PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual é a relação do Samba no Estado Novo?

4 participantes

Ir para baixo

Qual é a relação do Samba no Estado Novo? Empty Qual é a relação do Samba no Estado Novo?

Mensagem por akands Dom 17 Nov 2013, 20:57

Qual é a relação do Samba no Estado Novo (Vargas)?
akands
akands
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Qual é a relação do Samba no Estado Novo? Empty Re: Qual é a relação do Samba no Estado Novo?

Mensagem por PedroCunha Dom 17 Nov 2013, 21:56

O Estado Novo defendia um política forte, de direita e como tal, extremamente nacionalista. O Samba é um estilo musical tipicamente carioca. Sendo assim, ele foi extremamente difundido nas rádios do país, como forma de aumentar, se é que podemos dizer assim, o "amor à pátria" dos brasileiros.  Dentre os sambistas famosos da época, podemos citar Noel Rosa e Ary Barroso, sendo este o compositor da famosíssima peça "Aquarela do Brasil" - que não deve ser confundida com outra peça extremamente famosa: "Aquarela", do Poetinha -.

Att.,
Pedro
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Qual é a relação do Samba no Estado Novo? Empty Re: Qual é a relação do Samba no Estado Novo?

Mensagem por Euclides Dom 17 Nov 2013, 22:06

O samba até então estava associado à boemia e à malandragem.  Através do DIP, órgão de propaganda oficial, o Estado Novo cria um programa de reconstrução da imagem do brasileiro, censurando e fazendo modificar letras de sambas como no exemplo abaixo:

A letra original dizia: “O bonde de São Januário/leva mais um sócio otário/só eu não vou trabalhar”. O DIP determinou que a letra fosse modificada ficando como abaixo:

O Bonde de São Januário

Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O Bonde de São Januário leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar
Antigamente eu não tinha juízo
Mas hoje eu penso melhor no futuro
Graças a Deus sou feliz vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém
Passe bem!

Composição: Wilson Batista

Outros autores foram cooptados para colaborar. O samba foi escolhido por se tratar de ritmo popular de grande penetração nas massa.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por maico33LP Dom 17 Nov 2013, 22:09

Não é da época do estado novo, e sim de quando getúlio vargas venceu as eleições. Vale a pena ver este samba também https://www.youtube.com/watch?v=eVgOODBrCMc
maico33LP
maico33LP
Matador
Matador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo