PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EsPCEx 2006 - Estrutura Populacional Brasileira(P.E.A.)

4 participantes

Ir para baixo

Resolvido EsPCEx 2006 - Estrutura Populacional Brasileira(P.E.A.)

Mensagem por Daniel Escovedo EsPCEx Sex 08 maio 2020, 23:16

Com relação à estrutura ocupacional da população brasileira e à sua distribuição por gênero (masculino e feminino), pode-se afirmar que:
 
[A] o aumento da população feminina no mercado de trabalho brasileiro explica-se pela redução dos índices de masculinidade, isto é, pela redução crescente da população masculina em relação à população feminina.
[B] sendo cada vez mais significativa a participação da mulher no mercado de trabalho, bem como a conquista de posições de destaque no campo profissional, verifica-se que os rendimentos femininos têm sido, na maioria das vezes, superiores aos rendimentos masculinos.
[C] embora a população masculina possua maior participação na População Economicamente Ativa (PEA), observa-se a menor presença de quantitativos masculinos na população brasileira, haja vista a menor expectativa de vida deste seguimento.
[D] a maior participação feminina no mercado de trabalho, em relação à participação masculina, indica a eliminação do preconceito e da discriminação social contra a mulher, a qual deixou de ser vista como subalterna em relação ao homem.
[E] a partir do último censo demográfico, observa-se que o contingente feminino na PEA ultrapassa o efetivo masculino, fato este explicado pela maior participação de mão de obra feminina no setor terciário.
Gabarito: E


Última edição por Daniel Escovedo EsPCEx em Dom 10 maio 2020, 18:06, editado 1 vez(es)

Daniel Escovedo EsPCEx
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 15/01/2017
Idade : 23
Localização : Mesquita, Rio de Janeiro Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: EsPCEx 2006 - Estrutura Populacional Brasileira(P.E.A.)

Mensagem por Pedro Celso Silva Sáb 09 maio 2020, 13:45

Vamos lá!
O que aconteceu foi o seguinte: Lá nos anos 1940,quando ocorreu a Segunda Guerra Mundial,os homens foram lutar na guerra (as mulheres também,mas estou falando de Brasil). No Brasil,os homens eram combatentes e padioleiros (homens que seguram macas),enquanto as mulheres eram enfermeiras,médicas e profissionais de saúde. (Leia sobre a Major Elza). Como os homens foram para a guerra,precisava-se de alguém para trabalhar nas fábricas e aonde os homens haviam saído para ido lutar na guerra. 
As mulheres então assumiram esse posto. Começaram a trabalhar nas fábricas e até mesmo no campo (muitos dos 25 mil pracinhas da FEB eram agricultores e camponeses) e fizeram parte do esforço de guerra (Brasil e Argentina enviavam navios abarrotados de alimentos para o Reino Unido e a Europa. Esses navios foram afundados por submarinos alemães e aí entramos na guerra). Como elas passaram a receber salário, importância,elas quiseram fazer parte do trabalho. Nos anos 1950,aumentou a participação feminina no mercado de trabalho,ainda que as mulheres,majoritariamente ocupassem postos "braçais" como costura, tecelagem e outros tipos de trabalho informal. Nos anos 70,começaram a se efetivar no mercado de trabalho, até nos anos 90 terem uma participação significativa.
Infelizmente,naquela época e até agora,sempre tinha um jumento que falava "mulher não consegue fazer isso,mulher é incapaz". Uma mentira dita muitas vezes acaba se tornando verdade nos ouvidos de quem está tendo isso direcionado. Elas mesmas acabaram se aceitando a postos de baixa remuneração por algum tempo. Enfrentando essa estupidez,elas se esforçavam mais para alcançar seus objetivos. Por isso que começaram a pipocar mulheres em áreas mais promissoras. E habilidades próprias. As mulheres são mais emocionais e mais empáticas. Por isso,elas assumiram postos de trabalho como a Área da Saúde. Enfermagem,medicina,biologia,biotecnologia, fisioterapia,terapia ocupacional. O cuidado que elas têm com as coisas. Aqui no Rio de Janeiro,na UFRJ, temos o Centro de Ciências da Saúde,o CCS,que reúne todas as profissões que eu falei. O apelido dele é "centro calcinha e sutiã",pelo enorme número de mulheres lá. Parece até uma piada,mas realmente eu vejo que elas têm mais habilidade nisso. Mas é aquilo: que vença o melhor. ou a melhor.
E naturalmente,todo patrão quer contratar o melhor empregado. Entre um homem acomodado e uma mulher que dá tudo de si,ele vai contratar o melhor. Por isso que as mulheres começaram a surgir mais na PEA.
A) Errada!
Redução dos índices de masculinidade?????? Completamente errada! Não ocorreu redução dos índices de masculinidade. Isso nem existe (índice de masculinidade). E não houve redução crescente da população masculina em relação à feminina. O que aconteceu,foi o que eu falei (x)mulher imersa no mercado de trabalho->(x)mulher entrando em profissões que gosta->(x)mulher entrando em profissões ganhando a concorrência pela maior qualidade do que alguns homens. A população masculina não está diminuindo.
B)Errada!
Não. A lógica do capitalismo é: lucro máximo. Se um funcionário é muito caro (seja salário,seja mantê-lo lá),ele vai ser demitido e colocarão um mais barato. Se ele for qualificado e ele render muito,ele for o destaque,ele é mantido. É aquela história do "Que vença o melhor". Se as mulheres fossem mais caras,elas estariam desempregadas. Se os homens fossem mais caros,deveria ser assim também. Existem movimentos sociais que querem igualdade nos salários. E eles falam que o homem ganha mais do que a mulher. Se eles contestam isso,dá para ver que não é a verdade (mulher ganha mais do que o cara). Se ela ganhasse,não estariam reclamando.
Só que é uma questão complexa. É claro que...a recém contratada na empresa não vai ganhar o mesmo do que o chefe. 
Dinheiro chama dinheiro. É claro que...o homem vai ganhar mais do que a mulher e a mulher vai ganhar mais do que o homem. A modelo feminina ganha muito mais dinheiro do que o modelo masculino. E isso porque,ela tem muito mais visibilidade,projeção e fama do que o homem. Assim que ela posta uma foto no Instagram,vemos milhões de curtidas. Já o cara,umas milhares de curtidas. Pela visiblilidade,empresas de perfume,de maquiagem,de creme de maquiagem,de roupas,de bolsas,de esmaltes,de ceras de depilação, vão sair no soco e oferecer cachês milionários para a modelo divulgar e usar o produto deles.
Assim como,o homem vai ganhar mais do que a mulher. Veja o duelo Neymar e Marta. O Neymar arrasta multidões para ver o jogo dele,em qualquer lugar. Já a Marta,nem tanto. É a mesma história do que eu falei da modelo,mas com o sinal contrário.
C)Errada
Nada a ver! Em 2006,a população brasileira ainda era de 51% de homens e 49% de mulheres. Foi na década de 2010 que isso mudou. O que que acontece? Os homens não estão diminuindo sua quantidade porque a expectativa de vida é baixa. Não mesmo. Não tem a ver com uma menor expectativa de vida. Fora a probabilidade de 50% para cada um nascer. 
D)Errada
Não mesmo! A estupidez continua. Por exemplo,na área da Medicina,os profissionais de educação são muito restritos quanto à participação feminina na Neurocirurgia e na Cardiologia. As mulheres acabam se desmotivando em fazê-la,por causa do rigor,da exclusão e também porque raramente uma mulher chega a esse cargo. No próprio Exército,aonde você quer entrar,isso acontece. Foi apenas em 2016 quando foi autorizado que mulheres fizessem prova para serem oficiais do Exército. E elas praticamente só podem ser Intendentes,Material Bélico,QCO ou área da Saúde. Combate combate mesmo (Infantaria,Cavalaria, Artilharia ou Comunicações,não).
Eu não digo preconceito,mas digo subestimar. As críticas à mulher são mais duras,são mais pesadas e mais doloridas. Basta olhar quando a Dilma errou e quando outros presidentes erraram.
E)Certa
Como eu falei. A mulher assumiu postos aonde era melhor,ou aonde tinha mais habilidade,ou ninguém queria. E,há muitas mulheres no setor terciário: assistente de telemarketing,recepcionista,atendente, hostess,secretária,gerentes. Isso acontece tanto por vontade,como também por uma habilidade feminina. O cérebro da mulher conversa muito bem o lado direito com o lado esquerdo. O do cara,nem tanto. Por isso,a mulher consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo. Já o cara,não tem tanta habilidade, muitos têm que fazer uma coisa de cada vez,se concentrar numa coisa só. Tanto é que,quando o cara vai manobrar o carro, ele desliga ou abaixa o volume do rádio.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Preposineo_Marques não gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: EsPCEx 2006 - Estrutura Populacional Brasileira(P.E.A.)

Mensagem por JMão Sáb 09 maio 2020, 15:38

Olá Pedro, só alguns adendos, o que você quis dizer quando disse que não existe índice de masculinidade?
Outro ponto kk Entendi o exemplo, claro, mas acho que a manobra do carro é mais específica que isso.

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: EsPCEx 2006 - Estrutura Populacional Brasileira(P.E.A.)

Mensagem por Pedro Celso Silva Sáb 09 maio 2020, 17:05

Não existe "índice de masculinidade".
O mundo não possui um índice que aponta os países mais masculinos ou menos masculinos.
E nem os homens mais masculinos ou menos masculinos. Não é algo como IDH,Índice Gini ou algo assim.
O exemplo que eu dei da manobra de carro era para mostrar que o cérebro do homem é melhor com uma coisa de cada vez,se concentrar em uma atividade por uma.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: EsPCEx 2006 - Estrutura Populacional Brasileira(P.E.A.)

Mensagem por JMão Sáb 09 maio 2020, 17:21

Entendo. É que eu conheço algo a que é chamado índice de masculinidade e é usado para comparar o número de homens e mulheres de um país. Geralmente é feito tendo como base 100 pessoas. Por exemplo, quantos homens há para cada 100 mulheres?

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: EsPCEx 2006 - Estrutura Populacional Brasileira(P.E.A.)

Mensagem por Daniel Escovedo EsPCEx Dom 10 maio 2020, 18:05

Obrigado pessoal pela ajuda!

Daniel Escovedo EsPCEx
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 15/01/2017
Idade : 23
Localização : Mesquita, Rio de Janeiro Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: EsPCEx 2006 - Estrutura Populacional Brasileira(P.E.A.)

Mensagem por Preposineo_Marques Ter 15 Set 2020, 11:35

Pedro Celso Silva escreveu:Vamos lá!
O que aconteceu foi o seguinte: Lá nos anos 1940,quando ocorreu a Segunda Guerra Mundial,os homens foram lutar na guerra (as mulheres também,mas estou falando de Brasil). No Brasil,os homens eram combatentes e padioleiros (homens que seguram macas),enquanto as mulheres eram enfermeiras,médicas e profissionais de saúde. (Leia sobre a Major Elza). Como os homens foram para a guerra,precisava-se de alguém para trabalhar nas fábricas e aonde os homens haviam saído para ido lutar na guerra. 
As mulheres então assumiram esse posto. Começaram a trabalhar nas fábricas e até mesmo no campo (muitos dos 25 mil pracinhas da FEB eram agricultores e camponeses) e fizeram parte do esforço de guerra (Brasil e Argentina enviavam navios abarrotados de alimentos para o Reino Unido e a Europa. Esses navios foram afundados por submarinos alemães e aí entramos na guerra). Como elas passaram a receber salário, importância,elas quiseram fazer parte do trabalho. Nos anos 1950,aumentou a participação feminina no mercado de trabalho,ainda que as mulheres,majoritariamente ocupassem postos "braçais" como costura, tecelagem e outros tipos de trabalho informal. Nos anos 70,começaram a se efetivar no mercado de trabalho, até nos anos 90 terem uma participação significativa.
Infelizmente,naquela época e até agora,sempre tinha um jumento que falava "mulher não consegue fazer isso,mulher é incapaz". Uma mentira dita muitas vezes acaba se tornando verdade nos ouvidos de quem está tendo isso direcionado. Elas mesmas acabaram se aceitando a postos de baixa remuneração por algum tempo. Enfrentando essa estupidez,elas se esforçavam mais para alcançar seus objetivos. Por isso que começaram a pipocar mulheres em áreas mais promissoras. E habilidades próprias. As mulheres são mais emocionais e mais empáticas. Por isso,elas assumiram postos de trabalho como a Área da Saúde. Enfermagem,medicina,biologia,biotecnologia, fisioterapia,terapia ocupacional. O cuidado que elas têm com as coisas. Aqui no Rio de Janeiro,na UFRJ, temos o Centro de Ciências da Saúde,o CCS,que reúne todas as profissões que eu falei. O apelido dele é "centro calcinha e sutiã",pelo enorme número de mulheres lá. Parece até uma piada,mas realmente eu vejo que elas têm mais habilidade nisso. Mas é aquilo: que vença o melhor. ou a melhor.
E naturalmente,todo patrão quer contratar o melhor empregado. Entre um homem acomodado e uma mulher que dá tudo de si,ele vai contratar o melhor. Por isso que as mulheres começaram a surgir mais na PEA.
A) Errada!
Redução dos índices de masculinidade?????? Completamente errada! Não ocorreu redução dos índices de masculinidade. Isso nem existe (índice de masculinidade). E não houve redução crescente da população masculina em relação à feminina. O que aconteceu,foi o que eu falei (x)mulher imersa no mercado de trabalho->(x)mulher entrando em profissões que gosta->(x)mulher entrando em profissões ganhando a concorrência pela maior qualidade do que alguns homens. A população masculina não está diminuindo.
B)Errada!
Não. A lógica do capitalismo é: lucro máximo. Se um funcionário é muito caro (seja salário,seja mantê-lo lá),ele vai ser demitido e colocarão um mais barato. Se ele for qualificado e ele render muito,ele for o destaque,ele é mantido. É aquela história do "Que vença o melhor". Se as mulheres fossem mais caras,elas estariam desempregadas. Se os homens fossem mais caros,deveria ser assim também. Existem movimentos sociais que querem igualdade nos salários. E eles falam que o homem ganha mais do que a mulher. Se eles contestam isso,dá para ver que não é a verdade (mulher ganha mais do que o cara). Se ela ganhasse,não estariam reclamando.
Só que é uma questão complexa. É claro que...a recém contratada na empresa não vai ganhar o mesmo do que o chefe. 
Dinheiro chama dinheiro. É claro que...o homem vai ganhar mais do que a mulher e a mulher vai ganhar mais do que o homem. A modelo feminina ganha muito mais dinheiro do que o modelo masculino. E isso porque,ela tem muito mais visibilidade,projeção e fama do que o homem. Assim que ela posta uma foto no Instagram,vemos milhões de curtidas. Já o cara,umas milhares de curtidas. Pela visiblilidade,empresas de perfume,de maquiagem,de creme de maquiagem,de roupas,de bolsas,de esmaltes,de ceras de depilação, vão sair no soco e oferecer cachês milionários para a modelo divulgar e usar o produto deles.
Assim como,o homem vai ganhar mais do que a mulher. Veja o duelo Neymar e Marta. O Neymar arrasta multidões para ver o jogo dele,em qualquer lugar. Já a Marta,nem tanto. É a mesma história do que eu falei da modelo,mas com o sinal contrário.
C)Errada
Nada a ver! Em 2006,a população brasileira ainda era de 51% de homens e 49% de mulheres. Foi na década de 2010 que isso mudou. O que que acontece? Os homens não estão diminuindo sua quantidade porque a expectativa de vida é baixa. Não mesmo. Não tem a ver com uma menor expectativa de vida. Fora a probabilidade de 50% para cada um nascer. 
D)Errada
Não mesmo! A estupidez continua. Por exemplo,na área da Medicina,os profissionais de educação são muito restritos quanto à participação feminina na Neurocirurgia e na Cardiologia. As mulheres acabam se desmotivando em fazê-la,por causa do rigor,da exclusão e também porque raramente uma mulher chega a esse cargo. No próprio Exército,aonde você quer entrar,isso acontece. Foi apenas em 2016 quando foi autorizado que mulheres fizessem prova para serem oficiais do Exército. E elas praticamente só podem ser Intendentes,Material Bélico,QCO ou área da Saúde. Combate combate mesmo (Infantaria,Cavalaria, Artilharia ou Comunicações,não).
Eu não digo preconceito,mas digo subestimar. As críticas à mulher são mais duras,são mais pesadas e mais doloridas. Basta olhar quando a Dilma errou e quando outros presidentes erraram.
E)Certa
Como eu falei. A mulher assumiu postos aonde era melhor,ou aonde tinha mais habilidade,ou ninguém queria. E,há muitas mulheres no setor terciário: assistente de telemarketing,recepcionista,atendente, hostess,secretária,gerentes. Isso acontece tanto por vontade,como também por uma habilidade feminina. O cérebro da mulher conversa muito bem o lado direito com o lado esquerdo. O do cara,nem tanto. Por isso,a mulher consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo. Já o cara,não tem tanta habilidade, muitos têm que fazer uma coisa de cada vez,se concentrar numa coisa só. Tanto é que,quando o cara vai manobrar o carro, ele desliga ou abaixa o volume do rádio.

Preposineo_Marques
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: EsPCEx 2006 - Estrutura Populacional Brasileira(P.E.A.)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos