de privatização dos governos pós ditadura militar, verifica-se intensas modificações nas atribuições da educação na sociedade. Agora vista como produto, os compromissos sociais das instituições de ensino são gradativamente extintos e a educação pública deixa de ser uma prioridade nas pautas políticas e orçamentarias do Estado. Nessas condições, os professores perdem seu protagonismo na sociedade como agentes socioculturais, ocasionado a desvalorização econômica, social e cultural da carreira de docente. Isso se verifica, atualmente, na baixa demanda pelos cursos de licenciatura.
NESSE PENÚLTIMO PARÁGRAFO FALTOU A CONCLUSÃO.
Evidencia-se, portanto, que o desafio histórico de se valorizar o professor relaciona-se, entre outros motivos, com decisões políticas-econômicas tomadas ao longo do processo de formação do país. Para que o professor retome lugar de destaque na sociedade, o Congresso Nacional pode criar emendas constitucionais que garantam condições, como salariais, compatíveis com a importância dessa profissão para o desenvolvimento do país, além disso, o Governo deve resgatar os compromissos sociais das instituições de ensino, reestruturando o sistema educacional privado e principalmente, as escola públicas e, pode também, junta à mídia, realizar campanhas a fim de resgatar o prestígio da classe docente.
hugo araujo- Estrela Dourada
- Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 30
Localização : Araçuaí, MG
Re: Redação modelo enem - 4
HayzelS escreveu:Oiee, vou dar minhas sugestões para uma redação estilo enem. Lembre-se que são apenas sugestões.
[...]
Qualquer dúvida, só perguntar, e desculpa se alguma parte ficou muito ininteligível ou por algum erro muito grave!
Bons estudos!! :bball:
Cool!!
Diego A- Monitor
- Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR
Re: Redação modelo enem - 4
Bom, a HayzelS já deu uma boa dissecada do texto e não tenho dúvida que o texto teria uma nota alta. Então, apenas me comprometi a dissecar um pouco mais:
________________
[1] Concordo que faltou conclusão e aquela escrita pela HayzelS está adequada.
[2] Aqui, você poderia sugerir com que finalidade ou em qual direção deveria ser feita essa reestruturação.
*Em especial, para quando faltar linhas para sua dissertação Hugo, sugiro que você remova o título, visto que na redação do Enem não é obrigatório, liberar esse espaço pode ser essencial.
''O Histórico desafio de se valorizar o professor.''
A valorização da classe docente vai de encontro com as transformações socioeconômicas ao longo do processo histórico de formação do Brasil [tese]. Na chamada Era Vargas, a profissão professor ganha destaque com o processo de industrialização, no entanto, nos anos 90, desvaloriza-se, especialmente, a partir das políticas de incentivo à privatização da educação. Por isso, é notório o desafio de se valorizar o professor, sendo necessário a análise dessa questão a fim de amenizá-la. [problematização]
A Revolução de 30, no século XX, é um marco importante para o ensino e, principalmente, para a classe docente. A urbanização e a industrialização, nesse período, relacionam-se com o início da valorização da profissão professor [fatos históricos]. Tornou-se cada vez mais necessário, por meio das escolas e universidades, a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres na vida em sociedade e a formação de mão de obra para os setores da industria e serviços [consequências]. Desse modo, é possível perceber parte da trajetória histórica dessa profissão.
Por outro lado, com as políticas de privatização dos governos pós ditadura militar, verifica-se intensas modificações nas atribuições da educação na sociedade [fato histórico]. Agora vista como produto, os compromissos sociais das instituições de ensino são gradativamente extintos e a educação pública deixa de ser uma prioridade nas pautas políticas e orçamentarias do Estado. Nessas condições, os professores perdem seu protagonismo na sociedade como agentes socioculturais, ocasionado a desvalorização econômica, social e cultural da carreira de docente. Isso se verifica, atualmente, na baixa demanda pelos cursos de licenciatura.[consequências] [1]
Evidencia-se, portanto, que o desafio histórico de se valorizar o professor relaciona-se, entre outros motivos, com decisões políticas-econômicas tomadas ao longo do processo de formação do país. [Dessa forma,] Para que o professor retome lugar de destaque na sociedade, o Congresso Nacional pode criar emendas constitucionais que garantam condições, como salariais, compatíveis com a importância dessa profissão para o desenvolvimento do país [sugestão 1], além disso, o Governo deve resgatar os compromissos sociais das instituições de ensino [sugestão 2], reestruturando o sistema educacional privado e[,] principalmente, as escola públicas e [sugestão 3] [2], pode também, junta à mídia, realizar campanhas a fim de resgatar o prestígio da classe docente [sugestão 4].
________________
[1] Concordo que faltou conclusão e aquela escrita pela HayzelS está adequada.
[2] Aqui, você poderia sugerir com que finalidade ou em qual direção deveria ser feita essa reestruturação.
*Em especial, para quando faltar linhas para sua dissertação Hugo, sugiro que você remova o título, visto que na redação do Enem não é obrigatório, liberar esse espaço pode ser essencial.
Diego A- Monitor
- Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR
Re: Redação modelo enem - 4
Brigadão galera, segue a reescrita. (29 linhas).
A desvalorização da classe docente vai de encontro com as transformações socioeconômicas históricas no Brasil. Na chamada Era Vargas a profissão professor ganha destaque; no entanto, a partir dos anos 90, desvaloriza-se, especialmente com as políticas de privatização da educação. Por isso, é notório o desafio de se valorizar o professor, seja pelas mudanças sociais, seja pela influência de políticas econômicas mal sucedidas.
A Revolução de 30, no século XX, é um marco importante para a valorização do ensino e do professor. A urbanização e a industrialização exigiram do Estado a ampliação das escolas e universidades a fim de formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres na vida em sociedade e para formar mão de obra voltada para atender o setor da indústria e serviços. Nesse sentido, pode-se afirmar que as revoluções sociais estão diretamente ligadas à valorização dos professores, pois a educação é um setor essencial para o desenvolvimento do país.
No entanto, as políticas de privatização dos governos pós ditadura militar modificaram as atribuições do ensino na sociedade - passando a ser visto como produto. Por conta disso, os compromissos sociais e a educação pública deixaram de ser prioridades nas pautas da Máquina Pública e, nessas condições, os professores perderam seu protagonismo como agentes socioculturais e a carreira de professor experimenta uma intensa desvalorização econômica, social e cultural, a qual se arrasta até os dias de hoje. Logo, é dever do Estado recuperar o prestígio ligado à essa profissão.
Evidencia-se, portanto, que o desafio histórico de se valorizar o professor relaciona-se, entre outros motivos, com decisões políticas-econômicas tomadas ao longo do processo de formação do país. Para que o professor retome lugar de destaque na sociedade, o Congresso Nacional pode criar emendas constitucionais que garantam condições, como salariais, compatíveis com a importância dessa profissão para o desenvolvimento do país, além disso, o Governo deve resgatar os compromissos sociais das instituições de ensino, reestruturando o sistema educacional privado e principalmente, as escola públicas e, pode também, junta à mídia, realizar campanhas a fim de resgatar o prestígio da classe docente.
hugo araujo- Estrela Dourada
- Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 30
Localização : Araçuaí, MG
Re: Redação modelo enem - 4
Galera, 2° reescrita, estou tentando deixar o mais objetivo possível.
A desvalorização da classe docente vai de encontro com as transformações socioeconômicas históricas no Brasil. Na chamada Era Vargas a profissão professor ganha destaque; no entanto, a partir dos anos 90, desvaloriza-se, especialmente com as políticas de privatização da educação. Por isso, é notório o desafio de se valorizar o professor, seja pelas mudanças sociais, seja pela influência de políticas econômicas mal sucedidas.
A Revolução de 30, no século XX, é um marco importante para a valorização do ensino e do professor. A urbanização e a industrialização estimularam a ampliação das escolas e universidades a fim de preparar os cidadãos para a vida em sociedade e para formar mão de obra voltada aos setores da indústria e serviços. Nesse sentido, pode-se afirmar que as revoluções sociais estão ligadas à valorização dos professores, pois a educação é essencial no desenvolvimento do país.
No entanto, as políticas de privatização dos governos pós Ditadura Militar mercantilizaram o ensino. Por conta disso, os compromissos sociais e a educação pública deixaram de ser prioridades nas pautas da Máquina Pública e, nessas condições, os professores perderam seu protagonismo como agentes socioculturais e a carreira passou a experimentar uma intensa desvalorização econômica, social e cultural, a qual se arrasta até os dias de hoje. Logo, o Estado deve rever suas estratégias para retomar o valor dessa profissão.
Evidencia-se, portanto, que o desafio histórico de se valorizar o professor relaciona-se com decisões políticas-econômicas tomadas ao longo do processo de formação do país. Para que o professor retome lugar de destaque na sociedade, o Congresso Nacional pode criar emendas constitucionais que garantam condições, como salariais, compatíveis com a importância dessa profissão no desenvolvimento do país. Além disso, o Ministério da Educação pode resgatar os compromissos sociais das instituições de ensino privadas e públicas, através de renovações nas matrizes curriculares e, junta à mídia, podem realizar campanhas no intuito de resgatar o prestígio da classe docente.
hugo araujo- Estrela Dourada
- Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 30
Localização : Araçuaí, MG
Tópicos semelhantes
» Redação no modelo ENEM
» Redação Modelo ENEM
» Redação modelo ENEM
» Redação - modelo enem
» Redação modelo ENEM
» Redação Modelo ENEM
» Redação modelo ENEM
» Redação - modelo enem
» Redação modelo ENEM
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos