Evolução
2 participantes
Página 1 de 1
Evolução
A análise morfofuncional das semelhanças e diferenças nas estruturas corporais de diferentes
animais fornece subsídios para a classificação filogenética sendo evidências da evolução biológica. A figura
abaixo representa a estrutura interna e externa dos membros anteriores de três animais.
Analisando-se esses apêndices articulados, é CORRETO afirmar:
a) I, II e III surgiram em um processo de divergência adaptativa.
b) I, II e III são órgãos homólogos originados por irradiação adaptativa.
c) II e III são órgãos análogos que indicam ancestralidade comum e função homóloga.
d) I e II são órgãos análogos que foram selecionados por convergência adaptativa.
Eu não estou entendendo por que I e II são análogos. Pelo que eu aprendi eles são homólogos. Aliás, I,II e III são homólogos.
Ajudem - me, por favor. =D
animais fornece subsídios para a classificação filogenética sendo evidências da evolução biológica. A figura
abaixo representa a estrutura interna e externa dos membros anteriores de três animais.
Analisando-se esses apêndices articulados, é CORRETO afirmar:
a) I, II e III surgiram em um processo de divergência adaptativa.
b) I, II e III são órgãos homólogos originados por irradiação adaptativa.
c) II e III são órgãos análogos que indicam ancestralidade comum e função homóloga.
d) I e II são órgãos análogos que foram selecionados por convergência adaptativa.
Eu não estou entendendo por que I e II são análogos. Pelo que eu aprendi eles são homólogos. Aliás, I,II e III são homólogos.
Ajudem - me, por favor. =D
John47- Jedi
Re: Evolução
Órgãos Homólogos: mesma origem embrionária, funções não necessariamente diferente.
Órgãos Análogos : diferente origem embrionária, funções semelhantes.
As asas de uma ave não tem a mesma origem ontogênica e filogênica que os apêndices articulados do ser humano e do morcego. Esses dois últimos sim, são mamíferos, e tem mesma origem embrionária entretanto suas estruturas "superiores" tem funções diferentes.
Órgãos Análogos : diferente origem embrionária, funções semelhantes.
As asas de uma ave não tem a mesma origem ontogênica e filogênica que os apêndices articulados do ser humano e do morcego. Esses dois últimos sim, são mamíferos, e tem mesma origem embrionária entretanto suas estruturas "superiores" tem funções diferentes.
mmsilva- Recebeu o sabre de luz
Re: Evolução
Ah sim!
obrigada
obrigada
John47- Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos