PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre diferença de potencial.

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre diferença de potencial. Empty Dúvida sobre diferença de potencial.

Mensagem por joao_ricardo159 Ter 08 Jan 2019, 10:30

Já estou estudando sobre eletrodinâmica e eletrostática há algum tempo e tenho uma dúvida que simplesmente até hoje, após semanas de estudo, ainda não foi solucionada. É algo bem simples, na realidade, porém não consigo associar uma coisa com a outra. A pergunta é bem simples e direta: porque é necessário que haja uma diferença de potencial entre dois pontos para haver movimento ordenado de cargas?
Aprendi que potencial elétrico é a energia potencial acumulada por unidade de carga em determinada localidade de um campo elétrico, ou seja, V = Ep/q. Acontece que não consigo associar uma coisa com a outra. O que energia por unidade de carga tem a ver com deslocamento ordenado de elétrons? Porque é isso que acontece em um gerador, ele estabelece uma diferença de potencial em seus terminais (não sei como), e com isso há fluxo de elétrons. Mas porque precisa ter essa diferença de potencial?
Por favor, se alguém se dispor a responder, se possível responder minunciosamente nos mínimos detalhes possíveis, pois estou há semanas procurando entender sobre porque ddp causa movimento ordenado de cargas, e não consigo fazer essa associação de energia/unidade de carga e movimento ordenado.
Agradeço desde já quem se dispor de seu tempo para me ajudar.

joao_ricardo159
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/01/2019
Idade : 22
Localização : Belo Horizonte, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre diferença de potencial. Empty Re: Dúvida sobre diferença de potencial.

Mensagem por Emanoel Mendonça Ter 08 Jan 2019, 11:46

Bom dia joao_ricardo159 

Seja bem-vindo ao fórum.

Pois bem, a algum tempo eu tive uma dúvida parecida com a sua, vou deixar o link dela, dê uma olhada e veja se ajuda a clarear.

https://pir2.forumeiros.com/t148918-duvida-sobre-eletricidade

Se não ajudou em nada, comente aqui ok.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagens : 1744
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 26
Localização : Resende, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre diferença de potencial. Empty Re: Dúvida sobre diferença de potencial.

Mensagem por Elcioschin Ter 08 Jan 2019, 13:16

Um complemento para as dúvidas do colega joao_ricardo

Tudo que acontece num circuito, constituído por gerador, resistores, receptores, transformadores, etc, resume-se à transformação de energia.

Num gerador elétrico acontece a transformação de uma energia qualquer em energia elétrica, por exemplo:

1) Numa bateria ou pilha a energia química transforma-se em energia elétrica.
2) Num gerador hidroelétrico, a energia potencial da água transforma-se em energia cinética dela; esta energia cinética aciona uma turbina (ou roda d'água) a qual, ao girar faz girar um gerador elétrico, transformado esta energia cinética de rotação em energia elétrica.
3) Num gerador termoelétrico, o calor de um combustível (gás, diesel, nuclear, etc.) transforma água em vapor. Este vapor aciona uma turbina e um gerador elétrico. (note que, no caso de uma usina nuclear o calor provém de energia atômica devido a reações nucleares)
3) Num cristal piezo-elétrico, a simples pressão no cristal provoca uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos dele.

Existem outros tipos de geradores, por exemplo:

geradores eólicos ---> transformam energia cinética dos ventos em energia elétrica
geradores solares ---> transformam energia luminosa do sol em energia elétrica
geradores mareomotrizes ---> transformam energia cinética das marés em energia elétrica
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre diferença de potencial. Empty Re: Dúvida sobre diferença de potencial.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos