PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ciências e barreiras no Brasil

3 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Ciências e barreiras no Brasil - Página 2 Empty Ciências e barreiras no Brasil

Mensagem por nivlek Sex 03 Fev 2017, 13:15

Relembrando a primeira mensagem :

Tema: As dificuldades do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.




Ciências e barreiras no Brasil




            O século XXI sequer tinha começado e já foi aclamado pela mídia em geral da época de "século do desenvolvimento". Esse, em teoria, será o período em que a fome e doenças serão erradicadas, o espaço, o tempo e todas as dimensões serão dominadas e a paz mundial se instaurará. O Brasil, evidentemente, abriu mão de tudo aquilo que possuía de matéria bruta para aplaudir o desenvolvimento e essas ideias do exterior. Mas será que este ritmo acelerado vai se manter? Caso se mantenha, tecnologias chegarão ao Brasil?
            Diante das revoluções do hemisfério norte, o Brasil assumiu papel importador: aguardava que os países se desenvolvessem para, então, importar tecnologias. Esta foi uma de nossas heranças colonias. Exportamos matéria prima e importamos a matéria trabalhada. 
            Não se pode negar que os primeiros anos deste século foram uma explosão de novidades, mas já não se espera que possamos acompanhar o mesmo ritmo. Enquanto países se isolam do resto do mundo, polos tecnológicos se afastam cada vez mais da tão aclamada globalização e voltam os olhares aos seus próprios territórios, o Brasil fica estacado quanto à produção de tecnologia e a decisões relevantes para o futuro.
            Uma das soluções mais claras seria impulsionar o setor tecnológico do país. Mas como fazer funcionar uma área que jamais recebeu os recursos cabíveis? Não temos experiência em produzir tecnologia. Importamos pesquisas e até médicos. Impedimos a iniciativa privada com excessiva burocracia, dificultando pesquisas científicas, e possuímos governantes com pensamentos arcaicos em relação à tecnologia. São essas condutas do governo que desmotivam os pesquisadores (que recebem baixas remunerações). Além disso, retira as esperanças das mentes brilhantes brasileiras, que aspiram cada vez mais a uma carreira no exterior.
            Evitar que o Brasil seja deixado para trás é uma tarefa impossível nas situações atuais. Portanto, um investimento na área científica, ainda que a economia esteja arrombada, se faz necessário. Ofertas interessantes de pesquisas devem estar acessíveis aos estudantes de universidades. Além disso, cabe à população brasileira eleger governantes que se preocupem com o futuro e tenham carácter mais progressista. Assim, poderemos caminhar junto aos países desenvolvidos e nos aproximar do desenvolvimento.
nivlek
nivlek
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 26/01/2017
Idade : 24
Localização : Tres Lagoas - MS -Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Ciências e barreiras no Brasil - Página 2 Empty Re: Ciências e barreiras no Brasil

Mensagem por Convidado Sáb 04 Fev 2017, 00:38

"as doenças" fica com cara de que são doenças específicas. quais delas? tem certeza do as ali, Hayze? fiquei na dúvida. 

outra coisa, não seria, ali embaixo, "faz-se necessário"?

foram coisas que notei agora.

repensando, acho que daria uns 840.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ciências e barreiras no Brasil - Página 2 Empty Re: Ciências e barreiras no Brasil

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 04 Fev 2017, 07:06

-> Não é possível dar a nota 900 para alguém, uma vez que as notas notas de corretores individuais são, obrigatoriamente, múltiplas de 40.

-> Os conectivos antes de cada tópico frasal não são obrigatórios, mas é totalmente aconselhável colocá-los onde eu falei pra colocar, uma vez que isso demonstra projeto de texto, progressão de ideias e ainda ajuda na coesão externa, aspectos esses escritos com todas as letras no manual de redação do ENEM, os quais podem, portanto, ajudar na nota de mais de uma competência simultaneamente. Ademais, eu nunca li uma redação nota 1000 que não tenha isso, ou seja, baseio-me também em tendências.

-> Não disse que 4 parágrafos são necessários de forma obrigatória, uma vez que conheço redações nota máxima com 5 e 6 parágrafos. Todavia, a maior porcentagem das redações nota 1000 tem 4 parágrafos. Ademais, fazer com 4 facilita muito o seu projeto de texto, o que economiza tempo na hora da prova, bem como linhas da redação. É muito mais organizado fazer dessa forma. Fazer uma redação do ENEM em 5 parágrafos, na minha opinião, é bem arriscado.

-> Nunca deixe de fazer tópicos frasais, assim como você fez nessa redação. Isso está escrito que é bom também, no manual de correção do ENEM. 

-> O correto, na redação dele, é "faz-se necessário" mesmo. Esse erro passou despercebido por mim. De qualquer forma, acho que a nota na Competência I dele não cai, já que até dois erros de naturezas diferentes são tolerados.

-> Admito que fui muito rigorosa na correção, mas, agora, lendo a grade de correção do ENEM e dando a nota novamente (fiz aquela correção "de cabeça"), digo que a máxima nota que tu pode tirar (na minha opinião, claro) é:

Competência I (linguagem): 160~200/200
Competência II (tema): 160/200
Competência III (argumentos): 160/200

Competência IV (coesão): 160/200
Competência V (solução): 120/200

Nota: 760~800/1000

Não acho que as competências II~IV estão autorais, e precisa melhorar na V visivelmente. Basicamente, o que tu precisa pra tirar 920~960 é: usar melhor os conectivos, de forma a fazer coesões interna e externa explícitas e boas, bem como demonstrar mais domínio cultural. 
Não dei 680 porque achei que estava ruim, pelo contrário, com poucos ajustes você tira 960.  Razz
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ciências e barreiras no Brasil - Página 2 Empty Re: Ciências e barreiras no Brasil

Mensagem por Convidado Sáb 04 Fev 2017, 09:43

HayzelS escreveu:-> Não é possível dar a nota 900 para alguém, uma vez que as notas notas de corretores individuais são, obrigatoriamente, múltiplas de 40.

Não sabia. O estranho é que já muita gente com nota 900...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ciências e barreiras no Brasil - Página 2 Empty Re: Ciências e barreiras no Brasil

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 04 Fev 2017, 10:09

Isso se deve à média aritmética das notas múltiplas de 40 dos dois corretores. Isso explica notas intermediárias. Por isso disse individualmente.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ciências e barreiras no Brasil - Página 2 Empty Re: Ciências e barreiras no Brasil

Mensagem por Convidado Sáb 04 Fev 2017, 10:28

HayzelS escreveu:Isso se deve à média aritmética das notas múltiplas de 40 dos dois corretores. Isso explica notas intermediárias. Por isso disse individualmente.

É vero! Tinha me esquecido desse detalhe. 

Você vai prestar pra quê, Hayze?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ciências e barreiras no Brasil - Página 2 Empty Re: Ciências e barreiras no Brasil

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 04 Fev 2017, 10:45

Estava pensando em engenharia Poli-USP, não sei exatamente ainda. Mas algo de biológicas me parece bem interessante também. E tu? Razz
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ciências e barreiras no Brasil - Página 2 Empty Re: Ciências e barreiras no Brasil

Mensagem por nivlek Sáb 04 Fev 2017, 10:47

Também não sabia da nota múltipla de 40... valeu!
mas saberia dizer por que "se faz" está errado?
nivlek
nivlek
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 26/01/2017
Idade : 24
Localização : Tres Lagoas - MS -Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ciências e barreiras no Brasil - Página 2 Empty Re: Ciências e barreiras no Brasil

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 04 Fev 2017, 10:51

Depois de vírgulas, usa-se ênclise, e não próclise, como você fez, com raras exceções. Trata-se de um erro de colocação pronominal, portanto. No entanto, isso não impede de existirem outras construções nas quais "se faz" está certo.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ciências e barreiras no Brasil - Página 2 Empty Re: Ciências e barreiras no Brasil

Mensagem por nivlek Sáb 04 Fev 2017, 10:58

hm... entendido. Obrigado!
nivlek
nivlek
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 26/01/2017
Idade : 24
Localização : Tres Lagoas - MS -Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ciências e barreiras no Brasil - Página 2 Empty Re: Ciências e barreiras no Brasil

Mensagem por Convidado Sáb 04 Fev 2017, 10:59

HayzelS escreveu:Estava pensando em engenharia Poli-USP, não sei exatamente ainda. Mas algo de biológicas me parece bem interessante também. E tu? Razz

Ciências moleculares, então. Mescla biológicas, exatas, computação etc. Tem o objetivo de formar cientistas pra diversas áreas. Dê uma procurada. Mas você não escolhe essa carreira na Fuvest. Você precisa estar matriculado em algum curso da USP. http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/02/conheca-o-curso-de-graduacao-da-usp-que-nao-oferece-vagas-na-fuvest.html
http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/07/1309612-todo-ano-melhores-da-fuvest-recebem-convite-para-tentar-curso-secreto-da-usp.shtml
É bem punk. Eu conversava com um rapaz que estudava lá, sei um pouco como funciona. 

Direito, talvez. :3

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ciências e barreiras no Brasil - Página 2 Empty Re: Ciências e barreiras no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos