PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Raio de um círculo circunscrito a triângulo

+3
Elcioschin
Euclides
Flordelis25
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Raio de um círculo circunscrito a triângulo  - Página 2 Empty Raio de um círculo circunscrito a triângulo

Mensagem por Flordelis25 Qui 24 Mar 2016, 16:50

Relembrando a primeira mensagem :

Questão:

Calcular o raio de um círculo circunscrito a um triângulo isósceles no qual a base e a altura correspondente têm o mesmo comprimento de 8cm. 

Gabarito = R=5cm

Eu fiz um desenho e não sei se é exatamente assim ( se não for, vocês me corrijam, por favor Smile )

Raio de um círculo circunscrito a triângulo  - Página 2 17epmd
Bem, vamos lá. Eu sei que OB = OC = OA que é o raio R, certo? 
Eu fiz assim, a altura é dada por AE = 8 e a base correspondente seria BC, então seria 8 também. Como é um triângulo isósceles, a mediana coincide com a altura, então BE = EC = 8/2 = 4. 
Nomeei OE como x. Ficando OE = x e, consequentemente, AO = 8 - x. 
Porém, eu tentei achar o x por semelhança, fiz Pitágoras para a achar os lados AB e AC, e não consigo chegar no gabarito. 
Alguém pode me dizer onde meu raciocínio está errado?  🇳🇴

O desenho está correto? Círculo circunscrito a um triângulo é um triângulo dentro do círculo, né? E um círculo inscrito no triângulo seria o círculo dentro do triângulo, correto?

Agradeço desde já para quem estiver disposto a ajudar!  Raio de um círculo circunscrito a triângulo  - Página 2 503132
Flordelis25
Flordelis25
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 25/06/2013
Idade : 29
Localização : Mato Grosso - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Raio de um círculo circunscrito a triângulo  - Página 2 Empty Re: Raio de um círculo circunscrito a triângulo

Mensagem por Maria das Graças Duarte Sáb 26 Mar 2016, 12:50

não entendi p/ OB² =R²
Maria das Graças Duarte
Maria das Graças Duarte
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2088
Data de inscrição : 20/10/2010
Idade : 75
Localização : SÃO JOÃO DE MERITI

Ir para o topo Ir para baixo

Raio de um círculo circunscrito a triângulo  - Página 2 Empty Re: Raio de um círculo circunscrito a triângulo

Mensagem por Maria das Graças Duarte Sáb 26 Mar 2016, 13:31

obrigada, já entendi
Maria das Graças Duarte
Maria das Graças Duarte
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2088
Data de inscrição : 20/10/2010
Idade : 75
Localização : SÃO JOÃO DE MERITI

Ir para o topo Ir para baixo

Raio de um círculo circunscrito a triângulo  - Página 2 Empty Resposta Simples e com o Método Correto

Mensagem por luizju Sáb 13 Ago 2022, 08:52

Lei dos Senos (Para Círculo Circunscrito em um Triângulo): [latex]2r=\frac{A}{\sin (\alpha )}=\frac{B}{\sin (\beta )}=\frac{C}{\sin (\gamma )}[/latex]
Teorema de Pitágoras: [latex]a^{2}+b^{2}=c^{2}[/latex]


Raio de um círculo circunscrito a triângulo  - Página 2 Imagem10

[latex]8^{2}+4^{2}=A^{2} \rightarrow 80=A^{2} \rightarrow A=\sqrt{80}\,;\,\sin(a)=\frac{8}{\sqrt{80}}[/latex]


[latex]{\color{Red} *}\,2r=\frac{A}{\sin (\alpha )}=\frac{B}{\sin (\beta )}=\frac{C}{\sin (\gamma )}\rightarrow 2r=\frac{A}{\sin (a)}[/latex]



[latex]\rightarrow r=\frac{A}{2\sin (a)}\,;\, A=\sqrt{80}\,,\,\sin (a)=\frac{8}{\sqrt{80}}\rightarrow r=\frac{\sqrt{80}}{2\cdot \frac{8}{\sqrt{80}}}[/latex]



[latex]\rightarrow \frac{\sqrt{80}}{\frac{16}{\sqrt{80}}}=\sqrt{80}\cdot \frac{\sqrt{80}}{16}=\frac{80}{16}=5[/latex]

luizju
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/07/2017
Idade : 25
Localização : Montes Claros,MG

luizju gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Raio de um círculo circunscrito a triângulo  - Página 2 Empty Re: Raio de um círculo circunscrito a triângulo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos