PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Democratização do Brasil pós Estado Novo

2 participantes

Ir para baixo

Democratização do Brasil pós Estado Novo Empty Democratização do Brasil pós Estado Novo

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 19 Set 2018, 16:55

Analise as afirmativas abaixo acerca do processo de democratização da cena política brasileira, no final do Estado Novo (1945).

I. Frente à possibilidade de vitória Aliada na Segunda Guerra Mundial, o governo brasileiro se preparou para a futura democracia com uma bem sucedida campanha de incentivo à sindicalização e divulgação da legislação social que visava à aproximação entre o presidente Getúlio Vargas e os trabalhadores brasileiros.

II. Entre fins de 1944 e o início de 1945, iniciaram-se as articulações para o estabelecimento de um calendário eleitoral e a criação de novos partidos políticos como a União Democrática Nacional (UDN), o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mantendo-se a ilegalidade do Partido Comunista (PCB) pelo fato de ter um programa contrário aos princípios democráticos.

III. Somente após o final da Segunda Guerra Mundial foi possível romper a forte censura imposta pelo governo, por meio de uma bem organizada estrutura repressiva e do controle do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), sobre o conteúdo exibido pelos órgãos de imprensa, o que impedia qualquer manifestação em favor da democracia por parte da oposição.

IV. Ao romper com as potências do Eixo no início de 1942 e, posteriormente, entrar efetivamente na guerra, o governo brasileiro apostava em uma nova inserção no cenário internacional e na obtenção de vantagens políticas nos acordos pós-guerra. Contudo, já se evidenciava a necessidade de contornar a contradição de se colocar como aliado do bloco democrático ocidental no conflito e manter um regime autoritário em seu território.

Assinale:
a) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.


Qual o erro da III?
Pensei que a IV estava errada por afirmar que o Brasil entrou "efetivamente" na guerra, pois achava que o Brasil só ajudou um pouco os Aliados... nada muito significativo

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Democratização do Brasil pós Estado Novo Empty Re: Democratização do Brasil pós Estado Novo

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 23 Set 2018, 05:26

Não foi possível romper. Vargas ainda tinha toda a imprensa no bolso, mesmo depois da Guerra.
E não,o Brasil era o principal fornecedor de matérias-primas e alimentos para a Inglaterra, sabendo disso, submarinos alemães e italianos atacavam, torpedeavam e naufragavam navios mercantes brasileiros abarrotados de mercadorias. 
942 brasileiros morreram. EUA viram potencial no Brasil e ajudaram Vargas a construir a CSN e a Petrobrás, Os EUA armaram o Brasil e fizeram defesas anti aéreas e ajuda naval. Os EUA viram que o Brasil seria um excelente trampolim. Os aviões americanos bombardeios ou não decolavam dos EUA para Recife e Natal. E de lá,voavam 3 mil quilômetros até chegar no froint de guerra do Norte da África. Para interligar capital e base aérea,construíram a primeira estrada que saia do RJ e ligava até o Nordeste. Tudo em 1942

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos