PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ufrgs cv 2018 função trigonométrica

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido ufrgs cv 2018 função trigonométrica

Mensagem por folettinhomed Ter 03 Set 2019, 18:54

Um ponto A, que se movimenta sobre uma circunferência, tem sua posição p(t), considerada na vertical, no instante t, descrita pela relação p(t) = 100 -20sen(t), para t ≥0. Nesse caso, a medida do diâmetro dessa circunferência é

a) 30
b) 40
c) 50
d) 80
e) 120

Poderiam explicar? Resolvi da seguinte forma:
Como é sen, a imagem varia de 1 a -1, então apliquei esses valores para sen20(t)

p(t) = 100 - 20.1                p(t) = 100 - 20.(-1)
p(t) = 80                            p(t) = 120

Disso, pensei em calcular a posição para o instante inicial, para ver quanto variava
p(0) = 100 - 20.sen(0)
p(0) = 100
                               Beleza, a partir daí eu vi que variava 20 para "baixo" e 20 para "cima" e somei, mas não entendi completamente a questão. Poderiam tentar me explicar e dizer se essa resolução que fiz está certa? Obrigado!!


Última edição por folettinhomed em Qua 04 Set 2019, 18:45, editado 1 vez(es)
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: ufrgs cv 2018 função trigonométrica

Mensagem por Medeiros Qua 04 Set 2019, 02:32

Do que você já fez, entendi isto.
Note que a senóide está de defasada 180°.
Note também que por causa daquele símbolo (sinal)* negativo antes do seno, o ponto A está girando no sentido horário -- o que é contrário ao que normalmente estudamos.
ufrgs cv 2018 função trigonométrica Scree495
de onde concluímos que bastava tomar o coeficiente do seno como raio da circunferência (r=20).

*
símbolo é uma convenção humana. Exemplos: +, ×, ÷, ∑ , π , √ .
sinal é uma manifestação da natureza que nos provoca uma conclusão. Exemplos: (1) nuvens negras no céu, sinal de que vai chover; (2) estamos no campo e vemos fumaça no horizonte, sinal que que há fogo na mata; (3) o homem na rua está com "cara feia" (fisionomia carregada), sinal de que está bravo; (4) o cachorro rosna para mim, sinal de que não lhe sou do agrado e pode me morder.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10396
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos