PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre diferença de potencial.

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre diferença de potencial. Empty Dúvida sobre diferença de potencial.

Mensagem por joao_ricardo159 Ter 08 Jan 2019, 10:30

Já estou estudando sobre eletrodinâmica e eletrostática há algum tempo e tenho uma dúvida que simplesmente até hoje, após semanas de estudo, ainda não foi solucionada. É algo bem simples, na realidade, porém não consigo associar uma coisa com a outra. A pergunta é bem simples e direta: porque é necessário que haja uma diferença de potencial entre dois pontos para haver movimento ordenado de cargas?
Aprendi que potencial elétrico é a energia potencial acumulada por unidade de carga em determinada localidade de um campo elétrico, ou seja, V = Ep/q. Acontece que não consigo associar uma coisa com a outra. O que energia por unidade de carga tem a ver com deslocamento ordenado de elétrons? Porque é isso que acontece em um gerador, ele estabelece uma diferença de potencial em seus terminais (não sei como), e com isso há fluxo de elétrons. Mas porque precisa ter essa diferença de potencial?
Por favor, se alguém se dispor a responder, se possível responder minunciosamente nos mínimos detalhes possíveis, pois estou há semanas procurando entender sobre porque ddp causa movimento ordenado de cargas, e não consigo fazer essa associação de energia/unidade de carga e movimento ordenado.
Agradeço desde já quem se dispor de seu tempo para me ajudar.

joao_ricardo159
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/01/2019
Idade : 22
Localização : Belo Horizonte, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre diferença de potencial. Empty Re: Dúvida sobre diferença de potencial.

Mensagem por Emanoel Mendonça Ter 08 Jan 2019, 11:46

Bom dia joao_ricardo159 

Seja bem-vindo ao fórum.