PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

VERBO: Partícipio: Regular Vs. Irregular

3 participantes

Ir para baixo

VERBO: Partícipio: Regular Vs. Irregular Empty VERBO: Partícipio: Regular Vs. Irregular

Mensagem por GranTorino 27/6/2018, 2:58 pm

Olá! Gostaria de saber se há regras quanto ao uso dos particípios. As seguintes frases poderiam ser consideradas corretas?

A bandeira está muito bem defendida.
A bandeira está muito bem defesa.                                                                           (linda frase XD)

Apesar de causar estranheza, em um primeiro momento, a última frase parece que tem o mesmo sentido do que a primeira. Entretanto, parece também que a palavra ¨defesa¨ serve tanto para expressar estado quanto qualidade.
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 79
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

VERBO: Partícipio: Regular Vs. Irregular Empty Re: VERBO: Partícipio: Regular Vs. Irregular

Mensagem por Lucas Pedrosa. 29/6/2018, 10:37 pm

Usa-se o particípio regular quando este for antecedido dos verbos "ter" ou "haver", formando o tempo composto.
Usa-se o particípio irregular quando este for antecedido dos verbo "ser" ou "estar", formando a voz passiva.

O verbo defender não é abundante, ou seja, não possui dois particípios. Logo, as frases não possuem o mesmo sentido.
Lucas Pedrosa.
Lucas Pedrosa.
Matador
Matador

Mensagens : 331
Data de inscrição : 25/01/2017
Idade : 27
Localização : NATAL - RN

Ir para o topo Ir para baixo

VERBO: Partícipio: Regular Vs. Irregular Empty Re: VERBO: Partícipio: Regular Vs. Irregular

Mensagem por Matheus Gaspar 30/6/2018, 1:38 am

Norma culta= Ser e estar + verbos abundantes, só se usa particípio irregular
Ex: O café esta expresso

Norma ''inculta''= Ter e haver + particípio, só se usa participo regular
Ex: Eu tinha expressado todo meu amor por ela

LUCASXK7, de acordo com a gramática que uso como base para meus estudos (Cegalla) o verbo defender não está na lista dos abundantes. Mas após uma pesquisa na net encontrei alguns lugares tratando o verbo como abundante, sendo seus particípios ''defendido/defeso'', ai no caso seria ''defesa'' pois bandeira é o meu sujeito e meu verbo tem de concordar com ele.
Matheus Gaspar
Matheus Gaspar
Padawan
Padawan

Mensagens : 83
Data de inscrição : 22/02/2017
Idade : 25
Localização : Taubaté

Ir para o topo Ir para baixo

VERBO: Partícipio: Regular Vs. Irregular Empty Re: VERBO: Partícipio: Regular Vs. Irregular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos