PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação?

4 participantes

Ir para baixo

Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação? Empty Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação?

Mensagem por romulos1 Seg 16 Set 2019, 06:05

É do modelo ENEM, preferi deixar sem título dessa vez. Estou com dúvida quanto a competência cinco, ao meu ver todas as partes dela estão presentes, mas estou um tanto quanto receoso, sempre que eu penso isso algo está faltando. 
Na redação escrita eu rasurei em três partes, não sei se isso desconta ponto...
Eu percebi alguns erros: falta de acento em vários, e a repetição do "parte" e o pandora minúsculo, e a falta de crase antes de necessidade.
Tema: Evasão escolar.

     A educação, prevista pela constituição brasileira, é um direito inalienável do indivíduo, entretanto, na triste realidade, a evasão escolar é um problema sério que está ligado à varios agentes causadores: questões financeiras, desinteresse nos estudos e etc. Contudo, a frase dita por Isaac Newton, "toda ação tem uma reação", nos mostra a consequencialidade dos atos, que no caso da desistência dos estudos são entre outros: dificuldade em encontrar empregos, tendo em vista a necessidade de especialistas e uma espécie de fobia quanto ao conhecimento.
     Primeiramente, é importante notar o fato de que muitas crianças, principalmente nas regiões mais pobres, vão à escola apenas para se alimentarem, ou abandonam os estudos porque precisam ajudar financeiramente a família, trabalhando, em grande parte dos casos, em empregos não regulamentados. Esta obrigação, em boa parte das vezes, dificilmente permite ao aluno continuar estudando, pois suprir as necessidades básicas: alimentação, vestimenta e etc, tem maior grau de importância.
     Segundo, os jovens possuem um interesse natural em conhecer, como pode ser visto na história mitológica grega, a caixa de pandora, em que esta movida pela curiosidade, abre o recipiente e libera os males do mundo. Todavia, mesmo que nenhum modelo seja infalível, nosso sistema educacional diminui, e muito, este interesse em descobrir, pois dá a falsa impressão ao alno, de que não há aplicabilidade prática, no dia a dia, do que se aprende em sala, isto deve-se em parte a necessidade de aprender para progredir de série.
     Conclui-se, com o que foi dito, a necessidade de gerar curiosidade no aluno e os meios que o permitem continuar estudando, embora sua condição financeira seja adversa. Com isso, nota-se a importância da criação de mais escolas técnicas, por parte do Ministério da educação, utilizando os impostos arrecadados e o investimento da industria privada, pois permite ao aluno conseguir uma profissão, o que gera interesse também por parte da família, e facilita às empresas contratarem, mesmo como estagiários, jovens especializados, ajudando na renda familiar do estudante, diminuindo os índices de evasão escolar.

Agradeço a quem corrigir! Very Happy
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação? Empty Re: Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação?

Mensagem por Dr.Astro Seg 16 Set 2019, 21:07

COMPETÊNCIA 1

Dominar modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Notei dois erros que são mais por falta de atenção do que gramaticais. Então sugiro que revise seu texto profundamente antes de passar para a definitiva. Por você ter conhecimento da modalidade formal e isso se tratar apenas de erros de escrita, então a correção do ENEM considera nota máxima nesse quesito. Mas lembre-se, descuidos como esse são tolerados no máximo 3.

1º Erro: "pois dá a falsa impressão ao alno, de que não" (alno)
2º Erro: "e o investimento da industria privada, pois" (industria) -> (indústria)
NOTA: 200


COMPETÊNCIA 2

Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.

Seu texto possui poucos elementos socioculturais. O único que você apresentou foi sobre a caixa de pandora.

Experimente usá-los na apresentação da temática e ao longo da apresentação dos argumentos, por exemplo, o que você escreveu no segundo parágrafo é pouco convincente por não ter nenhum dado e o mesmo ocorre no terceiro parágrafo. Tente encadear vários elementos interdisciplinares para colocar força na sua argumentação
Nota:80


COMPETÊNCIA 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa da sua tese.

Há alguns erros na sua redação que são graves para um texto na modalidade dissertativa. Pelo fato de não atender ao proposto pelo gênero. Cuidado que a correção ENEM vai muito pelo fluir do texto. Por exemplo, na introdução, você citou que 'dificuldade em encontrar empregos, tendo em vista a...', essa tese que você apresentou não foi exposta no desenvolvimento.

Além disso, há alguns erros de coerência no seu texto, como:
"Conclui-se, com o que foi dito, a necessidade de gerar curiosidade no aluno e os meios que o permitem continuar estudando, embora sua condição financeira seja adversa." (?????)
Também, cuidado com o uso do 'etc' nos textos, pois retira a circularidade da redação.
NOTA:40

COMPETÊNCIA 4

Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Recursos coesivos utilizados com eficácia. Parabéns!
NOTA:200


COMPETÊNCIA 5

Proposta de Intervenção.

Proposta completa. Parabéns!

NOTA: 200

Portanto, somado tudo, nota 720.
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação? Empty Re: Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação?

Mensagem por romulos1 Seg 16 Set 2019, 22:38

Dr. Astro, você está me salvando mesmo! 
Eu não sei como responde de um jeito que você veja, mas, na primeira parte o "alno" foi erro de digitação mesmo, só que eu não entendi algumas coisas:
Os erros gramaticais que eu citei lá em cima, por que eles não descontaram pontos?
A citação do Isaac Newton também não serve como um conhecimento interdiciplinar?
E eu também não entendi a falta de coerência. Pode explicar melhor? fazendo favor


Última edição por romulos1 em Seg 16 Set 2019, 22:44, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editei a mensagem porque percebi mais uma dúvida)
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação? Empty Re: Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação?

Mensagem por Dr.Astro Ter 17 Set 2019, 07:50

Alguns dos erros que você citou eu não tinha notado. Valeu a observação!
Sim, falta o acento na vários.
Caixa de pandora não precisa estar maiúsculo pois você citou a obra. O importante é estar entre aspas "caixa de pandora"
A questão da crase você não errou. Está certo.

Olha, a questão da produtividade sociocultural também envolve autoria. Se você olha a cartilha de redação do ENEM, verás que você só recebe 200 nessa competência ao encadear conhecimentos interdisciplinares produtivamente, de modo que você detalhe o que está sendo proposto e vincule ao tema. Assim, não vale apenas citar, mas tem que detalhar qual a relevância do fato na sua tese e como ela se expressa.
Por exemplo, se estivéssemos falando de educação e você começar.: " Segundo o pedagogo Paulo Freire, 'Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda'. O ensino é imprescindível na construção do bem-estar social e progresso nacional...". Note que a citação está desconectada da progressão textual. Por isso é importante o detalhamento: " Segundo o pedagogo Paulo Freire, 'Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda'. Nesse sentido, o autor demonstra a necessidade da educação na construção do bem-estar social e progresso nacional..." Então, o certo é você usar citações como um reforço da sua tese e não como apenas uma necessidade. Isso se configura como encadeamento de argumentos e, sobretudo, autoria, o que te garante 200 na competência.


A parte da coerência, eu não entendi a frase que você escreveu. Talvez você pecou no quesito gramatical o que te fez errar na parte de sentido textual. Mas como eu não sei o que você queria escrever, então não posso afirmar 100%.
"Conclui-se, com o que foi dito, a necessidade de gerar curiosidade no aluno e os meios que o permitem continuar estudando, embora sua condição financeira seja adversa."
Imagino que você queria escrever era isso:
"Conclui-se, com o que foi dito, necessidade de gerar curiosidade no aluno e os meios que o permitem continuar estudando, embora sua condição financeira seja adversa."
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação? Empty Re: Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação?

Mensagem por Nickds12 Ter 17 Set 2019, 11:10

Na verdade "conclui-se" pode ter 2 sentidos:

1. Termino, encerro
2. Infiro que, chego a conclusão que

E no texto dele, ele colocou o primeiro sentido no lugar do segundo. Ficaria:

"Conclui-se, com o que foi dito, que é necessário gerar curiosidade no aluno e dar meios que o permita continuar estudando, embora sua condição financeira seja adversa."

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação? Empty Re: Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação?

Mensagem por victormanfro99 Ter 17 Set 2019, 12:34

Notei alguns erros gramaticais:" à(a*) varios","Esta obrigação"(essa),"alno,"(não tem virgula depois de aluno),"isto deve-se em parte a necessidade"(o certo seria: "isso se deve em parte à necessidade".Enfim, acho que a nota 160, na competencia I, seria mais correta. ps:o pronome "se", no ultimo caso, é indiferente colocar em próclise ou ênclise Very Happy Very Happy


Última edição por victormanfro99 em Ter 17 Set 2019, 13:47, editado 1 vez(es)
victormanfro99
victormanfro99
Jedi
Jedi

Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação? Empty Re: Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação?

Mensagem por Dr.Astro Ter 17 Set 2019, 12:38

Isso aí. Com mais pessoas a redação fica corrigida de forma mais completa.
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação? Empty Re: Alguém pode fazer o favor de corrigir esta redação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos