PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida quanto à um circuito RC

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida quanto à um circuito RC Empty Dúvida quanto à um circuito RC

Mensagem por Lucasdeltafisica Sex 06 Set 2019, 00:49

Em um circuito RC, o tempo de carga ao capacitor é 
T =~ 10RC ou T =~ RC 
?
:S Cada fonte diz algo diferente...
Lucasdeltafisica
Lucasdeltafisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 484
Data de inscrição : 02/09/2017
Idade : 21
Localização : SSPSPSPSP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto à um circuito RC Empty Re: Dúvida quanto à um circuito RC

Mensagem por Medeiros Sex 06 Set 2019, 02:59

depende do que se quer. Naqueles exercícios onde se diz que o capacitor ficou ligado à fonte "por um longo tempo", melhor considerar 10\tau

\tau=R.C \;\; é chamada a constante de tempo do circuito.

Na prática considera-se o capacitor carregado quando atinge 63% da tensão da fonte; e considera-se descarregado quando a tensão sobre ele baixa a 37% da fonte -- estes são valores aproximados, de uso prático -- e isto equivale a uma constante de tempo (1\tau).

O capacitor jamais conseguirá ficar carregado com a mesma tensão da fonte. Mas após 5\tau considera-se total e plenamente carregado. Da mesma forma na descarga, são suficientes 5\tau.

com dados pecisos temos os gráficos abaixo.
Dúvida quanto à um circuito RC Scree498
Dúvida quanto à um circuito RC Scree499



Deste endereço
http://www.bosontreinamentos.com.br/eletronica/constante-de-tempo-rc-em-capacitores-curso-de-eletronica/
cuja visita recomendo pela exposição simples, "chupei" (ctrl+C, ctrl+V) o texto a seguir.

A constante de tempo RC diz respeito ao tempo, em segundos, necessário para carregar um capacitor conectado em série com um resistor até atingir 63% do valor da tensão contínua aplicada sobre ele (tensão da fonte de alimentação CC) (mais precisamente, 63,2%). Neste caso, consideramos um capacitor que não possua inicialmente nenhuma carga em suas placas.

Decorrido mais um intervalo de tempo idêntico, o capacitor irá acumular mais 63% da diferença entre sua carga já acumulada e o valor da tensão da fonte de alimentação, e assim sucessivamente, com sua carga acumulada chegando cada vez mais próxima da tensão da fonte (carga completa), mas na prática nunca chegando realmente a 100% desta tensão.

Na prática, o valor da carga acumulada chega a ultrapassar 99%, o que é mais do que suficiente para considerarmos o capacitor totalmente carregado, para todos os efeitos. Isso ocorre após decorridas 5 constantes de tempo, quando a tensão armazenada no capacitor terá atingido 99,24% da tensão da fonte de alimentação.

A constante de tempo é calculada em função do valor da resistência e da capacitância envolvidas no circuito, sendo a resistência R medida em ohms e a capacitância C medida em farads, e desta forma temos a seguinte fórmula:

τ = R x C

onde τ = Constante de Tempo, em segundos.

Analisando a fórmula, percebemos que, se o valor da resistência for igual a zero, o capacitor (em teoria) se carregará instantaneamente. Na prática, sempre haverá um tempo de carregamento finito, pois a resistência dos elementos que compõem um circuito – como a resistência interna da bateria e dos fios – influi na constante de tempo.

Na verdade, a constante de tempo também diz respeito à descarga de um capacitor associado em série com um resistor, e não apenas à sua carga. Assim, decorria uma constante de tempo, o capacitor terá perdido 63,2% de sua carga; após uma segunda constante, perderá mais 63,2% da carga remanescente, e assim por diante, até ser considerado totalmente descarregado.

Exemplo

Qual o valor da constante de tempo de um circuito que possui um resistor de 1kΩ associado em série com um capacitor de 1000μF?

Resolução:

τ = R x C = 1000Ω x 1000 x 10-6F = 1 segundo.

Assim, este capacitor levará 1 segundo para que usa carga acumulada atinja 63% do valor da tensão da fonte. Como um capacitor demora cinco constantes de tempo para ser considerado carregado, este capacitor demorará 1 x 5 = 5s para possuir carga total (tensão da fonte). 

Note que a constante não é dependente do valor da tensão aplicada, somente dos valores dos componentes envolvidos na associação.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10396
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos