PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Motivação para continuar...

+2
IsaacTERA
Epistemath
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Motivação para continuar... Empty Motivação para continuar...

Mensagem por Epistemath Qua 08 Nov 2017, 23:20

Olá, amigos do forum. Estou precisando de ajuda na minha jornada e gostaria de conversar um pouco com vocês. Vou aproveitar para fazer uma reflexão, então me perdoem se o texto ficar muito extenso. Vou contar um pouco da minha história, experiências de fracassos com o vestibular e pedir opiniões á respeito do que fazer.

Bom, sempre estudei em escola pública, uma Etec do interior, com ensino muito parecido com as escolas estaduais. Além disso, nunca fui estudioso e só foi saber o que é vestibular no 3º ano. Desde então, por 3 anos, venho tentando conquistar a minha vaga no curso de economia da USP. Dois desses três anos eu passei estudando errado/procrastinando, esse ano de 2017 é o único que eu considero que realmente aprendi muita coisa, mesmo assim, ainda estou longe de atingir o nível que a Fuvest exige de seus candidatos. 

Mesmo tendo estudado muito o ano todo, evoluí muito pouco em algumas disciplinas. Então, sinto que foi um ano de aprendizado pessoal mesmo. Aprendi como funciono, como me organizar melhor, como estudar corretamente e o que devo priorizar na vida. Adquiri não só o hábito de estudo, mas tbm o gosto por ele e pela ciência e o conhecimento em geral. Aprendi a não ficar perdendo tempo com distrações supérfluas que sugam o nosso tempo. Foi realmente um ano de aprendizado e maturidade, por mais que muito provavelmente eu não consiga ser aprovado no meu curso. 

A única coisa que eu não aprendi esse ano foi ignorar o que os outros pensam/dizem sobre mim. Tenho alguns amigos que ficam me "zoando" por estar há anos prestando o vestibular. Tbm fico meio decepcionado comigo mesmo quando vejo meus amigos passando na faculdade ou gente de escola pública como eu, passando no ITA ou cursos mais concorridos. Nessas horas me sinto um fracassado e não sinto mais vontade de continuar caso reprove. 

Estou muito indeciso nessa etapa da minha vida. Às vezes sinto vontade de ignorar à todos e concentrar toda minha atenção e força na próxima Fuvest, mirando um desempenho muito acima do que eu preciso. Às vezes me sinto enjoado de estudar para o vestibular e sinto que vou acabar me distraindo de novo estudando sobre economia, que eu sou apaixonado e louco para estudar de verdade. Às vezes sinto que estou ficando velho, mesmo não tendo completado meus 19 anos ainda. 

O que vocês, que passaram por essa experiência de reprovação, fazem/fizeram para se manter firmes? Como se mantiveram focados o ano todo?
Epistemath
Epistemath
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/05/2017
Idade : 25
Localização : Atibaia, SP - Brasil

Pedroalvesz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por IsaacTERA Qua 08 Nov 2017, 23:27

Eu sei que parece clichê, mas você deveria parar de se preocupar com os outros. Você nem fez 19 anos e tá se pressionando demais, isso pode te fazer muito mal psicologicamente. Tenho alguns amigos que entraram na faculdade com 17 anos - um deles passou em Eng. Química na USP - e hoje estão trocando de curso por terem tomado decisões erradas. Pare de se preocupar com idade e com os seus amigos e foque-se em você. Não tem nenhum problema em estudar mais um ano, desde que consiga evoluir e ganhar com isso. Você tem a vida toda pela frente ainda, não precisa se preocupar.

Ah, faça uma pequena pausa no fim do ano. Isso me ajudou a não "enjoar" de estudar e conseguir manter o ritmo. Não emende os estudos desde agora até o vestibular do ano que vem.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por Epistemath Qua 08 Nov 2017, 23:49

IsaacTERA escreveu:Eu sei que parece clichê, mas você deveria parar de se preocupar com os outros. Você nem fez 19 anos e tá se pressionando demais, isso pode te fazer muito mal psicologicamente. Tenho alguns amigos que entraram na faculdade com 17 anos - um deles passou em Eng. Química na USP - e hoje estão trocando de curso por terem tomado decisões erradas. Pare de se preocupar com idade e com os seus amigos e foque-se em você. Não tem nenhum problema em estudar mais um ano, desde que consiga evoluir e ganhar com isso. Você tem a vida toda pela frente ainda, não precisa se preocupar.

Ah, faça uma pequena pausa no fim do ano. Isso me ajudou a não "enjoar" de estudar e conseguir manter o ritmo. Não emende os estudos desde agora até o vestibular do ano que vem.
É exatamente isso, cara. Mas é bem difícil, sempre liguei muito para os outros e to tentando melhorar isso. É o único problema que eu to enfrentando, pq persistência pra continuar eu tenho, apesar do receio de enjoar e tal. A propósito, no meio do ano você tbm dá um intervalo quando ta cansado?

Sempre penso nisso de ter ganhado muita maturidade nesses anos. Eu até acho melhor entrar com uns 19/20 anos ou mais,  as é que chega uma hora que prestar vestibular cansa né, cara? As mesmas matérias, os mesmos problemas. O que me motiva enquanto vestibulando é perceber minha evolução nos conteúdos, mas esse ano mesmo fiquei muito estagnado em química, física, matemática...
Epistemath
Epistemath
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/05/2017
Idade : 25
Localização : Atibaia, SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por IsaacTERA Qui 09 Nov 2017, 00:00

Epistemath escreveu:
IsaacTERA escreveu:Eu sei que parece clichê, mas você deveria parar de se preocupar com os outros. Você nem fez 19 anos e tá se pressionando demais, isso pode te fazer muito mal psicologicamente. Tenho alguns amigos que entraram na faculdade com 17 anos - um deles passou em Eng. Química na USP - e hoje estão trocando de curso por terem tomado decisões erradas. Pare de se preocupar com idade e com os seus amigos e foque-se em você. Não tem nenhum problema em estudar mais um ano, desde que consiga evoluir e ganhar com isso. Você tem a vida toda pela frente ainda, não precisa se preocupar.

Ah, faça uma pequena pausa no fim do ano. Isso me ajudou a não "enjoar" de estudar e conseguir manter o ritmo. Não emende os estudos desde agora até o vestibular do ano que vem.
É exatamente isso, cara. Mas é bem difícil, sempre liguei muito para os outros e to tentando melhorar isso. É o único problema que eu to enfrentando, pq persistência pra continuar eu tenho, apesar do receio de enjoar e tal. A propósito, no meio do ano você tbm dá um intervalo quando ta cansado?

Sempre penso nisso de ter ganhado muita maturidade nesses anos. Eu até acho melhor entrar com uns 19/20 anos ou mais,  as é que chega uma hora que prestar vestibular cansa né, cara? As mesmas matérias, os mesmos problemas. O que me motiva enquanto vestibulando é perceber minha evolução nos conteúdos, mas esse ano mesmo fiquei muito estagnado em química, física, matemática...

Eu te entendo e enfrentei o mesmo problema. Principalmente porque muitos dos meus colegas foram aprovados em medicina, nas engenharias e etc em boas faculdades, e aí ficaram zoando bastante. Sem tirar a pressão que meu colégio fazia, porque moro em cidade relativamente pequena e a competição por aprovação é insana entre os colégios. Pressão vinda de todos os lados possíveis e eu surtando. Simplesmente me isolei dessas pessoas e até da minha família, que pressiona muito também. É complicado. Fiz 19 esse ano e parece que já tô velho demais pra faculdade. Acho a nossa sociedade muito precoce. 

Eu não dei pausa no meio do ano porque estava com conteúdos atrasados e já não estudava sábado e domingo, então dei conta dei segurar. Mas se seu conteúdo tiver em dia, não vejo motivos para não fazer uma PEQUENA pausa (não vai pausar um mês também, porque se não perde o ritmo). 

Eu também estou com medo de não passar, apesar de ter dúvidas quanto ao curso que quero ainda. Cansa muito ver os mesmos conteúdos de novo, é por isso que falei pra fazer uma pausa agora no fim do ano e sempre ter em mente o seu objetivo. Foca nas matérias que você progrediu menos esse ano e tudo vai dar certo!

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por _Arthur_ Qui 09 Nov 2017, 00:17

IsaacTERA escreveu:
Eu te entendo e enfrentei o mesmo problema. Principalmente porque muitos dos meus colegas foram aprovados em medicina, nas engenharias e etc em boas faculdades, e aí ficaram zoando bastante. Sem tirar a pressão que meu colégio fazia, porque moro em cidade relativamente pequena e a competição por aprovação é insana entre os colégios. Pressão vinda de todos os lados possíveis e eu surtando. Simplesmente me isolei dessas pessoas e até da minha família, que pressiona muito também. É complicado. Fiz 19 esse ano e parece que já tô velho demais pra faculdade. Acho a nossa sociedade muito precoce. 
Na minha cidade, cerca de 7 vezes menor do que a sua, os alunos vangloriam quem tira 600 no ENEM e, além disso, ninguém passa em cursos concorridos em universidades federais.
Em suma: o ambiente competitivo, apesar do inquestionável ônus relacionado à pressão social, ajuda mais do que você possa imaginar, eu, inclusive, lhe invejo.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por Forken Qui 09 Nov 2017, 19:57

Você não precisa de motivação, o que você precisa é de disciplina. Um bom planejamento é um dos maiores aliados da disciplina.

Não pense "meu sonho é cursar economia na USP", pense "Minha meta é cursar economia na USP", sonho remete à ideia de algo distante, quase impossível, o que é uma inverdade.

Quando você afirma dizer que considera mais as opiniões dos outros do que a própria, me faz acreditar que você está fazendo uma confusão de identidade, nesta etapa da sua trajetória é necessário você ter certeza de quem é você, pois assim ninguém vai lhe confundir, uma das sugestões é você escrever em uma folha de papel, seu nome completo, idade, coisas boas que já fez, seus defeitos, qualidades, dificuldades, facilidades, simplesmente escreva tudo, depois tente propor uma solução para o que lhe incomoda e o que você gostaria que permanecesse, depois revise todos os dias.

Uma coisa sobre aprovação e reprovação, é que ninguém fica te lembrando pelas provas em que você reprovou, se recordam das quais você passou. Se duvida pode perguntar a qualquer pessoa que já foi aprovada.

Não espere que as pessoas vivam os seus "sonhos", ou acredite que você consiga, a maioria não confiam em si mesmo, tão pouco nos outros. Eu acredito que você vai passar e você vai, só não desista, você ta no caminho certo.

____________________________________________


"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." (O Rei Leão)



Forken
Forken
Fera
Fera

Mensagens : 590
Data de inscrição : 25/12/2015
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por leon030299 Qui 09 Nov 2017, 21:55

A pergunta que paira é: Será que você está aprendendo o que está estudando?
Se você estuda muito e não aprende tens que corrigir isso imediatamente e de qualquer maneira. Considere todos os problemas sem preconceitos, desde analfabetismo funcional até falta de interesse real.
Quanto ao que os outros acham de você, aqui vai uma dura verdade: Ninguém dá a mínima à tua vitória ou ao teu fracasso, a sua dor não doí em mais ninguém além de você mesmo. Seja objetivo, o maior apoio vem de dentro.
leon030299
leon030299
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 175
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 25
Localização : PE-BR

Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por leon030299 Qui 09 Nov 2017, 22:01

Lembrei-me do diálogo entre Cândido, Pangloss e um sábio do Livro Cândido que se adequa ao que disse:
Essa nova aventura fê-los filosofar mais do que nunca. Havia na vizinhança um derviche muito famoso, que passava pelo maior filósofo da Turquia; foram consultá-lo; Pangloss tomou a palavra: — Mestre, vimos pedir-lhe que nos esclareça por que foi criado um animal tão estranho como o homem. — Em que te vens meter? – disse o derviche. – Acaso é isso da tua conta? — Mas reverendo Mestre – aventurou Cândido, – é verdadeiramente terrível todo esse mal que há na terra. Que importa que haja mal ou bem – tornou o derviche. – Quando Sua Alteza envia um navio ao Egito, acaso se importa que os ratos de bordo se sintam bem ou não? — Que fazer então? – perguntou Pangloss. Calar-te – respondeu o derviche.
leon030299
leon030299
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 175
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 25
Localização : PE-BR

Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por Convidado Sex 10 Nov 2017, 15:42


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por Convidado Sex 10 Nov 2017, 15:45

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Talvez esses links ajudem.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos