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Ciências e barreiras no Brasil

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Mensagem por nivlek Sex 03 Fev 2017, 14:15

Tema: As dificuldades do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.




Ciências e barreiras no Brasil




            O século XXI sequer tinha começado e já foi aclamado pela mídia em geral da época de "século do desenvolvimento". Esse, em teoria, será o período em que a fome e doenças serão erradicadas, o espaço, o tempo e todas as dimensões serão dominadas e a paz mundial se instaurará. O Brasil, evidentemente, abriu mão de tudo aquilo que possuía de matéria bruta para aplaudir o desenvolvimento e essas ideias do exterior. Mas será que este ritmo acelerado vai se manter? Caso se mantenha, tecnologias chegarão ao Brasil?
            Diante das revoluções do hemisfério norte, o Brasil assumiu papel importador: aguardava que os países se desenvolvessem para, então, importar tecnologias. Esta foi uma de nossas heranças colonias. Exportamos matéria prima e importamos a matéria trabalhada. 
            Não se pode negar que os primeiros anos deste século foram uma explosão de novidades, mas já não se espera que possamos acompanhar o mesmo ritmo. Enquanto países se isolam do resto do mundo, polos tecnológicos se afastam cada vez mais da tão aclamada globalização e voltam os olhares aos seus próprios territórios, o Brasil fica estacado quanto à produção de tecnologia e a decisões relevantes para o futuro.
            Uma das soluções mais claras seria impulsionar o setor tecnológico do país. Mas como fazer funcionar uma área que jamais recebeu os recursos cabíveis? Não temos experiência em produzir tecnologia. Importamos pesquisas e até médicos. Impedimos a iniciativa privada com excessiva burocracia, dificultando pesquisas científicas, e possuímos governantes com pensamentos arcaicos em relação à tecnologia. São essas condutas do governo que desmotivam os pesquisadores (que recebem baixas remunerações). Além disso, retira as esperanças das mentes brilhantes brasileiras, que aspiram cada vez mais a uma carreira no exterior.
            Evitar que o Brasil seja deixado para trás é uma tarefa impossível nas situações atuais. Portanto, um investimento na área científica, ainda que a economia esteja arrombada, se faz necessário. Ofertas interessantes de pesquisas devem estar acessíveis aos estudantes de universidades. Além disso, cabe à população brasileira eleger governantes que se preocupem com o futuro e tenham carácter mais progressista. Assim, poderemos caminhar junto aos países desenvolvidos e nos aproximar do desenvolvimento.
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Mensagem por Hayzel Sh Sex 03 Fev 2017, 15:10

Em laranja, comentários sobre a Competência IV (coesão).
Em azul, comentários sobre as Competências II (tema) e III (argumentos).
Em rosa, comentários sobre a Competência V (solução).

O século XXI sequer tinha começado e já foi aclamado pela mídia em geral da época de "século do desenvolvimento". Esse, em teoria, será o período em que a fome e as doenças serão erradicadas, o espaço, o tempo e todas as dimensões serão dominadas e a paz mundial se instaurará. O Brasil, evidentemente, abriu mão de tudo aquilo que possuía de matéria bruta para aplaudir o desenvolvimento e essas ideias do exterior. Mas será que este ritmo acelerado vai se manter? Caso se mantenha, tecnologias chegarão ao Brasil?

            [use conectivo para iniciar este parágrafo] Diante das revoluções do hemisfério norte, o Brasil assumiu papel importador: aguardava que os países se desenvolvessem para, então, importar tecnologias. Esta Essa foi uma de nossas heranças colonias. Exportamos, portanto, matéria prima e importamos a matéria trabalhada. 

            [use conectivo para estabelecer relação com o parágrafo anterior] Não se pode negar que os primeiros anos deste século foram uma explosão de novidades, mas já não se espera que possamos acompanhar o mesmo ritmo. Enquanto países se isolam do resto do mundo, polos tecnológicos se afastam cada vez mais da tão aclamada globalização e voltam os olhares aos seus próprios territórios, o Brasil fica estacado quanto à produção de tecnologia e a decisões relevantes para o futuro.

            [use conectivo para estabelecer relação com o parágrafo anterior] Uma das soluções mais claras seria impulsionar o setor tecnológico do país. Mas como fazer funcionar uma área que jamais [não use termos generalizadores, use "raramente", "não raro", etc] recebeu os recursos cabíveis? Não temos experiência em produzir tecnologia. Importamos pesquisas e até médicos. Impedimos a iniciativa privada com excessiva burocracia, dificultando pesquisas científicas, e possuímos governantes com pensamentos arcaicos [prove isso com exemplo] em relação à tecnologia. São essas condutas do governo que desmotivam os pesquisadores (que recebem baixas remunerações). Além disso, retira as esperanças das mentes brilhantes brasileiras, que aspiram cada vez mais a uma carreira no exterior. [faça um período de conclusão para esse parágrafo argumentativo, usando conectivo, da mesma forma como está o seu segundo parágrafo, corrigido por mim, de forma a ter uma estrutura de mini-redação]

            Evitar que o Brasil seja deixado para trás é uma tarefa impossível nas situações atuais. Portanto, um investimento na área científica, ainda que a economia esteja arrombada, se faz necessário [faltou detalhar como serão feitos os investimentos e quem os fará]. Ofertas interessantes de pesquisas devem estar acessíveis aos estudantes de universidades [faltou detalhar como serão feitos os investimentos e quem os fará]. Além disso, cabe à população brasileira eleger governantes que se preocupem com o futuro e tenham carácter mais progressista [como isso deve ser feito]. Assim, poderemos caminhar junto aos países desenvolvidos e nos aproximar do desenvolvimento.

-> Não dá pra perceber uma progressão suficientemente clara das ideias em seu texto. Isso pode ser resolvido se você fizer a redação em quatro parágrafos apenas, bem como usar melhor os conectivos (eles têm que ser mais numerosos e mais diversificados). Digo isso porque não consigo ver relação de dependência entre os parágrafos. É como se o segundo e o terceiro parágrafo pudessem ser embaralhados, coisa que não pode acontecer. Um conectivo de adição, como "ademais", "além disso" ou "não obstante", no início do terceiro parágrafo, poderia resolver isso. Fazer tudo isso adequadamente te dá nota máxima na Competência IV.

-> Sua redação tem pouca demonstração de cultura geral. Portanto, para aumentar a nota nas Competências II e III, recomendo usar pensamentos de filósofos para embasar os seus argumentos, bem como deixar o texto mais rico em exemplos. Boas sugestões de bagagens culturais para esse tema são (para vários outros também, pois são coringas):

I) Conceito de "Globalitarismo", de Milton Santos, para ilustrar a disparidade tecnológica entre países ricos e pobres.

II) Contrastar os conceitos de "Razão Instrumental e Razão Comunicativa", do filósofo Habermas.

III) Lembrar-se das disparidades tecnológicas dentro do próprio Brasil, o que pode ser fomentado com os comentários do professor da USP Chico de Oliveira, em seu livro "Crítica à razão dualista".

IV) Enumerar nomes de cientistas famosos e que fizeram história no Brasil, cronologicamente.

Lembre-se de que essas coisas devem ser usadas para fomentar os seus argumentos, ou seja, pra convencer do que o que tu está falando está realmente correto ou tem fundamento, e não apenas citar por citar. Podem ser aprendidas com rápidos minutos de leitura, e servem pra várias outras redações futuras.

-> Na conclusão, não se esqueça de resolver todos os problemas apresentados por você durante o desenvolvimento do texto, de forma detalhada, ou seja, explicando o que deverá ser feito, como deverá ser feito, e quem deverá fazer. Essas três etapas são essenciais para cada uma das soluções. É importante ressaltar que não se deve propor soluções para problemas que não foram citados no decorrer da redação, pois esse é um erro grave e corriqueiro.


Última edição por HayzelS em Sex 03 Fev 2017, 15:12, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Hayzel Sh Sex 03 Fev 2017, 15:10

Nota segundo os moldes do ENEM: 

Competência I (linguagem): 200/200
Competência II (tema): 120/200
Competência III (argumentos): 120/200

Competência IV (coesão): 120/200
Competência V (solução): 120/200

Nota: 680/1000

Acho bem difícil os corretores do ENEM te darem notas abaixo dessas, sendo muito provável que alguns dariam até 160 em alguma competência que eu dei 120.
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Mensagem por nivlek Sex 03 Fev 2017, 15:21

Muuito obrigado pela correção e dedicação, HayzelS! Principalmente pelas dicas. Mas não faço ideia de como acrescentar tudo isso, sendo que a redação deu 30 linhas numa letra minuscula...
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Mensagem por Hayzel Sh Sex 03 Fev 2017, 15:26

Por isso que eu não coloco título, e faço só com quatro parágrafos. Ademais, não precisa por tudo isso, são apenas sugestões. Algo semelhante ao que sugeri poderia ser usado em um ou mais parágrafos, através de algumas modificações. Portanto, não é questão de acrescentar, mas sim de modificar. E obrigada Razz
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Mensagem por nivlek Sex 03 Fev 2017, 15:28

Colocar título me beneficia em alguma coisa ou é só um mito? Pois, às vezes, eu quebro um tempo pra decidir um título legal...
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Mensagem por Hayzel Sh Sex 03 Fev 2017, 15:39

Meu professor de redação falou que só é bom colocar se tu tiver uma ideia genial de título bem rapidamente (porque o tempo da prova é curtíssimo), e se sobrarem linhas também.
Ou seja, eu acho bem ruim colocar título, porque 30 linhas é muito pouco, e não é bom perder tempo pensando em título. O corretor também não vai perder muito tempo parando pra pensar qual a relação interessante que tu pensou entre título e texto, caso isso não estiver muito explícito. Para o ENEM, eu não recomendo, não. Mas nada que impeça.
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Mensagem por nivlek Sex 03 Fev 2017, 15:51

Saquei!!! Valeu!
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Mensagem por Convidado Sáb 04 Fev 2017, 01:13

Li muito por cima e não avaliei, mas daria uns 900. 

Não vejo por que colocar conectivos onde a Hayze disse que deveria ter colocado. 

Veja um exemplo que peguei num site aqui: 

"Embora a vida real não seja um jogo, mas algo muito sério, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seu planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido.
 
O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanças da situação geral, na medida em que se apresentam. (Bruno Betelheim, adaptado)"


Não sei se com intenção, mas me parece que você fez tópicos frasais em cada parágrafo. E isso é bom. Veja este texto http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,promessas-de-mais-acao,70001651107 (leia somente as primeiras frases de cada parágrafo. fez sentido? mas o tópico frasal não necessariamente vem no início de cada parágrafo, só é mais fácil trabalhá-lo assim)


Também discordo que o texto deva ter 4 parágrafos. Não necessariamente. 



Bom, creio ser isso. Corrijam-me, se eu estiver enganado, mas eu não vejo razão nos conectivos ali. Não são obrigatórios. 

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Mensagem por nivlek Sáb 04 Fev 2017, 01:37

Valeu pelo comentário. Mas talvez você tenha sido generoso com a nota... não sei.

Giovanni Paolo escreveu:
Não sei se com intenção, mas me parece que você fez tópicos frasais em cada parágrafo. E isso é bom.

Se este é o nome, eu particularmente gosto de utiliza-lo.

Enfim, é o que acontece com notas com discrepâncias maiores 100 pontos: a nota de um terceiro... rsrsrs
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