PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguém poderia corrigir a minha redação, fazendo favor.

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Alguém poderia corrigir a minha redação, fazendo favor.

Mensagem por romulos1 Seg 02 Set 2019, 05:20

Se possível, explique também aonde eu errei Smile 
Tema: A tecnologia no controle do crime.
Ps: se eu estiver cometendo algum erro, no que tange as normas do fórum, por favor me avisem!
                                                     Deus ex, a máquina ajudando o homem
        É possível perceber com facilidades em redes sociais, jornais e entre outros, a grande quantidade de crimes cometidos diariamente. Entretanto, retratam apenas uma parte da infeliz realidade, pois, existem inúmeras razões que levam uma pessoa à criminalidade. Motivos estes, que são estudados com muito afinco, porém ainda não foi encontrado um consenso, deixando assim, uma incógnita. Todavia, mesmo que os porquês que levam alguém a ir contra a lei ainda não estejam definidos, é possível previnir ou pelo menos reduzir a consequência destes atos, com o auxílio da tecnologia.
          Com o avanço tecnológico, a vida torna-se mais fácil, encurtam-se distâncias, são produzidos mais bens, mas, deve-se especial destaque ao amalgama da ideia de código de Ada Lovelace, com o computador de Alan Turing, que damos o nome de informática.
         Ela permite com o auxílio da matemática e ciência de dados, catalogar e armazenar bilhões de dados, sejam de pessoas, empresas e outras fontes, que posteriormente serão analizadas por um programa, utilizando as técnicas de um relativamente novo ramo da computação: a inteligência artificial.
         Por meio desta, é possível estudar uma quantidade de dados, que seria humanamente impossível, encontrando assim, padrões comportamentais e sociais como: etnia, renda e gênero, além de estatísticas sobre os mais variados crimes e bandidos, sem o juízo de valor comum do ser humano.
          Essas informações, podem servir como base para ações policiais em determinados horários e lugares mais propensos à criminalidade, mudanças na legislação vigente, e até mesmo, projetos educacionais voltados a grupos específicos da sociedade.
           Tendo visto isso, é possível inferir que a tecnologia é uma grande aliada contra a criminalidade. Por esta razão, o governo deve com a arrecadação de impostos e auxilio da industria privada, mesmo que paga, desenvolver um programa computacional que analiza informações de crimes, e as disponibiliza por meio de uma interface, seja um site ou aplicativo de celular, para a população, policiais, políticos e outros, para que eles possam tomar ações como, se precaver em um horário mais propenso à criminalidade, modificar as leis e tantos outros; já que segundo Sun Tsu, "se conhecer seu inimigo e a ti mesmo, nunca perderá uma guerra".

Depois de um tempo escrevendo, percebi que cometi alguns erros gritantes, como a falta do "para que" na intervenção, e a ortografia de analisadas. Mas como eu escrevi assim no papel, deixei. Agradeço aos amigos do fórum que darem um pouco do seu tempo, para corrigir.


Última edição por romulos1 em Seg 02 Set 2019, 18:05, editado 1 vez(es)
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Alguém poderia corrigir a minha redação, fazendo favor.

Mensagem por Dr.Astro Seg 02 Set 2019, 13:43

Olá. Você não especificou se a redação é para correção ENEM. Mas como há proposta de intervenção, então eu irei corrigir seguindo os critérios e competências do ENEM.


COMPETÊNCIA 1

Dominar modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

"Você pecou em alguns quesitos gramaticais
1) (1º PARÁGRAFO) 'pois, existem inúmeras razões que levam uma pessoa à criminalidade.' Por se tratar de um conectivo explicativo, não há vírgula depois do 'pois'.
2) (1º PARÁGRAFO) 'Motivos estes, que são estudados...'. Os motivos são estudados, então não há separação de vírgula.
3) (1º PARÁGRAFO) '...com muito afinco, porém ainda...'. O 'porém' é entre vírgulas por ser um conectivo deslocado
4) (1º PARÁGRAFO) 'não foi encontrado um consenso, deixando assim, uma incógnita.' O 'assim' é entre vírgulas pelo mesmo motivo do que apontei agora acima.
5) (3º PARÁGRAFO) 'Ela permite com o auxílio da matemática e ciência de dados,'. É necessário uma vírgula depois de 'permite'
6) (5º PARÁGRAFO) 'Essas informações, podem servir como base para ações'. Não há virgulas. As informações servem com base em algo. Nesse caso você isolou o sujeito do verbo.
7) (6º PARÁGRAFO) ' já que segundo Sun Tsu,'. É necessário uma vírgula antes de 'segundo'.
Cool (6ºPARÁGRAFO) 'analiza informações de crimes, e as disponibiliza'. Não há vírgula, pois o 'e' já exerce a função. E, também, analiza é analisa.
Sugiro que dê uma estudada nos casos de uso e desuso da vírgula"

NOTA: 80


COMPETÊNCIA 2

Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.

"Há poucos recursos socioculturais vinculados ao seu texto. Indico que utilize mais argumentos de autoridades e/ou dados estatísticos para colocar valor e comprovar sua argumentação.
O caso do Alan Turing, Ada Lovelace e Sun Tsu, apesar de estarem vinculados ao tema, estão sendo usados de modo com baixa produtividade, pois não comprova nenhuma relação entre tecnologia ou controle do crime, isto é, para o corretor, parece que você apenas inseriu fatos avulsos. 
Recursos socioculturais produtivos seriam, por exemplo, fatos que estão acontecendo, como a proliferação em massa de produtos de vigilância assistida(câmeras) em toda a China, de modo que o governo chinês está 'vigiando' a população. Sugiro que dê uma pesquisada sobre isso"
NOTA: 120

COMPETÊNCIA 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa da sua tese.

"Seu texto possui 4 parágrafos de pouca produtividade argumentativa. Você apresentou 4 teses e não aprofundou elas. Sugiro que reduza os parágrafos e foque em aprofundar mais a sua argumentação com os elementos que falei na competência 2"
NOTA:120


COMPETÊNCIA 4

Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

"Falta elementos coesivos entre os parágrafos. Isso é necessário para deixar o texto mais circular e fluido entre eles. Mas vejo que você usou conectivos dentro dos parágrafos. Isso é bom, parabéns!"
NOTA:160

COMPETÊNCIA 5

Proposta de Intervenção.

"A sua proposta de intervenção está completa. Parabéns"
NOTA: 200



Portanto, somado tudo, nota 680.
Recentemente eu dei uma corrigida em uma redação do mesmo tema. Dê uma olhada para comparar o desenvolvimento da argumentação: https://pir2.forumeiros.com/t161999-enem-atribuam-nota-a-esta-redacao
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Alguém poderia corrigir a minha redação, fazendo favor.

Mensagem por romulos1 Seg 02 Set 2019, 18:10

Realmente, as vírgulas estão me tirando o sono ;( .Abaixaram muito a minha nota. 
Sim, era do ENEM, deveria ter especificado, desculpe.
Vou tentar dar uma boa estudada em vírgulas, e faço mais uma redação. Não estou triste com a nota, minha competência 5 melhorou muito Smile de 100 para 200, já é algo.
Você entende bastante de português e as correções foram bem enfáticas, obrigado de verdade!
ps: Eu sou novo no blog, então não sei se tenho como te responder diretamente.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Alguém poderia corrigir a minha redação, fazendo favor.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos