PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Evolução e complexidade

2 participantes

Ir para baixo

Evolução e complexidade  Empty Evolução e complexidade

Mensagem por Ferrazini Ter 26 Fev 2019, 09:12

Apesar de bastante criticadas na época em que foram postuladas, as idéias propostas por Charles Darwin sobre o processo evolutivo dos seres vivos são hoje amplamente aceitas, uma vez que outras evidências colhidas empiricamente corroboram a Teoria da Evolução. Assinale a alternativa que NÃO expressa uma evidência dessa teoria.

(A) O estudo dos fósseis ao longo dos tempos geológicos mostra um aumento da complexidade das formas de seres vivos.

(B) As características apresentadas por sucessivas gerações, dentro de uma espécie, são herdadas das gerações antecessoras.

(C) Algumas estruturas corporais desenvolvem-se quando muito utilizadas ou atrofiam-se quando não utilizadas, como por exemplo a musculatura dos animais.

(D) Quando se estudam os genomas, observa-se uma grande semelhança entre espécies muito próximas, como o homem e o chimpanzé.

(E) O funcionamento bioquímico das células de todos os organismos é semelhante, sugerindo que todos tiveram um ancestral comum.

Resposta: (C).

Eu entendo que a letra (C) remete ao Lamarckismo, portanto é uma afirmação equivocada. Mas a minha dúvida está relacionada à alternativa (A), pois, segundo ela, a complexidade dos seres vivos aumentou durante o tempo. É correto afirmar, então, que a complexidade aumenta com a evolução?

____________________________________________
"Não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar." Immanuel Kant


Acessem: VESTIBULAR EM CASA (https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa)
Ferrazini
Ferrazini
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 272
Data de inscrição : 04/07/2015
Idade : 26
Localização : São Paulo

https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa

Ir para o topo Ir para baixo

Evolução e complexidade  Empty Re: Evolução e complexidade

Mensagem por Felipe Pereira Sales Ter 26 Fev 2019, 11:16

Essa pergunta chega a ser um questionamento filosófico, na verdade. O que é ser complexo ? Os seres aumentam a complexidade ao longo da evolução ? Eu responderia que sim devido ao fato de se saber, por intermédio da observação dos fósseis, que os primeiros seres vivos que se tem conhecimento eram bactérias, seres pouco complexos no sentido de serem unicelulares, procariotos, com poucas informações no material genético, não terem organelas, tecidos, órgãos etc... Hoje, além de bactérias, existem outras milhões de formas de vida, eucariontes, com grande quantidade de genes, diversidade de polipeptídeos, várias organelas, tecidos, órgãos, sistemas etc...

Bom, acho que esse meu raciocínio faz sentido. Mas de qualquer forma eu marcaria a alternativa C.

Se eu estiver errado me corrija
Felipe Pereira Sales
Felipe Pereira Sales
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/04/2018
Localização : Sabará, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos