PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IME GEOMETRIA ESPACIAL

2 participantes

Ir para baixo

IME GEOMETRIA ESPACIAL Empty IME GEOMETRIA ESPACIAL

Mensagem por Eduardo Correa Hamilko Qua 04 Out 2017, 01:12

Dão-se um hexágono de lado l num plano pi' e, num plano pi paralelo a pi', um triângulo equilátero de lado l, numa posição tal que cada altura do triângulo é paralela à uma diagonal maior do hexágono. Os baricentros do hexágono e do triângulo estão na mesma perpendicular comum aos seus planos. A distância entre pi e pi' é l. Dê, em função de l, o volume do sólido que se obtém, quando se liga cada vértice do triângulo aos três vértices mais próximos do hexágono.

Eduardo Correa Hamilko
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/06/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

IME GEOMETRIA ESPACIAL Empty Re: IME GEOMETRIA ESPACIAL

Mensagem por fantecele Sex 06 Out 2017, 18:39

IME GEOMETRIA ESPACIAL Opa214


IME GEOMETRIA ESPACIAL Opa310


Desculpe pelas imagens, se precisar não entender muito bem eu tento melhorar, minhas imagens no Paint são horríveis, mas estamos tentando fazer o possível, só para avisar, as figuras estão fora de escala  Razz .

É um pouco complicando "pegar a visão" do exercício, irei tentar explicar, mas caso não entenda algo é só perguntar.

A primeira imagem é apenas o hexágono e o triângulo sendo eles em planos diferentes, o hexágono em baixo e o triângulo em cima e a imagem ao lado dela é como se fosse uma visão de cima (ou de baixo, tanto faz) da figura. 
A imagem de baixo é a que utilizaremos para resolver a questão, temos ali um tronco de pirâmide de base hexagonal de altura L, na base pequena é onde está localizado o triângulo do exercício como você pode ver. Aquele ponto preto em cima desse tronco representa o vértice da pirâmide e o valor X representa a altura total da pirâmide menos a altura do tronco. É bem simples calcular o valor de X, basta fazer uma semelhança de triângulo:



Agora iremos calcular o valor do volume tronco da pirâmide, sendo ele igual a V:
V = "volume da pirâmide grande" - "volume da pirâmide pequena"


Agora iremos calcular o volume pedido no exercício, sendo ele igual ao volume do tronco de pirâmide menos o volume de três pirâmides de base triangular, observe nessa figura:


IME GEOMETRIA ESPACIAL Opa311
Esse é para ser uma representação do sólido que o exercício fala para fazer, mas minhas habilidades no Paint não são muito boas Laughing .

Perceba que ao partir da figura do tronco de pirâmide e ir para esse novo sólido, apenas retiramos 3 pirâmides de base triangular.
Agora para calcular o volume desse sólido, basta fazer:

V' = V - "3 volumes de pirâmides de base triangular"



É isso ai, qualquer dúvida é só perguntar.

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

IME GEOMETRIA ESPACIAL Empty Re: IME GEOMETRIA ESPACIAL

Mensagem por Eduardo Correa Hamilko Sex 06 Out 2017, 22:00

Lindo! Maravilhoso! Estupendo! Fico muito agradecido pela sua belíssima resolução sem igual em toda a internet.
Mas tenho uma perguntinha, na primeira equação, para achar o valor de x, de onde vem aquele L(3- v3)/3?

Eduardo Correa Hamilko
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/06/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

IME GEOMETRIA ESPACIAL Empty Re: IME GEOMETRIA ESPACIAL

Mensagem por fantecele Sáb 07 Out 2017, 00:12

Opa, acabei errando na digitação, acho que me embolei na hora de digitar por causa da minha letra e saiu aquilo. Desculpa, falta de atenção.
O certo ali seria:
X/(X+L) =  (L√3/3)/L

O valor de X continua sendo aquele mesmo.

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

IME GEOMETRIA ESPACIAL Empty Re: IME GEOMETRIA ESPACIAL

Mensagem por Eduardo Correa Hamilko Sáb 07 Out 2017, 17:44

Ahh ta. Agora saquei.
Muitíssimo obrigado. Realmente me ajudou a entender a questão e consegui compreender a resolução. Não há a necessidade de se desculpar pelos desenhos pois estão muito bons e também me auxiliaram a captar a ideia do exercício. Agradeço pelo seu tempo e dedicação ^^

Eduardo Correa Hamilko
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/06/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

IME GEOMETRIA ESPACIAL Empty Re: IME GEOMETRIA ESPACIAL

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos