PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Motivação para continuar...

+2
IsaacTERA
Epistemath
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Motivação para continuar... - Página 2 Empty Motivação para continuar...

Mensagem por Epistemath Qua 08 Nov 2017, 23:20

Relembrando a primeira mensagem :

Olá, amigos do forum. Estou precisando de ajuda na minha jornada e gostaria de conversar um pouco com vocês. Vou aproveitar para fazer uma reflexão, então me perdoem se o texto ficar muito extenso. Vou contar um pouco da minha história, experiências de fracassos com o vestibular e pedir opiniões á respeito do que fazer.

Bom, sempre estudei em escola pública, uma Etec do interior, com ensino muito parecido com as escolas estaduais. Além disso, nunca fui estudioso e só foi saber o que é vestibular no 3º ano. Desde então, por 3 anos, venho tentando conquistar a minha vaga no curso de economia da USP. Dois desses três anos eu passei estudando errado/procrastinando, esse ano de 2017 é o único que eu considero que realmente aprendi muita coisa, mesmo assim, ainda estou longe de atingir o nível que a Fuvest exige de seus candidatos. 

Mesmo tendo estudado muito o ano todo, evoluí muito pouco em algumas disciplinas. Então, sinto que foi um ano de aprendizado pessoal mesmo. Aprendi como funciono, como me organizar melhor, como estudar corretamente e o que devo priorizar na vida. Adquiri não só o hábito de estudo, mas tbm o gosto por ele e pela ciência e o conhecimento em geral. Aprendi a não ficar perdendo tempo com distrações supérfluas que sugam o nosso tempo. Foi realmente um ano de aprendizado e maturidade, por mais que muito provavelmente eu não consiga ser aprovado no meu curso. 

A única coisa que eu não aprendi esse ano foi ignorar o que os outros pensam/dizem sobre mim. Tenho alguns amigos que ficam me "zoando" por estar há anos prestando o vestibular. Tbm fico meio decepcionado comigo mesmo quando vejo meus amigos passando na faculdade ou gente de escola pública como eu, passando no ITA ou cursos mais concorridos. Nessas horas me sinto um fracassado e não sinto mais vontade de continuar caso reprove. 

Estou muito indeciso nessa etapa da minha vida. Às vezes sinto vontade de ignorar à todos e concentrar toda minha atenção e força na próxima Fuvest, mirando um desempenho muito acima do que eu preciso. Às vezes me sinto enjoado de estudar para o vestibular e sinto que vou acabar me distraindo de novo estudando sobre economia, que eu sou apaixonado e louco para estudar de verdade. Às vezes sinto que estou ficando velho, mesmo não tendo completado meus 19 anos ainda. 

O que vocês, que passaram por essa experiência de reprovação, fazem/fizeram para se manter firmes? Como se mantiveram focados o ano todo?
Epistemath
Epistemath
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/05/2017
Idade : 25
Localização : Atibaia, SP - Brasil

Pedroalvesz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo


Motivação para continuar... - Página 2 Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por Epistemath Seg 13 Nov 2017, 21:10

Obrigado, galera. É bem isso mesmo. Acredito que eu deva ter mais disciplina e parar de ligar para os outros. 
Uma coisa que também vai me ajudar a prosseguir é aprender a gostar de certas disciplinas (como literatura), para ser mais fácil de se estudar. Acredito que só tem como estudar com afinco o ano todo se os estudos estiverem me interessante, mesmo assim a disciplina é indispensável para manter a consistência.
Epistemath
Epistemath
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/05/2017
Idade : 25
Localização : Atibaia, SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... - Página 2 Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por Epistemath Seg 13 Nov 2017, 21:11

Outra coisa que me atrapalha muito é ficar com pensamentos negativos e não me focar no momento presente. Por exemplo, ficar pensando: Falta tanto tempo para o próximo vestibular, 1 ano demora tanto para passar, todo o processo é tão demorado...
Epistemath
Epistemath
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/05/2017
Idade : 25
Localização : Atibaia, SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... - Página 2 Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por JCV165 Seg 13 Nov 2017, 21:47

Epistemath escreveu:Obrigado, galera. É bem isso mesmo. Acredito que eu deva ter mais disciplina e parar de ligar para os outros. 
Uma coisa que também vai me ajudar a prosseguir é aprender a gostar de certas disciplinas (como literatura), para ser mais fácil de se estudar. Acredito que só tem como estudar com afinco o ano todo se os estudos estiverem me interessante, mesmo assim a disciplina é indispensável para manter a consistência.
Isso ajuda muitoo. Até o inicio do ano eu não gostava de biologia e não entendia nada. Hoje é bem diferente, posso dizer que quando vou estuda-la eu me sinto muito bem e entendo tudo. Que você consiga ter esse foco e não ligue para o que pensam de você. Boa sorte na sua jornada! Tenho certeza que você ira ter exito!
JCV165
JCV165
Padawan
Padawan

Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/10/2017
Idade : 23
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Motivação para continuar... - Página 2 Empty Re: Motivação para continuar...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos