PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Redação ENEM] Alguém pode corrigir?

2 participantes

Ir para baixo

[Redação ENEM] Alguém pode corrigir? Empty [Redação ENEM] Alguém pode corrigir?

Mensagem por benicl Sex Jul 26 2019, 21:10

Olá pessoal, boa noite?

Sou eu de novo pedindo humildemente para que dessem uma olhadinha nesta nova redação dissertativa-argumentativa que fiz. Eu adotei uma estratégia de treino: vou em um site, como a BBC Brasil, pego uma notícia com temática social relevante e decido problematizar aquele tema através de uma proposta de redação. Dessa vez, li uma notícia sobre tabagismo na Inglaterra e fiz uma redação com a proposta: "Caminhos para se combater o tabagismo no Brasil". Estou lendo bastante sobre coesão textual, além de várias redações nota 1000 de anos anteriores. Quero tirar no mínimo 800 esse ano.

Peço que leiam minha redação e, se possível, atribuam alguma nota entre 0 e 1000 pois fica difícil treinar apenas com comentários. Acho que vocês que já prestaram e estudam para vestibulares super concorridos tem mais capacidade que eu. Não tenho como pagar serviços de correção de redação e na escola eles se atentam muito a caligrafia apenas e não nas argumentações, coesão, etc.

"Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - a expectativa de vida do brasileiro está cada vez maior. Contudo, alguns problemas de saúde pública impossibilitam que esse envelhecimento esteja associado a uma vida saudável, sendo o tabagismo um deles, vício ainda muito presente no Brasil. Nesse contexto, torna-se imprescindível discutir acerca das possíveis causas da persistência dessa problemática na sociedade, além de propor intervenções capazes de minimizar seus efeitos no país.

Em primeiro lugar, é válido destacar que embora a propaganda de cigarros seja proibida por lei, o ato de fumar ainda é culturamente aceito. Segundo Schopenhauer, o homem toma como limites do mundo os limites do próprio campo de visão. Sob tal ótica, depreende-se que o fumante pode, de forma indireta, incentivar à prática de tabagismo às crianças e adolescentes, grupos sociais mais sujeitos às más influências, aumentando assim o número de acometidos por esse vício.

Não obstante, também é importante observar que o comércio de cigarros no Brasil não é devidamente fiscalizado. Muitos estabelecimentos autorizados a comercializarem essa droga - bares, supermercados, etc. - não exigem documento de identificação durante a venda tornando, por conseguinte, facillitado o acesso ao tabaco, nicotina e outras substâncias tóxicas por parte de infantos e juvenis fazendo, portanto, que esses grupos estejam ainda mais vulneráveis.

Diante dessa problemática, é necessário intervir com urgência. Cabe aos grandes veículos de mídia não promoverem o fumo de forma implícita, isto é, excluir quaisquer referências ao tabagismo em anúncios, programas, filmes, telenovelas e etc. Ademais, cabe ao Ministério da Saúde encaminhar ao legislativo um projeto de lei que restrinja o comércio de cigarros a estabelecimentos em que fiscalizações já sejam mais recorrentes, como farmácias. Por meio de tais intervenções, poder-se-á minimizar os impactos do tabagismo na sociedade e conceder aos cidadãos brasileiros longevidade com saúde."

Escrevi esse texto em uma folha de redação com dimensões oficiais, e, com minha letra, preencheu todas as 30 linhas. Acho que melhorei mais em relação a coesão, mas em compensação acredito ter cometido erros de gramática. Espero que leiam e corrijam para me ajudar. Ficarei muito feliz se isso acontecer.

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[Redação ENEM] Alguém pode corrigir? Empty Re: [Redação ENEM] Alguém pode corrigir?

Mensagem por folettinhomed Sex Jul 26 2019, 22:26

Olá! Eu daria de 880 nela, pois há alguns erros gramaticais, C1. Há, também, falta de integração das várias áreas do conhecimento, embora seus dados do desenvolvimento e introdução tenham sido expostos perfeitamente, você não os relacionou, o que diminuiria sua nota na C2. Na competência cinco eu também descontaria, pois faltam os agentes de intervenção (quem, como, o quê e para quê).
C1= 160
C2=160
C3=200
C4=200
C5=160
Tu tens o molde de redação do enem? Se não tiveres, te mando, se quiser.
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Redação ENEM] Alguém pode corrigir? Empty Re: [Redação ENEM] Alguém pode corrigir?

Mensagem por benicl Sáb Jul 27 2019, 07:58

folettinhomed escreveu:Olá! Eu daria de 880 nela, pois há alguns erros gramaticais, C1. Há, também, falta de integração das várias áreas do conhecimento, embora seus dados do desenvolvimento e introdução tenham sido expostos perfeitamente, você não os relacionou, o que diminuiria sua nota na C2. Na competência cinco eu também descontaria, pois faltam os agentes de intervenção (quem, como, o quê e para quê).
C1= 160
C2=160
C3=200
C4=200
C5=160
Tu tens o molde de redação do enem? Se não tiveres, te mando, se quiser.

Obrigado! Poderia só me dizer quais foram estes erros gramaticais? Não, eu não tenho nenhum molde de Redação ENEM, pode enviar para mim?

Enviado pelo Topic'it

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[Redação ENEM] Alguém pode corrigir? Empty Re: [Redação ENEM] Alguém pode corrigir?

Mensagem por folettinhomed Sáb Jul 27 2019, 21:37

Final do Desenvolvimento 1: {... aumentando assim o número de acometidos por esse vício.} O correto seria {...aumentando, assim, o número de acometidos por esse vício, porque o "assim" tem valor de "pois" explicativo, e ele é usado entre vírgulas.

Metade do D2: {...não exigem documento de identificação durante a venda tornando, por conseguinte, facillitado o acesso ao tabaco,...}
Além do erro de escrita, a pontuação correta seria: {...não exigem documento de identificação durante a venda, tornando, ...}


Meu critério foi -20 para o erro de escrita, que é imperdoável, e -20 para os dois de vírgula.


Mais tarde torno público o molde.
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Redação ENEM] Alguém pode corrigir? Empty Re: [Redação ENEM] Alguém pode corrigir?

Mensagem por benicl Sáb Jul 27 2019, 21:40

Obrigado pelas informações. Mas o erro de "facilitado" foi de digitação, não de escrita. Acredito que na folha eu devo ter errado é na translineação.
Muito obrigado por ajudar!

Enviado pelo Topic'it

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[Redação ENEM] Alguém pode corrigir? Empty Re: [Redação ENEM] Alguém pode corrigir?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos